segunda-feira, 12 de março de 2018

Temer, Cármen Lúcia e o caso de polícia

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

O advogado de Lula no STF pediu audiência à presidente da Corte, Cármen Lúcia, em 21 de fevereiro; até hoje não recebeu resposta. A pessoas próximas, “Carminha” diz que não pegaria bem se encontrar com o advogado de alguém que tem processo na Corte que preside. Porém, no sábado 10 de março ela recebe, reservadamente, alguém que também vai julgar, Michel Temer, de quem um colega de “Carminha” no STF acaba de pedir quebra do sigilo bancário. Esculhambação é isso, o resto é fichinha!

Segundo informações da Folha de São Paulo, Cármen Lúcia não chegou a negar, propriamente, receber o advogado de Lula – Sepúlveda Pertence, ex-ministro do STF e seu primo. Mas a demora para ao menos dar uma resposta difere da forma como atuam outros ministros daquela Corte. Edson Fachin, por exemplo, agendou o encontro com o advogado de Lula sem mais delongas.

É absolutamente comum juízes receberem os advogados dos réus que irão ou poderão julgar. O que é incomum é receberem os próprios réus, pois advogados e juízes têm até obrigação de conversar pública ou privadamente sobre os casos de que tratam juntos, mas réus não têm porque conversar com seus julgadores, já que quem atua por eles são os advogados.

Cármen Lúcia, porém, parece segura de que, por ter apoio da Globo, pode tudo. Eis que ela acaba de escandalizar DE NOVO o STF com sua parcialidade – de novo porque a recusa dela em pautar a análise da prisão em segunda instância com vistas a impedir que a Corte tome uma decisão favorável a Lula está revoltando seus colegas.

Temer visitou no sábado (10/3) a presidente do STF. O encontro ocorreu na casa dela, em Brasília, a pedido do presidente, que telefonou para ela durante a semana para pedir a reunião. Na saída do encontro, Temer disse que ambos trataram sobre segurança pública e sobre a intervenção no Rio de Janeiro.

Acredita quem quiser.

No mundo real, o ministro do Supremo Luís Roberto Barroso determinou a quebra do sigilo bancário de Michel Temer no âmbito da terceira denúncia contra o presidente que passa a tramitar na Corte que “Carminha” preside.

Os encontros públicos que a presidente do Supremo e o presidente da República protagonizam frequentemente, como você pode ver nas imagens [aqui] revelam relação muito próxima, incompatível com a moralidade pública entre aqueles que não deveriam manter relação alguma por conta do cargo de Cármen Lúcia e seu dever de investigar o presidente.

Até o ex-procurador-geral da República se manifestou sobre essas cenas de pornografia política explícita que Temer e Carminha protagonizaram. O ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot usou as redes sociais para criticar Cármen Lúcia e Temer após encontro dos dois na casa da ministra. “Causa perplexidade que assuntos republicanos de tamanha importância sejam tratados em convescotes matutinos ou vespertinos”, disse ele no Twitter.

A atuação política de Cármen Lúcia ultrapassa todos os limites. A presidente da mais alta Corte de Justiça do país atua como teleguiada de impérios de mídia e partidos políticos ao tratar de formas tão diferentes os réus Michel Temer e Luiz Inácio Lula da Silva.

Mas o Brasil está vendo tudo isso e nas eleições deste ano vai dar um pontapé nesses golpistas. O governo progressista que o Brasil elegerá neste ano vai desfazer todas as maldades de Temer. A Cármen Lúcia restará a lata de lixo da história.

Assista à reportagem em vídeo [aqui].

0 comentários: