segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Fascismo, o regime da estupidez

Por Celio Turino

Há que fazer uma distinção entre fascismo e ditaduras militares. Ambos regimes são autoritários e repressores, mas sob o fascismo há uma base social de massa, que sustenta e impulsiona o regime, exacerbando preconceitos, violência e ignorâncias. O fascismo é o regime da estupidez.

Diferente do que acontece com regimes impostos por golpes militares clássicos, o fascismo vai se consolidando pela normalização de horrores e absurdos, testando a capacidade de resistência e tolerância dos setores democráticos e populares. E a cada recuo ele vai avançado, transformando suas bestialidades em senso comum.

Os apoiadores do regime fascista podem não ser declaradamente fascistas, mas eles vão se amoldando a essa forma de pensar, ser e agir, seja pela manipulação dos medos e/ou conveniências econômicas.

O fascismo se consolida quando há convergência entre o sentimento das massas e os interesses do Mercado. Até que o fascismo se torna fato, se impondo sobre toda sociedade, pela manipulação dos afetos tristes (ódio, medo, ressentimento, frustrações) e os aplausos do Mercado.

Não nos iludamos, apesar da demissão do caricato de Goebbels, o Brasil caminha a passos largos para a plena consolidação do fascismo. Penso que precisamos debater, e tomar posição, rapidamente sobre isso.

0 comentários: