segunda-feira, 15 de abril de 2019

O desastre final de Macri na Argentina

Por Gabriel Brito, no site Correio da Cidadania:

Fes­te­jada por se­tores he­gemô­nicos da po­lí­tica, do ca­pital e da mídia, a pre­si­dência de Mau­ricio Macri na Ar­gen­tina chega ao final de seu man­dato sob um si­lêncio in­di­ca­tivo de seu fi­asco. Como re­ve­lado pelo Ins­ti­tuto Na­ci­onal de Es­ta­tís­ticas e Censos da Re­pú­blica Ar­gen­tina, a po­breza e a in­di­gência atingem pra­ti­ca­mente 40% da po­pu­lação. No ho­ri­zonte, um ce­nário elei­toral pouco ani­mador. É sobre isso que o Cor­reio con­versou com Carlos Edu­ardo Vi­digal, pro­fessor do de­par­ta­mento de His­tória da UnB com es­pe­ci­a­li­dade no país vi­zinho.

Sobre os re­sul­tados econô­micos, Vi­digal afirma que o pre­si­dente ig­norou as ex­pe­ri­ên­cias de re­corte li­beral dos anos 90 e enu­merou ra­zões dos maus re­sul­tados: “gra­du­a­lismo das me­didas, que, ao não pro­du­zirem efeitos mais ime­di­atos, minou a con­fi­ança dos agentes econô­micos; b) a di­mi­nuição da re­tenção de va­lores (ta­xação extra das ex­por­ta­ções do agro­ne­gócio e de com­bus­tí­veis apli­cada pelo go­verno Cris­tina Kir­chner) e a baixa com­pe­ti­ti­vi­dade da eco­nomia ar­gen­tina, em termos ge­rais, em um ce­nário in­ter­na­ci­onal de pro­te­ci­o­nismo e al­tís­sima com­pe­tição”.

Em meio a isso, al­gumas mo­vi­men­ta­ções nos seg­mentos po­pu­lares agitam a po­lí­tica in­terna, a exemplo das ques­tões fe­mi­nistas, que lo­graram igual­dade de gê­nero na dis­tri­buição de vagas ao Congresso já neta eleição, e o prag­má­tico mo­vi­mento sin­dical. Além de co­mentar a re­lação com o novo go­verno bra­si­leiro, Vi­digal vis­lumbra para as elei­ções pre­si­den­ciais de no­vembro um ce­nário ca­rente de no­vi­dades.

“O pro­blema do ma­crismo é que se a eco­nomia não der si­nais de re­cu­pe­ração, acom­pa­nhada da es­ta­bi­li­zação mo­ne­tária e al­guma re­com­po­sição dos sa­lá­rios, di­fi­cil­mente o go­verno che­gará em boas con­di­ções às elei­ções. En­tre­tanto, o que po­ten­ci­a­liza pos­sível can­di­da­tura de Maria Eu­genia Vidal são as di­vi­sões do pe­ro­nismo (quadro que po­derá se mo­di­ficar nos pró­ximos meses) e as de­nún­cias de cor­rupção contra Cris­tina Kir­chner”.

A en­tre­vista com­pleta com Carlos Edu­ardo Vi­digal pode ser lida a se­guir.

O INDEC (Ins­ti­tuto Na­ci­onal de Es­ta­tís­ticas e Censos da Re­pú­blica Ar­gen­tina) acaba de pu­blicar estudo que afirma o au­mento da po­breza e da in­di­gência no país para 32% e 6,7% res­pec­ti­va­mente. A que se deve o au­mento desses in­di­ca­dores em sua com­pre­ensão?

A de­te­ri­o­ração econô­mica da Ar­gen­tina re­monta aos anos 2007-2008, com al­gumas os­ci­la­ções, e tem como prin­ci­pais fa­tores: a) a de­sa­ce­le­ração da eco­nomia chi­nesa e as idas e vindas da eco­nomia eu­ro­peia, áreas que ab­sorvem parte sig­ni­fi­ca­tiva das ex­por­ta­ções do país; b) a crise bra­si­leira, em es­pe­cial a partir de 2013, que pro­vocou queda nas ex­por­ta­ções de ma­nu­fa­tu­rados; c) o baixo di­na­mismo do mer­cado in­terno, de­pen­dente dos se­tores pri­mário-ex­por­ta­dores; d) a ca­restia e a in­flação, que têm cor­roído os sa­lá­rios e a pou­pança de tra­ba­lha­dores e da classe média.

Como ava­liar os quatro anos de go­verno Macri, em es­pe­cial em sua ori­en­tação econô­mica?

Macri foi eleito em 2015 com a pro­messa de re­a­tivar a eco­nomia, conter a in­flação e gerar em­pregos, por meio de uma po­lí­tica econô­mica de corte li­beral, ig­no­rando as ex­pe­ri­ên­cias la­tino-ame­ri­canas dos anos 1990, que re­sul­taram em um co­lapso da eco­nomia do país, que à época atingiu os mai­ores ín­dices de po­breza da his­tória ar­gen­tina.

