segunda-feira, 14 de outubro de 2019

A verdadeira base de apoio de Trump

Por Jesse Jackson, no site Vermelho:

No mês passado, por exemplo, Trump se apresentou em comícios na Carolina do Norte e no Novo México. Ele divertia multidões extasiadas, que usavam bonés e camisetas MAGA de Trump. Os comícios foram exibidos na Fox e em outras emissoras.

Em seguida, Trump voou para a Califórnia e foi a uma série de angariadores de fundos de alto valor que foram fechados ao público, embolsando o que sua campanha ostentou como mais de US$ 15 milhões de financiamento de campanha, principalmente de doadores ricos e anônimos.

Esta é apenas uma pequena parte do fundo recorde de campanha que os ricos estão construindo para a reeleição de Trump.

A imprensa trata o público predominantemente branco da classe trabalhadora nos comícios de Trump como sua “base”. Mas eles são mais alvos dele do que sua base. Os doadores anônimos ricos da Califórnia têm uma reivindicação muito melhor de serem a base a que ele serve.

Os doadores receberam os cortes de impostos; os trabalhadores de seus comícios tiveram cortes na saúde. Os CEOs receberam a reversão da regulamentação sobre água limpa e ar limpo; o público da manifestação conseguiu água suja e mais crianças com enfisema.

Os grandes executivos de petróleo e carvão receberam subsídios públicos generosos; professores e pais tiveram cortes no financiamento das escolas. Big Agro [agronegócio] recebeu bilhões em reembolsos para compensar a guerra comercial de Trump; os agricultores familiares foram vítimas, muitos falidos pela perda de mercados, com os pequenos agricultores de Wisconsin sofrendo o pior.

Os executivos de montadoras de automóveis desfrutaram de lucros recordes; trabalhadores da indústria automobilística sofreram mais demissões e fechamento de fábricas. Os ricos viram sua riqueza disparar; os trabalhadores enfrentaram preços crescentes em moradia, assistência médica, faculdade, carros – com renda que não acompanhava.

Trump se vangloria dos números recordes de desemprego baixo, mas os empregos com frequência não pagam um salário digno e Trump e os republicanos nem sequer permitem uma votação para aumentar o salário mínimo.

Não é de surpreender que os trabalhadores estejam começando a protestar.

Os trabalhadores da GM estão mobilizados na maior greve em anos. Professores de estados vermelhos [que votam republicano] em todo o país entraram em greve para exigir maior investimento nas escolas. As enfermeiras estão em greve por salários decentes e mais qualificação nos hospitais e clínicas.

Trabalhadores de fast food e restaurantes lideraram marchas por um salário mínimo de US$ 15 e [direito a] um sindicato. Os jovens estão marchando para protestar contra a recusa de Trump em enfrentar a clara e atual ameaça representada pelas mudanças climáticas catastróficas.

Trump deleita as multidões em seus comícios com ataques grosseiros contra seus oponentes, mentiras e contos sobre suas realizações e se gaba da economia. Ele adula os medos deles, insuflando a divisão racial, protestando contra imigrantes e muçulmanos e sem-teto.

Ele é belicoso, engraçado e ultrajante. Eles sabem que ele é um cara mau, mas acham que ele é o cara mau deles. E essa é a trapaça.

Os doadores anônimos que estão contribuindo com quantias recorde para a campanha de Trump não usam chapéus MAGA. Eles não vão a comícios públicos.

Eles reviram os olhos para as bravatas e provocações raciais de Trump. Eles não estão em greve ou nas ruas. Eles estão obtendo um ótimo retorno de seu investimento e estão felizes em apostar novamente.

A economia Trump não funciona para a maioria dos americanos, mas funciona para eles. Trump mantém suas promessas – e suas recompensas – para eles.

Eles sabem que Trump é um trapaceiro, mas ele é o trapaceiro deles. Eles estão todos juntos no golpe.

* Jesse Jackson é líder do movimento de direitos civis, foi senador e foi duas vezes pré-candidato a Presidente dos EUA pelos democratas, em 1984 e 1988. Fundador e líder da Rainbow PUSH.

* Fonte: Peoplesworld, via Hora do Povo

0 comentários: