sexta-feira, 13 de julho de 2018

A briga da Globo com Marcelo Crivella

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Palavra de carioca: Marcelo Crivella é um péssimo prefeito, administrativamente.

Politicamente, pior ainda, porque não conseguiu – e nunca tentou – sublimar sua vinculação a Igreja Universal do Reino de Deus e tratar a cidade como um governante laico.

Convenhamos, porém: o fisiologismo nojento que ele pratica com pastores está longe de ser novidade, praticado por gente sem e com outras ligações extra-religiosas.

Mas o estado de abandono e carência da cidade vai muito além da responsabilidade de Crivella.

Nenhum outro estado da federação sofreu, como aqui, os efeitos da crise: o número de desempregados no Rio saltou de 494 mil para 1,2 milhão, ou 15% da população economicamente ativa.

Construção civil e naval foram os núcleos desta tempestade de falta de trabalho, somados á semiparalisia da Petrobras, que tem aqui a sua sede e grande parte de sua demanda de produtos e serviços.

A crise – a real e a propagandeada – da segurança pública prejudicaram enormemente: segundo o site de passagens Skyscanner, a cidade caiu da sexta para a décima posição no ranking de destinos de turismo no Brasil.

O que já seria ruim ficou catastrófico com a crise vivida ano passado pelo Governo do Estado que se refletiu na vida econômica de sua capital: numa cidade onde o funcionalismo público, por razões históricas, tem um peso imenso, atrasos e negação de pagamento de servidores arruinaram comércio e serviços.

Mas não é por isso que a Globo desenvolveu a campanha pelo impeachment de Marcelo Crivella.

Como uma facção criminosa, o império global não tolera que lhe penetrem os domínios.

Isso está longe de santificar a turma do Crivella, parte dela de elementos da mais baixa extração política.

Mas não pode ser esquecido que, há muito tempo, o demônio, no Rio, é a Globo, a cidade que a nutriu com seus talentos – os próprios e os que se atraíam para cá – e com a destruição das lideranças políticas que aqui surgiram com alguma independência em relação a ela.

A derrota de sua tentativa, hoje, de iniciar um impeachment contra Crivella, com a ajuda de quem não compreende que onde está a Globo não está o interesse público, tem a ver com tudo isso e, claro, como sempre, com verbas publicitárias e, sobretudo, com a montanha de convênios pelos quais a Prefeitura repassava recursos para a Fundação Roberto Marinho.

Portanto, é bom não esquecer que o asco que se tem a muitas atitudes de Crivella não pode tampar a visão de que a Globo cevou e quis desfechar o seu afastamento. Não dá para entrar na disputa entre o diabo e o “Coisa Ruim”: como dizia Leonel Brizola, o inferno sempre vence.

Isso nada tem a ver com aceitar a nefasta “igregização” da política, que tem rendido figuras abjetas à vida pública brasileira. Todas, aliás, ligadas ao mais medonho conservadorismo.

Grupos, que , aliás, a Globo jamais se acanhou de usar quando se tratou de derrubar o governo eleito da República.

O Rio precisa ter a maturidade de construir uma força política, como já teve, tantas vezes, para dar à cidade um governo que recupere suas tradições de tolerância e humanismo.

O resto é fazer o jogo da Globo.

1 comentários:

Julião disse...

Muito bom o artigo! As igreja pentescostais são um enorme problema para o Brasil, em virtude dos seus "Bispos dirigentes e pastores". Dominam grande parte da população menos assistida e conseguem convencê-los que a saída é uma igreja que é dominada pelos que são os mais reacionários e corruptos.São contra as necessidades destas populações que frequentam seus cultos!
Faltou assistencia de outras religiôes para estes desassitidos.