quarta-feira, 15 de julho de 2015

Liga antigolpe começa a nascer

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

O Cafezinho está recebendo informes sobre eventos e reuniões, em várias partes do Brasil, organizados por movimentos sociais, sindicatos e partidos de esquerda, contra um possível golpe parlamentar (tipo paraguaio) ou judiciário (tipo hondurenho), que poderia ser desfechado agora em agosto.

Na esteira dessa ameaça, surgiu, organizada horizontalmente, de maneira orgânica e espontânea, uma rede informal de movimentos, espécie de federação antifascista, para lutar contra o processo de radicalização reacionária estimulado pelos grandes meios de comunicação.

Os movimentos tem se organizado contra o golpe de Estado e contra a ascensão do fascismo, na forma de intolerância religiosa, política e racial, que temos visto crescer bastante nos últimos meses.

Parece até piada estarmos falando de golpe de Estado e fascismo em pleno 2015, mas infelizmente é o que está na pauta.

Os movimentos dos jornalistas livres de Belo Horizonte, por exemplo, que é um dos mais ativos do país, com mais de 70 profissionais produzindo conteúdo escrito e audiovisual, aprovou pauta prioritária, em última reunião no Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, contra o golpismo.

De maneira nacional, portanto, a grande pauta dos movimentos sociais, ao longo das próximas semanas, ao menos até expirar a data dos tapetões judiciais, deverá ser o golpe paraguaio, na forma de impeachment relâmpago comandado pelo presidente da Câmara, um Eduardo Cunha embriagado pelo poder que vem acumulando, e pelo presidente do Senado, Renan Calheiro, acuado pela Lava Jato.

A direita já sentiu a pressão e talvez por isso esteja simulando um recuo estratégico. Ela finge recuar agora, para avançar de surpresa em meados de agosto, quando veremos o clímax do golpismo, após a marcha golpista do dia 16 de agosto e os eventuais tapetões judiciais agendados para o mesmo mês.

Enquanto isso, a Lava Jato voltou a monopolizar as atenções da grande mídia, sempre embasada em depoimentos de delatores, cujo teor é veiculado sem crítica ou filtros nas tvs abertas.

Abaixo, chamado para ato em São Paulo.

*****

Movimentos se unem em ato em defesa da democracia no dia 14 de julho

Movimentos sociais, sindicais, intelectuais, políticos e jurídicos se unirão em ato em defesa da democracia, que acontecerá no dia 14 de julho (terça-feira), na Uninove - Vergueiro. O objetivo do evento é chamar a atenção para a defesa da democracia contra qualquer tipo de atitude que possa representar ameaça ao atual Estado democrático de direito.

O ato é suprapartidário, mas está sendo organizado pelo Diretório Municipal do PT - São Paulo com apoio do Diretório Municipal do PC do B. A ideia surgiu diante do diálogo do partido com movimentos populares, entidades e intelectuais, que tem se indignado com ameaças que desrespeitam a legitimidade das eleições realizada no país.

“O ato visa reforçar toda união e defesa do que já tem sido realizado pelas diversas frentes sociais e alertar que a defesa da democracia tem uma base sólida”, afirma o vereador e presidente do Diretório Municipal do PT- SP, Paulo Fiorilo.

Contamos com a presença de todos e todas!



*****

No Rio, há ato organizado para a sexta-feira, dia 17 de julho, na mesma linha. É um "Fora Cunha", marcado para o mesmo dia em que o presidente da Câmara fará um pronunciamento em rede nacional. O protesto inclui a defesa da legalidade democrática e contra o golpe paraguaio.

0 comentários: