terça-feira, 15 de dezembro de 2015

A ação da PF na casa de Cunha

Por Renato Rovai, em seu blog:

O PMDB e o vice-presidente da República, Michel Temer, tiveram todas as oportunidades para se distanciar do presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha. No dia 20 de agosto, Rodrigo Janot apresentou denúncia ao STF e decretava ali o fim da linha para Cunha.

Naquele momento, o PMDB e o vice-presidente da República tinham como sugerir ao aliado que se afastasse da presidência da Casa e aguardasse a investigação. Se agissem dessa forma, não permitiriam que ele passasse a usar seu cargo apenas com o objetivo de se defender. E que ao fazer isso colocasse o país refém de uma questão pessoal, que passava por buscar derrubar Dilma para tentar segurar a Operação Lava Jato.

Ao invés disso, Temer apostou que agora tinha um aliado incondicional e disposto a qualquer coisa por ele. E que a crise institucional poderia lhe presentear com a presidência da República. Feita as contas, atuou para preservar Cunha e utilizá-lo enquanto fosse possível para constranger o governo e a presidenta.

Entre os tantos sinais de Temer a favor de Cunha estão o de nunca ter feito uma declaração colocando em questão a forma como o presidente da Casa agia em relação ao Conselho de Ética. O apoio à manobra que mudou a forma de escolha dos membros da comissão que iria analisar a abertura do processo de impeachment da presidenta. E a destituição do líder do partido Leonardo Picciani (RJ) e a sua substituição por Leonardo Quintão (MG).

Essa última ação, que inclusive tem tido continuidade com a provável antecipação, do Congresso do PMDB com o objetivo de se afastar do governo, foram parte do acordo entre Temer e Cunha.

A operação Temer presidente se desmoraliza completamente com essa ação da PF autorizada pelo Supremo.

O PMDB que planejava se tornar um partido mais forte nessas eleições municipais e ainda herdar a presidência da República, também sai bastante enfraquecido.

Essa operação que tem como principais alvos filiados ao partido, entre eles os ministros dois ministros do partido, Henrique Eduardo Alves e Celso Pansera, podem levá-lo a algo que já se desenhava com o afastamento de Picciani. Um racha só comparado ao que viveu em 1988, quando foi criado o PSDB.

Na semana passada já se iniciavam conversas neste sentido entre lideranças do partido que estavam constrangidas com a ação de Cunha. Isso só tende a crescer se depois deste episódio, Temer e outras lideranças decidirem defendê-lo.

Temer que se comportava como presidente da República na semana passada, a partir dessa ação que torna seu partido o maior alvo da operação Lava Jato se torna do tamanho de Cunha. E terá imensas dificuldades em continuar sendo o grande operador e beneficiário da ação do impeachment de Dilma. Como vinha fazendo nos últimos dias.

Já o governo ganha uma chance. E isso passaria por se livrar do PMDB que lhe chantageia e abrir espaço para outros partidos e para construiu uma nova base. Mas o governo de Dilma vai demorar muito tempo para decidir isso. E como sempre, quando decidir o tempo já será outro. Porque o tempo da política não admite atrasos.

1 comentários:

brasilpensador.blogspot.com disse...

o problema nao é a Presidente se livrar do PMDB, temos que reconhecer Miro que o PMDB é ainda o maior partido do Brasil,e que liderenças como REQUIAO,EDUARDO PAES,.LUIZ PEZAO, e muitos outros nao podem ser deixados de lado porque ate o momentos estao contra o impeachment, contra cunha e ate se envergonham das açoes de Cunha. O Governo tem que se livrar da ala corrupta, chefiada por Eduardo Cunha e Temmer.O dificil será se livrar de Temmer por ser Presidente do Partido, mais Eduardo Cunha esta esta enforçado,basta abrir o cadafalso. O PT jamais poderá abrir mao do apoio do PMDB, e é isso que a ala corrupta do PMDB vem usando contra o governo. É preciso se enfraquecer essa ala.botar muito corrupto do PMDB na cadeia. Veja por exemplo o NÓ de Marinheiro que o governo esta. Renam Calheiros ta pendurado,mais em compensaçao se coloca contra o impeachment. O governo tem que contar com ele.quer queira ou nao. Nisso a Dilma dá de 10 em muitos comentaristas ela sabe usar o jogo de cintura. Quando pensam que ela esta com a corda no pescoço ela transfere para Eduardo Cunha e sua corja.
É uma posiçao muito delicada que a Presidente se encontra, nao pelo impeachment porque ele esta fadado ao lixo da historia.mais sim porque o PT se incomodou muito em ganhar a presidencia enquanto seus candidatos a deputados pouco ou nada investiram em suas campanhas. o resultado foram poucos deputados e senadores eleitos.se o pt tivesse investido em massa na camara pelo menos a situaçao seria outra. porque nesse sistema de politico ora vigente se voce nao tem maioria na camara fica refem de outros partidos e politicos corruptos, chantagistas, ladroes, ou seja vagabundos de toda a especie.Perdoem se tem algum erro mais eu escrevo isso direto, vai saindo da cabeça vou digitando.
Definitivamente o governo depende do PMDB, e no quadro do partido existe muite gente intgegra como Requiao, so que infelizmente o eixo RIO/SP, nao permitem que homens como Requiao cheguem a liderenças dentro do partido.Veja voces que hoje sem sombra de duvidas REQUIAO, seria o melhor candidato do PMDB a PRESIDENCIA DA REPUBLICA, agora pergunte ao eixo RIO/SP/MINAS, se ele concordam com isso? Requiao pode arrastar com ele o SUL DO PAÍS, contra essa corja de ladroes mais infelizmente temos que reconhecer que no PARANÁ a coisa esta feia,outra corja de ladroes do PSDB tomaram conta do estado, embora la eles sofram a resistencia de REQUIAO, que jamais poderia ter perdido as eleiçoes para esse governador ladrao e corruptos. Vamos esperar que o povo paranaense dê a resposta nas urnas a essa cambada de mal gestores do dinheiro publico e que estao envolvidos em inumras falcatruas