Entre as me­didas do go­verno que con­cor­reram para o agra­va­mento da crise, em­bora seus ob­je­tivos fossem a re­a­ti­vação econô­mica, pode-se citar: a) o gra­du­a­lismo das me­didas, que, ao não pro­du­zirem efeitos mais ime­di­atos, minou a con­fi­ança dos agentes econô­micos; b) a di­mi­nuição da re­tenção de va­lores (ta­xação extra das ex­por­ta­ções do agro­ne­gócio e de com­bus­tí­veis apli­cada pelo go­verno Cris­tina Kir­chner), uma rei­vin­di­cação “do campo” – como chamam o agro­ne­gócio – que, en­tre­tanto, re­sultou em queda da ar­re­ca­dação fiscal; e c) a baixa com­pe­ti­ti­vi­dade da eco­nomia ar­gen­tina, em termos ge­rais, em um ce­nário in­ter­na­ci­onal de pro­te­ci­o­nismo e al­tís­sima com­pe­tição.

Como ex­plicar a imensa de­pre­ci­ação do peso ar­gen­tino?

É uma de­cor­rência da baixa com­pe­ti­ti­vi­dade da eco­nomia ar­gen­tina, di­ante do que o go­verno pro­cura pro­mover ex­por­ta­ções por meio da de­pre­ci­ação da moeda.

No campo das lutas so­ciais, o maior des­taque se­riam as pautas fe­mi­nistas? Como a igual­dade de gê­nero no Con­gresso e até a sempre com­pli­cada questão da le­ga­li­zação do aborto em con­textos mais am­plos pu­deram avançar no país?

As pautas so­ciais se as­se­me­lham ao que vem ocor­rendo no Brasil, com a di­fe­rença de que Mau­rício Macri atuou como ver­da­deiro equi­li­brista nas úl­timas elei­ções pro­vin­ciais, pro­cu­rando agradar – prin­ci­pal­mente no tema do aborto – sua base de apoio: Igreja ca­tó­lica e se­tores “con­ser­va­dores” em geral. Cabe ob­servar que, em re­lação às pautas fe­mi­nistas, di­fe­ren­te­mente do Brasil, o go­verno ar­gen­tino se alinha à so­ci­e­dade.

Al­gumas ma­ni­fes­ta­ções foram con­tidas pelo go­verno, como na reu­nião do G-20, em ja­neiro, em que tudo trans­correu na nor­ma­li­dade... As dú­vidas fi­caram por conta dos “ar­gu­mentos” uti­li­zados pelo go­verno para conter ma­ni­fes­ta­ções.

Que ou­tras mo­vi­men­ta­ções so­ciais se des­tacam re­cen­te­mente?

O mo­vi­mento sin­dical ar­gen­tino tem apre­sen­tado, já há al­guns anos, maior ca­pa­ci­dade de atu­ação junto ao poder, e atuado de acordo com in­te­resses es­pe­cí­ficos, no­ta­da­mente na de­fesa do em­prego, se afas­tando, de certo modo, de po­si­ci­o­na­mentos ide­o­ló­gicos do pas­sado.

O líder dos ca­mi­nho­neiros, Hugo Moyano, tem apoiado o go­verno Macri, mas pode mudar de po­sição, como já fez em al­gumas oca­siões. Moyano, de­pois de apoiar a re­e­leição de Cris­tina Kir­chner, se afastou desse campo e se apro­ximou de Macri.

Com elei­ções pre­si­den­ciais para ou­tubro, qual ce­nário se de­senha e quais se­riam as prin­ci­pais forças da dis­puta? Te­remos uma re­pe­tição do ce­nário de 2015, ma­crismo e kir­ch­ne­rismo, ou ou­tras al­ter­na­tivas devem se des­tacar?

Ana­listas ar­gen­tinos, no pri­meiro tri­mestre de 2019, têm con­si­de­rado mais pro­vável a dis­puta entre Cris­tina Fer­nández de Kir­chner e Mau­ricio Macri, que, even­tu­al­mente, po­derá ser subs­ti­tuído pela go­ver­na­dora da Pro­víncia de Bu­enos Aires, Maria Eu­genia Vidal, te­o­ri­ca­mente mais com­pe­ti­tiva, ou seja, com ín­dices mais baixos de re­jeição.

O pro­blema do ma­crismo é que se a eco­nomia não der si­nais de re­cu­pe­ração, acom­pa­nhada da es­ta­bi­li­zação mo­ne­tária e al­guma re­com­po­sição dos sa­lá­rios, di­fi­cil­mente o go­verno che­gará em boas con­di­ções às elei­ções.

En­tre­tanto, o que po­ten­ci­a­liza pos­sível can­di­da­tura de Maria Eu­genia Vidal são as di­vi­sões do pe­ro­nismo (quadro que po­derá se mo­di­ficar nos pró­ximos meses) e as de­nún­cias de cor­rupção contra Cris­tina Kir­chner.

Por fim, como o novo go­verno bra­si­leiro é visto pelas ins­ti­tui­ções ar­gen­tinas?

Mau­rício Macri e seus prin­ci­pais as­ses­sores, ini­ci­al­mente, sim­pa­ti­zaram mais (e apoi­aram) Jair Bol­so­naro, em razão de seu ad­ver­sário prin­cipal ser Fer­nando Haddad, do PT, mas com os de­sen­con­tros e exa­geros re­tó­ricos do novo go­verno bra­si­leiro, há certo dis­tan­ci­a­mento, certa pre­caução, em­bora haja sin­tonia no campo econô­mico e em al­guns temas da agenda ex­terna, como a Ve­ne­zuela e as re­la­ções com os Es­tados Unidos, sem tanta sub­ser­vi­ência como a de Bra­sília.

0 comentários: