segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

10 razões para apoiar Lula em Porto Alegre

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Convido a todos e a todas a dizerem por que vão estar em Porto Alegre, em 24 de janeiro próximo, para o ato público em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra o processo farsesco que ele enfrentará nesse dia no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Não vou falar do processo em si. Todos temos lido ou proclamado por que esse processo, ou melhor, por que todos os processos que Lula enfrenta na Justiça não passam de tentativas torpes da burguesia brasileira de impedir que o ex-presidente volte ao poder.

Como bem disse o professor emérito de Direito da Universidade de Buenos Aires Eugenio Raúl Zaffaroni sobre a premissa da operação Lava Jato de que os julgamentos dos réus dessa operação não devem levar em conta certas garantias constitucionais em nome do “combate à corrupção”, o fato é que todo regime autoritário, a começar pelo nazismo, sempre invocou a “necessidade” de violar a lei para condenar “inimigos do Estado”.

Estar em Porto Alegre no dia 24 de janeiro será o grande ato de exercício de cidadania que qualquer um de nós poderá ter praticado em toda a vida. Assim sendo, quero elencar, abaixo, (apenas) dez (das muitas) razões que existem para irmos todos àquela cidade apoiar Lula.

1 – Lula é inocente. Não porque eu acho, mas porque, até aqui, não conseguiram provar a sua culpa.

2 – Lula não é uma pessoa, nesse julgamento. É uma instituição, um arcabouço vivo sobre Justiça Social

3 – A condenação sem provas de Lula não irá encarcerar um cidadão, irá encarcerar a esperança de todo um povo.

4 – A condenação de Lula se transformará em um aviso a todo homem público que governe qualquer coisa neste país, seja cidade, Estado ou o país: não governe para os mais humildes ou pagará um preço altíssimo.

5 – A condenação de Lula abrirá um precedente neste país para que o Judiciário viole garantias constitucionais de todo aquele que meios de comunicação e empresários quiserem.

6 – Lula cumpriu todas as promessas que fez antes de chegar ao poder. Transferiu renda dos ricos para os pobres, melhorou a economia, reduziu a pobreza e deu dignidade a este país.

7 – Lula rompeu com a prática histórica de todo presidente da República de se submeter aos Estados Unidos e à burguesia nacional, o que explica tudo que está sofrendo.

8 – Mesmo que consigam impedir Lula de participar das próximas eleições, fortalecê-lo politicamente para poder indicar um substituto é imperativo para impedir que tenhamos outro Michel Temer no poder em 2019

9 – Muitos brasileiros indo de todas as partes do país a Porto Alegre para apoiar Lula será um recado à burguesia de que não mediremos esforços em defesa da democracia.

10 – Porque a injustiça que se faz a um é ameaça que se faz a todos

Confira o comentário em vídeo de Eduardo Guimarães sobre o tema. Em seguida, leia mensagem que o Blog da Cidadania tem para você [aqui].

0 comentários: