sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Movimento negro vai às ruas contra Temer

Enviado por Dennis de Oliveira

Entidades do movimento negro brasileiro realizam no próximo dia 20 de novembro, domingo, a Marcha da Consciência Negra. Esta marcha é tradicional no movimento negro pois celebra o dia da consciência negra, em memória de Zumbi dos Palmares.

Este ano o tema da marcha é "Fora, Temer! Nenhum direito a menos!". Isto porque o movimento negro se posiciona contra o golpe parlamentar-midiático contra a presidenta eleita Dilma Roussef. E mais ainda, contra a política recessiva do governo golpista de Michel Temer que quer retirar direitos da população pobre, onde se situa a esmagadora maioria das mulheres negras e homens negros no Brasil. Uma das medidas mais criticadas pelo movimento negro é a PEC 51 que está no Senado que congela os investimentos públicos por 20 anos que afetará profundamente as políticas públicas.

O caráter racista deste golpe foi afirmado pela própria presidenta deposta quando afirmou, logo após a votação do impeachment no Senado que "o golpe é contra os movimentos sociais que lutam por direitos, não é só contra mim; é um golpe misógino, homofóbico e racista".
Vários dados comprovam esta afirmação da presidenta. Segundo matéria publicada na coluna Quilombo, na revista Fórum, 73% dos beneficiários do Bolsa Família são negros e 68% das famílias beneficiadas são chefiadas por mulheres negras; 80% dos beneficiários do programa “Água para Todos” (construção de cisternas) são negros. No Programa Luz para Todos, o percentual de negros entre os beneficiários é também de 80%. No Pronatec, 68% das matrículas contabilizadas em 2014 eram de jovens negros. O Programa “Minha Casa, Minha Vida” tem entre os seus contemplados, 70% de famílias negras. Isto sem contar as cotas raciais nas universidades e no ProUni que fez o Brasil ter um número de negros e negras nas universidades superior aos Estados Unidos. (ver http://www.revistaforum.com.br/quilombo/2015/12/03/o-golpe-contra-dilma-e-racista/).

Um outro aspecto a ser manifestado nesta Marcha é o recrudescimento da violência contra jovens negras e negros nas periferias, principalmente com a presença, no ministério da Justiça, de Alexandre Moraes, um expoente da política repressiva no estado de São Paulo. Caso emblemático foi o assassinato dos cinco jovens da zona leste de São Paulo que tem motivado protestos na capital paulistana.
A marcha acontecerá em todas as principais capitais do Brasil.

0 comentários: