domingo, 17 de maio de 2020

Crime de Bolsonaro ultrapassa fronteiras

Charge: Marian Kamensky/Áustria
Editorial do site Vermelho:

As consequências do descaso do governo Bolsonaro com a propagação do coronavírus ultrapassam as fronteiras brasileiras. O presidente do Paraguai, Mário Abdo Benitez, em visita à cidade de Pedro Juan Caballero, na fronteira com o Brasil em Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (13), disse que não vai reabrir a Linha Internacional entre os dois países porque o Brasil é uma grande ameaça.

A irresponsabilidade de Bolsonaro diminuiu o tamanho do Brasil na geopolítica local. O país poderia estar liderando uma ação conjunta regional, tanto no isolamento social quanto no suprimento das necessidades básicas para a sobrevivência das populações locais.

E mais: poderia estar liderando um processo de reconversão industrial para atendimento às questões de saúde, sobretudo, ou importando insumos para enfrentar a pandemia em maiores quantidades e melhores condições.

Mas o que move esse governo é a lógica da subserviência aos ditames do governo norte-americano. Com ele, Bolsonaro ignora os países vizinhos e adota o seguidismo da política histórica de dominação da região pelos interesses dos Estados Unidos.

E, assim, o Brasil perde a oportunidade de usufruir dos intercâmbios econômicos na região, ao mesmo tempo em que abdica da política de formar um bloco regional para fortalecer todos os países nas políticas internacionais.

Em tempos de Covid-19, o Brasil e seus vizinhos sofrem as consequências dessa mudança de rumo nas relações internacionais. Esse é mais um motivo para a busca da soma de forças no combate ao bolsonarismo, que certamente encontra eco sobretudo nas forças patrióticas dos países vizinhos.

0 comentários: