quinta-feira, 12 de novembro de 2020

O destino das cidades e o rumo do país

Editorial do site Vermelho:


As brasileiras e os brasileiros irão às urnas pela primeira vez desde a vitória da extrema-direita nas eleições presidenciais de 2018. O que está em jogo é a democracia e o desenvolvimento sustentável das cidades, os direitos do povo nos munícipios: o emprego, a saúde, a educação, a moradia, a segurança, a cultura, entre outros. Mas, ao decidir sobre o destino das cidades, o eleitorado estará, também, criando um cenário político que poderá desbravar um rumo novo para o país.

O resultado desastroso do governo Bolsonaro fez recuar a popularidade do presidente, sobretudo nas grandes cidades, como atestam as pesquisas eleitorais. As dificuldades das candidaturas bolsonaristas, como bem ilustram a situação dos candidatos Russomano e Crivella, das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, derivam do péssimo perfil desses postulantes, mas pesa também o desemprego, a quebradeira de empresas, a tragédia social, resultante do fracasso da gestão da economia da dupla Bolsonaro-Guedes.

Soma-se a isso a conduta irresponsável do presidente no enfrentamento da pandemia que levou o Brasil ao segundo lugar mundial, em números absolutos, de óbitos pela Covid-19. O corte pela metade, imposto por Bolsonaro, do auxílio emergencial, também demonstrou o desprezo do presidente com a situação de desespero em que vivem milhões de brasileiros (as).

O histórico 15 de novembro não tarda a chegar. A breve e inusitada campanha eleitoral, realizada em plena pandemia, vai se encerrando. Neste domingo realiza-se o primeiro turno e é imperativo um esforço redobrado nesta reta final, por parte de todos (as) brasileiros(as) conscientes da tragédia econômica, sanitária, ambiental e social a que Bolsonaro empurrou o país para arregimentar apoios e votos que levem à vitória as candidaturas do campo democrático e popular. Derrotar as candidaturas bolsonaristas, eleger candidatos e candidatas do campo progressista, em especial da esquerda, é o caminho para o Brasil começar a ficar livre do terrível pesadelo que tantos males acarreta ao povo e tantos danos provoca ao país.

Parafraseando um lema da luta contra fascismo do século passado, já que no Brasil, assim como em outros países, ressurge o neofascismo com sua maré autoritária, reacionária, e antipovo, o Portal Vermelho faz um chamado aos eleitores e às eleitoras: às urnas, cidadãos e cidadãs! Por cidades mais humanas, democráticas, sustentáveis! Por um novo rumo para o Brasil!

0 comentários: