sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Popularidade de Bolsonaro cai nas eleições

Por Altamiro Borges

Levantamento do jornal O Globo publicado nesta quinta-feira (26) aponta que a aprovação de Jair Bolsonaro caiu em 23 das 26 capitais brasileiras neste período eleitoral. Isto explica porque seus candidatos afundaram no primeiro turno e outros tentam escondê-lo covardemente, como o tal do Capitão Wagner em Fortaleza.

O jornal comparou as primeiras pesquisas Ibope da campanha eleitoral com as mais recentes em cada uma das cidades. "Os números mostram que em quase todas as capitais caiu o percentual que avaliou o governo como 'ótimo ou bom'". Em 14 das 23, a queda foi mais acentuada, acima da margem de erro.

A aprovação do "capetão" também não cresceu em nenhuma capital se considerada a margem de erro. Outro indicador negativo para o presidente relaciona-se ao número de entrevistados que avaliam a gestão como “ruim e péssima”. Este índice subiu acima da margem de erro em 12 capitais.

Para apavorar ainda mais o fascistoide, as pesquisas foram feitas durante a vigência do auxílio emergencial de R$ 600,00 - aprovado pelo Congresso Nacional contra a vontade do governo neoliberal, mas que foi usado demagogicamente pelo presidente. Agora, o benefício foi cortado pela metade e, no fim do ano, será extinto. Aí, sim, Bolsonaro vai afundar de vez! Não será fácil concluir seu mandato. Vai ter que ceder um bocado!

Como aponta O Globo, "a redução da popularidade de Bolsonaro repercutiu nas urnas. Dos seis candidatos a prefeito apoiados pelo presidente em capitais, quatro foram derrotados no primeiro turno, ao passo que dois disputam o segundo turno mas se encontram atrás nas pesquisas". O “capetão” foi o maior derrotado do pleito!

0 comentários: