domingo, 21 de abril de 2019

STF usou Lula para responder a hipócritas

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A decisão do STF de suspender a censura a Lula durante a campanha eleitoral do ano passado ocorreu como resposta à gritaria hipócrita de órgãos de imprensa reclamando de censura ao site pró Bolsonaro O Antagonista. O STF meio que disse: “Gostam de liberdade de expressão? Então também vão ter que ouvir a liberdade de expressão de Lula!”

Em 28 de setembro do ano passado, o ministro do STF Luiz Fux cassou liminar concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski permitindo que a Folha de SP entrevistasse o ex-presidente Lula. A eleição acabou sem que Lula tivesse podido dizer um A publicamente. A direita midiática temia que Fernando Haddad vencesse se o ex-presidente pedisse votos a ele.



No dia 29 de setembro de 2018, o Blog da Cidadania divulgou a matéria prevendo que STF acabaria revogando a censura de Fux a Lula.



Dali em diante, ocorreram fatos que, à luz do conhecimento que se tem hoje, são extremamente irônicos.

O site Antagonista – criado com recursos das estripulias de Aécio Neves – reúne Diogo Mainardi e outros dois extremistas de direita como ele e se dedica a atacar esquerdistas, sejam da imprensa, sejam da política, sejam do empresariado, sejam meramente suspeitos de ser esquerdistas…

Esse site não viu censura quando Fux, a serviço da candidatura Bolsonaro (como o próprio Antagonista), censurou entrevista do ex-presidente preso. Saudou a censura a outro órgão de imprensa dizendo que a Folha deveria agradecer a Fux por censurá-la




Na verdade, o verdadeiro censor de Lula nem foi o ministro Fux, mas, sim, o então recém-empossado presidente do STF, Dias Toffoli, conforme mostra reportagem do jornal espanhol El País publicada poucos dias após o ato de censura.




Se o site Antagonista gostou da censura a Lula, deveria, inclusive, agradecer a Toffoli.

O tempo passou. Poucos meses. Eis que o destino daria uma resposta ao Antagonista e a Toffoli, duas faces da mesma moeda da censura. O site por comemorar a censura, o ministro do STF por se submeter a pressões desse tipo de gente.

Há poucos dias, explodiu na imprensa decisão do mesmo Toffoli que tanto agradou ao site Antagonista quando censurou Lula. Tofolli entrara no radar dos fascistas. Sites ligados a Bolsonaro começaram a atacar a Corte e, sobretudo, seu presidente.



Os ataques vinham de matéria feita pelo site Antagonista sob encomenda de Bolsonaro. Toffoli reagiu e censurou matérias que tentavam implicá-lo nos escândalos da Odebrecht e censurou a matéria encomendada por Bolsonaro ao Antagonista.



Eis que a mesma mídia e o mesmo Antagonista que comemoraram a censura de Toffoli a Lula, protestaram contra a denúncia de Toffoli a eles mesmos.



A Folha de SP não perdoou e lembrou do amor do Antagonista e do resto da mídia pela censura a Lula. Mônica Bergamo, jornalista da Folha, que entrevistaria Lula ano passado, lembrou o caso.




A vingança de Toffoli foi precisa e doce – para si mesmo. Liberou a matéria do Antagonista que tenta envolvê-lo na Lava Jato, mas já que o Antagonista, a Globo e até Bolsonaro se disseram (agora) contra a censura, o presidente do Supremo acabou com TODA a censura, inclusive ao ex-presidente Lula.




Seguramente, a direita e a mídia se arrependeram da gritaria em defesa dos fascistas capachos de Bolsonaro que editam o site meliante O Antagonista, elucubrado por Aécio Neves lá em 2014. Agora, Lula volta a falar ao país. E Lula falar é o terror de todo vagabundo de extrema-direita que arrota valentia mas se borra de medo da democracia.

O Blog da Cidadania previu a suspensão da censura a Lula e, agora, prevê que, tendo voz, o caminho da liberdade do ex-presidente está pavimentado. E o Brasil só ganhará com isso, porque Lula voltará a governar este país e devolverá ao povo tudo que os nazifascistas bolsonarianos e essa mídia recém-convertida à democracia tiraram.

Confira a reportagem em vídeo [aqui].

0 comentários: