sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Vito Giannotti será homenageado em SP

Por José Coutinho Júnior, no jornal Brasil de Fato:

E se eu morrer como resistente

Minha querida, adeus, minha querida, adeus, minha querida, adeus!

Adeus! Adeus!

E se eu morrer como resistente

Tu deves sepultar-me

E sepultar-me na montanha

Minha querida, adeus, minha querida, adeus, minha querida, adeus!

Adeus! Adeus!

E sepultar-me na montanha

Sob a sombra de uma linda flor

(Bella Ciao)


Uma das músicas favoritas do jornalista, escritor e militante Vito Giannotti (1943-2015) era Bella Ciao, hino do partido comunista italiano contra o fascismo e a opressão dos trabalhadores camponeses.

O italiano, que chegou ao Brasil em 1964, com 21 anos. Foi operário metalúrgico, participou da militância sindical durante a ditadura militar. Se tornou jornalista, e lutou por toda sua vida na para que a classe trabalhadora tivesse veículos próprios de mídia.

Criou o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), que tinha como objetivo melhorar a comunicação de sindicatos e centrais operárias. Vito também foi um dos fundadores do jornal Brasil de Fato e do Brasil de Fato RJ, sendo parte do conselho editorial de ambos.

Neste sábado (8), às 14h, no Sindicato dos Químicos de São Paulo, será realizada uma homenagem à trajetória de Vito Giannotti, com debates sobre seu legado e os desafios que a comunicação alternativa enfrenta hoje.

Vito Giannotti, que nos deixou no final de julho, viveu uma vida inteira como resistente, e sob a sombra de uma linda flor, pode ter a certeza de que plantou sementes em pessoas e organizações, que darão muitos frutos.

Serviço:

Homenagem ao jornalista Vito Giannotti

Quando: Sábado (8), às 14h

Onde: Sindicato dos Químicos de São Paulo - Rua Tamandaré, 348, Liberdade

1 comentários:

Anônimo disse...

Ouvi pela primeira vez na vida essa música em... 2015! Foi no funeral de Tignous (CHARLIE HEBDO) um amigo dele a cantou. Desidratei de chorar. Agora é nossa música e aqui em casa a escutamos direto.Meu filho de 07 anos ADORA escutá-la. Que louco, no interiorzão do RS Bella Ciao ecoa! Fascistas não passarão!