segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Partido ultradireitista avança na Alemanha

Do site Opera Mundi:

As eleições regionais realizadas neste domingo (18/09) em Berlim tiveram como grande derrotada a coligação União Democrata-Cristã (CDU), da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, enquanto a direita radical conseguiu acesso à Câmara da cidade-Estado e capital do país.

O Partido Social-Democrata (SPD) se manteve como principal força política da região, com 23% dos votos, mas não poderá reeditar a coalizão majoritária que compunha com a CDU, que ficou em segundo lugar, com 18%, segundo as projeções das redes de televisão pública ARD e ZDF após o fechamento das urnas.

O partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) obteve 12,5%, conseguindo assim representação em mais uma câmara regional, a décima em dois anos, do total de 16 do país.

As legendas tradicionais, SPD e CDU, sofreram notáveis quedas de votos, de cinco pontos percentuais cada uma. Os Verdes e A Esquerda, potenciais novos aliados do prefeito-governador social-democrata Michael Müller em uma coalizão tripartite, obtiveram 16,5% e 15,5%, o que significa uma leve perda para os ecopaficistas e um aumento para os esquerdistas.

O pleito representou ainda o retorno à câmara da cidade-Estado do Partido Liberal, que após ficar relegado a extraparlamentar em 2011 obteve agora 6,5%.

As eleições regionais da cidade-Estado, com 2,5 milhões de eleitores, aconteceram 15 dias depois das de Mecklenburgo-Antepomerania, no leste do país, nas quais a CDU de Merkel sofreu a humilhação de ser superada em votos pela extrema-direitista AfD.

Após o pleito de hoje, a AfD corre agora atrás de seu grande objetivo declarado, que são as eleições gerais previstas para daqui a um ano, em setembro de 2017.

Nenhuma legenda do espectro ultradireitista obteve até agora representação no Parlamento federal (Bundestag), e a própria AfD ficou em 2013 perto de consegui-lo, a poucos décimos abaixo da cláusula de barreira.

0 comentários: