sábado, 5 de maio de 2018

Seminário discute comunicação e fake news

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Os Programas de Pós-Graduação em Comunicação do Estado de São Paulo promovem o seminário: Comunicação, Democracia e Fake News, em 22 de Maio, 19h, no Teatro Cásper Líbero, Av. Paulista, 900, 1.andar. O objetivo do evento é destacar a importância da comunicação e do jornalismo para a democracia, neste momento em que as Fake News, informações falsas que viralizam pelas redes sociais, estão a serviço da instabilidade política e geram reações de censura e enfraquecem os laços sociais e o respeito à multiplicidade de vozes.

A democracia pode retomar seu leito no Brasil sem a ampliação do espectro daqueles que detêm meios - técnicos e econômicos - para veicular informação?

Por que o diversionismo informativo tem favorecido setores cada vez mais conservadores?

Como o fantasma das denominadas Fake News tem colaborado para acirrar posições sobre o controle da circulação dos dados nas redes sociais?

Todos esses questionamentos serão abordados ao longo do evento, norteando a fala dos pesquisadores Sérgio Amadeu (UFABC), Reginaldo Nasser (PUC – SP), Renata Mielli (Fórum pela Democratização da Comunicação) e Marcelo Rubens Paiva, convidados a refletir sobre o assunto e fazer provocações que instiguem os participantes a elaborarem suas próprias conclusões.

Sobre os palestrantes:

Marcelo Rubens Paiva
Estudou na Escola de Comunicações e Artes da USP, frequentou o mestrado de Teoria Literária da Unicamp e o curso de dramaturgia do Centro de Pesquisas Teatrais do Sesc-SP. Foi bolsista do Knight Fellow Program da Universidade de Stanford, Califórnia. É escritor, dramaturgo, roteirista, há anos trabalha na imprensa como cronista do mundo contemporâneo, de olhos atentos à política, cultura, neuroses urbanas de hoje e do passado. Aturo dos títulos: “Feliz Ano Velho” (1982, Prêmio Jabuti), “Blecaute” (1986), “Ua:brari” (1990), “Bala na Agulha” (1992), “Não És Tu, Brasil” (1996), “Malu de Bicicleta” (2003) e “A Segunda Vez Que Te Conheci” (2009), editados da Editora Objetiva, além dos livros de crônicas “As Fêmeas” (1994), “O Homem Que Conhecia as Mulheres” (2006). Pela Editora Foz, publicou “As Verdades Que Ela Não Diz” (2012) e vencedor dos prêmios: Jabuti (1983), Moinho Santista (1985), Shell de Teatro (2000), TopBlog ( 2009) como melhor blog de comunicação, Academia Brasileira de Letras (2012).

Reginaldo Nasser
Mestre em Ciência Política(UNICAMP) e doutor em Ciências Sociais( PUC -SP). departamento de politica da PUC(SP) desde 1989; avaliador dos cursos de Relações Internacionais ( MEC 2002-2006), coordenador do curso de Relações Internacionais da PUC(SP) 1999-2009, professor do Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais(Unesp, Unicamp e PUC). Chefe do Departamento de Relações Internacionais da PUC(SP) 2013-2017. Parecerista ad hoc da Revista Brasileira de Política Internacional, Contexto Internacional, Revista Brasileira de Ciencias Sociais e Janus.net, e-journal of international relations . Membro da Direção da ABRI - Associação Brasileira de Relações Internacionais (2007-2009). Pesquisador do Ipea ( 2011-2012).Pesquisador responsável do Instituto Nacional de Estudos Sobre os EUA ( INEU). Bolsista Eramus ( Universidade do Porto). Bolsa pesquisa Fapesp-CES Coimbra ( setembro/outubro de 2013) > Lider Grupo de Pesquisa - GECI - Gupo de Estudos Sobre conflitos Internacionais - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3372528312621614 desenvolve pesquisa na área de Política Internacional com ênfase em Conflitos Internacionais, Segurança Internacional, terrorismo, Oriente Médio, e política externa dos Estados Unidos.

Renata Mielli
Coordenadora geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC e secretária geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. É jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero.
Integra a Campanha Banda Larga é um Direito Seu, por uma internet barata, de qualidade e para todos; a Coalizão Direitos na Rede; e a Câmara de Inclusão Digital do Comitê Gestor da Internet do Brasil – CGI.br

Organizadora dos livros:
Sistema Público de Comunicação – Uma exigência democrática, Anita Garibaldi, 2009.
Direitos Negados, um retrato da luta pela democratização da Comunicação, Barão de Itararé, 2015.
Participa como autora dos livros:
Golpe 16, Org. Renato Rovai, Publisher Brasil, 2016
Enciclopédia do Golpe vol.2 – O papel da Mídia, Org. Mirian Gonçalvez, Praxis, 2018
Sérgio Amadeu
Graduado em Ciências Sociais (1989), mestre (2000) e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005). É professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC). Integra o Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Consultor de Comunicação e Tecnologia. Foi professor do Programa de Mestrado da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2006-2009). Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005). Integrou o Comitê Gestor da Internet no Brasil (2003-2005 e 2011-2013). Pesquisa as relações entre comunicação e tecnologia, sociedades de controle e privacidade, práticas colaborativas na Internet e a teoria da propriedade dos bens imateriais. Autor dos livros: Exclusão Digital: a miséria na era da informação e Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento. Desenvolve trabalhos nos seguintes temas: exclusão digital, tecnologia da informação e comunicação, sociedade da informação, economia informacional, cidadania digital e Internet. É parecerista AD-HOC da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Público
Inscrições: Envie previamente um e-mail com seu nome completo e RG para eventos@fcl.com.br. Caso seja aluno da pós - graduação ou mestrado indique seu RE no e-mail. Feito isto, aguarde a confirmação de sua inscrição.

0 comentários: