segunda-feira, 18 de maio de 2015

Quem ganha e quem perde na Lava Jato

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Enquanto o juiz Sergio Moro vive seus dias de celebridade, ganhando prêmios, homenagens e sendo aclamado como herói por onde passa, como na noite de quinta-feira, em São Paulo, está na hora de fazermos um breve balanço sobre o que mudou na vida nacional após 15 meses de Lava Jato, a maior operação de combate à corrupção já mobilizada por instituições do Estado brasileiro.

Sem entrar no mérito das motivações e das decisões já tomadas nas ações da Polícia Federal, do Ministério Público e da Justiça, não é difícil definir quem ganhou e quem perdeu até agora nesta operação que virou o país de pernas para o ar e monopolizou todos os noticiários e conversas neste período.

Quem ganhou

* O juiz Sergio Moro, que já está até tendo seu nome lançado como candidato a presidente da República, como antes aconteceu com o ministro Joaquim Barbosa.

* Procuradores do Ministério Público Federal e delegados da Polícia Federal que controlam os vazamentos seletivos.

* Os mais caros advogados criminalistas do país que foram contratados pelas empreiteiras envolvidas no Petrolão, políticos e delatores.

* A oposição midiático-partidária que estava em busca de um discurso.

* O instituto da delação premiada como método de "investigação".

* A sociedade brasileira, pois agora os crimes de corrupção do andar de cima, pela primeira vez, estão sendo investigados e punidos.

Quem perdeu

* A Petrobras e a economia brasileira que caminha para a recessão.

* As maiores empresas de construção civil do país, seus fornecedores e prestadores de serviço.

* Os milhares e milhares de trabalhadores destas empresas que foram demitidos.

* As regiões que eram polos de investimentos da Petrobras e, de uma hora para outra, com a paralisação das obras, passaram a abrigar cidades fantasmas.

* Todos os partidos e políticos denunciados nas delações premiadas, em especial o PT.

* O povo brasileiro porque, como sempre, está pagando a conta.

Estes são os fatos, o estado da arte, o resumo da ópera.

A Operação Lava Jato não tem prazo para terminar. Para muita gente envolvida, o trabalho está só começando. Os processos na Justiça devem demorar muitos anos até que as sentenças transitem em julgado. Que todos os responsáveis pelos prejuízos causados à Petrobras e ao país sejam devidamente julgados, devolvam o dinheiro roubado e, se condenados, cumpram suas penas. Só uma coisa é certa: tão cedo não mudaremos de assunto.

Convido os leitores a completarem as listas acima com quem acham que está faltando na relação de vencedores e derrotados.

Vida que segue.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pela reportagem.

Bastidores disse...

Quem saiu perdendo também foi o ex ministro do STF JOAQUIM BARBOSA, que num piscar de olhos foi substituído como possível candidato a presidente pelo jovem juiz federal com pinta de Super-Herói SERGIO MORO.

Anônimo disse...

Discordo do Kotscho. Se a Lava-Jato recuperou 500 milhoes de reais de ladroes assumidos - o Brasil não ganhou alguma coisa? Era melhor ter deixado esse dinheiro roubado lá fora?