terça-feira, 18 de setembro de 2018

Transferência de votos faz Haddad disparar

Por Matheus Tancredo Toledo, no site da Fundação Perseu Abramo:

A pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira confirmou a tendência já apontada pelo Datafolha na semana passada: o candidato do Partido dos Trabalhadores está disparando nas intenções de voto para presidência da República. Após ser anunciado na terça-feira como escolhido de Lula para concorrer em seu lugar, Haddad viu um crescimento de 4% em quatro dias, o que significa uma média diária de quase um milhão e meio de pessoas aderindo ao nome do ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo. Segundo o Datafolha, de 9 para 13%. Na pesquisa do MDA, Haddad já chegou aos 17,6%, ocupando de forma isolada a segunda posição.

Haddad ainda possui grande potencial de crescimento. Segundo o MDA, o potencial positivo (soma dos que votariam com certeza no candidato + os que talvez votariam) chega a 40,3%, sendo que outros 8,7% ainda não o conhecem e 3,9% não sabem ou não responderam. A tendência é que quando mais Haddad for conhecido e vinculado a Lula e ao PT, mais ele aumente suas intenções na base lulista, de cerca de 35 a 40% do eleitorado.

Em terceiro lugar, aparece Ciro Gomes com 10,8%, seguido de Alckmin (6,1%) e Marina Silva (4,1%). Outros candidatos somam 7,5%. 25,7% estão indecisos ou votarão em branco/nulo. A maior rejeição é de Marina Silva (57,5%), seguida de Alckmin (53,4%), Bolsonaro (51%) e Henrique Meirelles (49%).

1 comentários:

Duda disse...

Eu tenho centenas de ótimas convicções e experencias vividas para votar de cabo a rabo no PT , viva a democracia e nenhum voto para os golpistas que roubaram o Brasil PSDB DEMO PP PSC