terça-feira, 13 de outubro de 2015

Paraná afunda e Richa passeia em Paris

Por Altamiro Borges

Os tucanos realmente se acham totalmente imunes. Como diz um “meme” que bombou na internet, para evitar a cadeia, basta se filiar ao PSDB! No caso do Paraná, a situação é gritante. O governador Beto Richa é acusado de improbidade administrativa por ter ordenado o famoso massacre dos professores, que deixou mais de 200 feridos. Ele também é suspeito em vários casos de corrupção, que foram liderados por seu “suposto” primo – segundo o noticiário da mídia chapa branca. Para piorar, o Estado afunda numa grave crise financeira, com dívidas acumuladas de quase R$ 1 bilhão com os fornecedores. Para pagar as despesas, o governo já aumentou impostos e cortou um quarto do orçamento. Mesmo neste cenário catastrófico, o tucano Beto Richa ainda se dá ao luxo de curtir um passeio em Paris. O playboy é chique!

Segundo revela a Folha nesta terça-feira (13), em matéria assinada pela jornalista Estelita Hass, “o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), passou o fim de semana em Paris, hospedado num hotel cinco estrelas, às custas do erário. Richa deixou o Paraná na noite de sexta-feira (9), rumo a uma missão internacional para atrair investimentos da China, Rússia e França. A viagem irá durar 13 dias. No roteiro oficial, que começa por Xangai nesta terça (13), a capital francesa aparece só no fim, para visita a uma fábrica de veículos elétricos. A estadia do fim de semana, descoberta pela Folha, não foi divulgada previamente. O governo do Paraná afirma que a escala em Paris foi uma ‘parada técnica’”. Baita parada técnica para o tucano e seus cupinchas!

Ainda de acordo com a reportagem, “a comitiva oficial é formada por cerca de dez pessoas, entre empresários e servidores... Richa e parte da delegação chegaram a Paris no fim da manhã de sábado e deixaram a cidade apenas na segunda pela manhã. Não houve agenda oficial no período. O grupo ficou hospedado no Hôtel Napoléon, um estabelecimento cinco estrelas próximo ao Arco do Triunfo e à Avenida Champs-Élysées, uma das regiões mais luxuosas de Paris. A diária por pessoa custa cerca de 250 euros – por volta de R$ 1.000. Richa estava acompanhado da mulher, Fernanda Richa (que é secretária de Desenvolvimento Social), do assessor Eduardo Pimentel Slaviero e do presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, Adalberto Netto. Os quatro tiveram gastos pagos pelo governo – os demais bancaram toda a viagem”.

Flagrado em seu passeio parisiense, o grão-tucano Beto Richa tratou logo de se justificar. Na própria Folha, a sua assessoria informou que a escala em Paris foi “uma parada técnica”, em decorrência da indisponibilidade de voos para a China no final de semana. “A Folha perguntou por que o tucano não voou apenas no sábado ou no domingo, ou pegou outro voo para a China no fim de semana. A reportagem encontrou oito trajetos diretos entre Paris e Xangai nesse intervalo. A assessoria, porém, informou que não havia vagas disponíveis para toda a comitiva. Além disso, caso saíssem do Brasil no domingo, o tempo de conexão para o voo até Xangai seria insuficiente”. Pronto. Está explicado. Afinal, todo tucano é santo!


*****

Leia também:







0 comentários: