sábado, 26 de janeiro de 2019

Bolsonaro liberou novos agrotóxicos

Por Alexandre Guerra, no site da Fundação Perseu Abramo:

O Ministério da Agricultura liberou o registro de quarenta produtos comerciais com agrotóxicos, fato que afetará a saúde dos brasileiros e a produção de alimentos saudáveis. A permissão do registro de novos produtos com agrotóxicos para fins comerciais foi publicada no Diário Oficial da União de 10 de janeiro de 2019. A permissão envolve a liberação da comercialização de substâncias como o Metomil e o Imazetapir, ambas utilizados na produção agroindustrial.

Entre a composição dos produtos com agrotóxicos aprovados pelo ministério destacam-se a introdução de substâncias novas e também de agrotóxicos já existentes para comercialização no país. No entanto, entre as substâncias já existentes serão permitidos a produção por mais empresas e também em outras culturas agrícolas.

A liberação de agrotóxicos associados a outro conjunto de novas medidas promovidas pelo governo Bolsonaro enfraquecem as políticas públicas tradicionais voltadas ao meio ambiente e a produção de alimentos orgânicos. A perda de peso da pauta ambiental e da produção orgânica pelo Estado brasileiro ocorre em detrimento de favorecimento do setor ruralista, que enxerga o meio ambiente e as alternativas de produção sustentáveis como um obstáculo para suas atividades de negócios.

0 comentários: