segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Os desafios da esquerda em Porto Alegre

Manuela D'Ávila e Miguel Rossetto
Por Claudia Rocha, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:


Na noite desta quinta-feira (24), a entrevistada do quadro "Barão Entrevista" foi a pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, Manuela D'Ávila, que respondeu perguntas de jornalistas e comunicadores participantes do evento, transmitido ao vivo pelo canal do Barão no Youtube.

Com mais de 15 anos de vida pública em cargos parlamentares, a gaúcha já foi vítima de mais de uma onda de disseminação de fakenews. A mais conhecida foi durante a eleição de 2018, quando foi vice na chapa presidencial com Fernando Haddad (PT) e teve que conviver com ameaças e agressões por parte de grupos bolsonaristas, especialmente nas redes.

"Quando eu saí para votar, no dia da eleição, tinha um tanque de guerra parado na minha porta logo cedo" e "muitas pessoas não entenderam porque eu andava com a Laura pra cima e pra baixo na campanha, para além de uma questão política, também fiz isso para proteger ela, onde eu estava sabia que pelo menos havia segurança" - foram alguns exemplos compartilhados por Manuela durante a entrevista sobre este período da campanha. No ano passado, para se aprofundar sobre o tema das mentiras espalhadas de forma organizada nas redes, a militante política, que é jornalista por formação, criou o Instituto "E Se fosse Você?".

"Nossa turma ainda não entendeu que a Internet não é sobre comunicação apenas, é sobre organização, sobre uma nova dinâmica, sobre uma outra forma como a população enxerga o fazer política, de uma maneira muito mais horizontal", explica Manu, fazendo um comparativo de que mesmo o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ser um dos mais autoritários da democracia brasileira, as pessoas acabam enxergando o governo como se fosse horizontal, pela forma como eles fazem o uso destes mecanismos.

Para o pleito de Porto Alegre, Manu D'Ávila está bastante esperançosa. E também não é para menos, ela lidera as pesquisas com uma folga de mais de 10 pontos entre o segundo candidato, com 21% das intenções de voto, de acordo com dados da Real Time Big Data, divulgados nesta terça-feira. "A população da cidade já me conhece de longa data, mas tenho esse ar de novidade porque estou concorrendo só com candidatos que já ocuparam o cargo", pontua.

Com Miguel Rossetto (PT) como vice, importante aliança na atual conjuntura de acordo com Manuela, a chapa traz diversas propostas de reconexão de diálogo com a população "Para esse próximo período o tema do trabalho terá que ser central, devido a urgência do nosso povo com a crise", explica. Ainda na relação de Manuela D'Ávila com o tema da comunicação, ela diz: "Comunicação pra nós sempre foi política, mesmo pequenos, nós sempre existimos, sempre defendemos a democratização da comunicação. Agora temos o desafio de traduzir a ameaça que o bolsonarismo representa".

Assista ao papo na íntegra [aqui].

0 comentários: