quarta-feira, 16 de março de 2016

Moro pode acabar com a democracia

Com Doria: perdeu o pudor
Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Ou a democracia acaba com Moro ou Moro acaba com a democracia.

Ao grampear Dilma e Lula ele ultrapassou todos os limites da decência que pudessem existir. Ao passar os grampos para a Globo, avançou ainda mais na vergonha.

É como se estivéssemos em 1964. A Globo mais uma vez mergulha num golpe. Em vez de tanques do Exército, ela se apoia num juiz desequilibrado, parcial, deslumbrado com os holofotes – e potencialmente letal para a jovem democracia brasileira.

Moro parece desesperado, mais que tudo.

Ele vai vendo se esvair sua popularidade. A princípio aplaudida e respeitada por uma ampla maioria, a sua Lava Jato passou a ser cada vez mais criticada nos últimos tempos, assim como ele próprio.

A coerção de que foi vítima Lula foi um marco nessa mudança de opinião sobre Moro. Juristas e colunistas insuspeitos de petismo começaram a duvidar da isenção de Moro como juiz.

Até um colunista da Folha, um jornal sempre tão favorável a Moro, disse que Moro tinha que pelo menos manter as aparências. Bernardo Mello Franco, o moderado colunista de que falo, se referia à participação de Moro num encontro promovido por um líder do PSDB.

Elio Gaspari, outro colunista simpático a Moro, escreveu, depois do caso Lula, que estava faltando “modéstia” à Lava Jato.

O fato é que Moro foi abusando progressivamente do partidarismo. Tirou proveito da covardia daqueles que há muito tempo perceberam suas reais intenções: acabar não com a corrupção e sim com Lula e o PT.

Moro cresceu no vácuo dos medrosos, um dos quais, o ex-ministro José Eduardo Cardoso, desempenhou um papel fabuloso na sua escalada.

Ele terminou por se tornar uma evidente ameaça à democracia, como se viu hoje.

Quer, claramente, dar um golpe. Mas vai conseguir?

Vai depender da reação dos que defendem não Lula, não Dilma, não o PT – mas a democracia.

Um STF que zele pelas instituições, como disse hoje o ministro Barroso ao criticar o comportamento de militante político do colega Gilmar, tem que enquadrar rapidamente Moro.

Ele tem que ser exonerado imediatamente.

As pessoas que forem às ruas no dia 18 devem incluir entre suas manifestações o fim de Moro. É essencial que todos os que defendem a democracia, independentemente de partidos, saiam às ruas.

Moro arriscou tudo neste grampo urdido em conluio com a Globo. Os adversários podem fazer tudo, exceto se intimidar com seu blefe.

Moro e seu golpismo só serão derrotados com uma reação enérgica dos que não querem ver o Brasil retroceder aos horrores de 1954 e 1964.

Ele está achando que pode voar. Cabe aos democratas mostrar-lhe que não.

3 comentários:

Davi Veloso disse...

Muito mais importante do que qualquer processo que possa vir a ser instaurado é DENUNCIAR quem está por trás do Juiz Sergio Moro, visto que qualquer cidadão que detenha apenas um resquício de inteligência, sabe que o mesmo tem pleno conhecimento de todos os limites e prerrogativas de sua jurisdição, portanto fica difícil de se acreditar que tomaria esse tipo de atitude sem ter uma salva guarda assegurada.

Fábio Brito disse...

Lula Já Foi Preso? – O Estado de Direito em Frangalhos no Brasil.

A única e verdadeira “IMPRENSA LIVRE”, aqui e alhures, é a imprensa que se perfila ao lado das elites, do status quo, que sustenta as iniquidades e injustiças, que alimenta o poder dos insensatos e sufoca a alma dos justos.

Não podemos aceitar que em nosso país o PODER JUDICIÁRIO seja um ANEXO DA MÍDIA, obedecendo e atuando de acordo com a pauta do dia, determinada pelos proprietários dos veículos existentes.

https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/03/17/lula-ja-foi-preso-o-estado-de-direito-em-frangalhos-no-brasil/

João Vieira Filho disse...

Penso que desespero do "juiz" moro se deve ao fato de que ele não conseguiu entregar o produto (a deposição do governo) a ele encomendado.