terça-feira, 1 de setembro de 2020

A batalha eleitoral contra o bolsonarismo

Editorial do site Vermelho:

O início das convenções partidárias para as eleições municipais de novembro nesta segunda-feira (31) inaugura também um importante momento da vida política nacional. Nelas, serão oficializadas as candidaturas para prefeitos e vereadores. O próximo passo será a campanha eleitoral, o debate político, fundamental para conquistar votos e fazer a mediação com as demandas das cidades.

São eleições em que os problemas dos municípios aparecerão no primeiro plano, mas entrelaçados com a situação geral do país. São nas cidades que aparecem, na prática, os efeitos do duplo fracasso do governo Bolsonaro: na saúde e na economia. São elas que suportam o peso das contaminações e mortes pela pandemia, assim como da quebradeira de empresas e do desemprego em massa.

O aumento do drama da maioria da população, com as demandas crescentes, acaba pressionando as prefeituras e as câmaras de vereadores. Para enfrentá-lo, a defesa de políticas voltadas para o desenvolvimento e retomada da economia em âmbito nacional será fundamental. Portanto, na campanha devem estar presentes temas como a defesa da democracia – fundamental para que o povo possa se organizar e exigir seus direitos –, a proteção social, o emprego e a renda em geral.

Nesse campo estarão as forças democráticas e progressistas, em oposição ao bolsonarismo, responsável em grande medida pela tragédia decorrente da pandemia e pelos efeitos catastróficos da recessão e do corte de direitos sociais e trabalhistas. O confronto entre esses dois campos será inevitável, seguindo, obviamente, as singularidades de cada município.

0 comentários: