terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Centrão já comemora a eleição de Arthur Lira

Por Altamiro Borges

A turma do Centrão já dá como certa a vitória de Arthur Lira (PP-AL), o candidato de Jair Bolsonaro e das milícias de ultradireita, na disputa pela presidência da Câmara Federal, em 1º de fevereiro. Em entrevista à revista Época, o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, disse em tom arrogante que considera "a eleição resolvida".

Nas contas da velha raposa política, "Arthur já está com mais de 300 votos. Agora temos o apoio do PSL. E tem ainda o DEM que não formalizou apoio ao bloco dele [Baleia Rossi, do MDB). Resta saber se o Baleia vai desistir". Pode ser jogo de cena do chefão do PP, mas é bom ficar esperto e não subestimar o inimigo – que é ardiloso e conta com inúmeros recursos.

Evangélicos, ruralistas e bancada da bala 

Na quinta-feira passada (21), o jornal Estadão estampou no título: “Evangélicos, ruralistas e ‘bancada da bala’ dão vantagem a Lira”. Segundo o levantamento, “candidato do governo Jair Bolsonaro à presidência da Câmara dos Deputados lidera a corrida pelo cargo nas três principais bancadas temáticas da Casa”.

“Com base no placar Estadão, o líder do Centrão tem mais votos declarados do que seu principal adversário, Baleia Rossi (MDB-SP), entre os deputados que integram as bancadas ruralista, evangélica e ‘da bala’. A maior diferença proporcional entre os dois se dá entre os evangélicos. Neste grupo, Arthur Lira soma cem votos declarados enquanto Baleia alcança 21”.

Entre os ruralistas, o quadro é mais dividido. Tanto que Jair Bolsonaro já espinafrou os deputados do agronegócio, afirmando que o campo “nunca teve um tratamento tão justo e honesto como em meu governo”. A cobrança pública inclusive irritou o líder da bancada ruralista, deputado Alceu Moreira. Pelo “placar do Estadão”, a vantagem de Arthur Lira nesse grupo é menor: 106 a 47.

Erro na leitura do quadro de forças é fatal

“Já na chamada ‘bancada da bala’, que reúne deputados que já foram militares, que compuseram equipes da Polícia Civil e que apoiaram majoritariamente a eleição de Bolsonaro em 2018, a diferença de apoio é da ordem de 40% pró-Lira”, garante o jornal. Como se observa, o cenário é favorável ao laranja de Jair Bolsonaro e à sua pauta regressiva e obscurantista na Câmara Federal.

Há quem afirme que essas contas não refletem a realidade. Mas é bom ficar esperto. Erros na leitura da correlação de forças são fatais na luta política. Já gritamos "não vai ter golpe" e eles depuseram Dilma Rousseff; gritamos "Fora Temer" e o traíra não caiu; gritamos "ele não" e o "capetão" foi eleito. É bom não subestimar os "profissas" do Centrão e o jogo pesado e sujo do laranjal bolsonariano.

2 comentários:

Unknown disse...

Que seja feita a vontade do Senhor e Bolsonaro cumpra sua missão de humilhar e semear a discórdia entre os golpistas

Anônimo disse...

Disse Zé Genoino: "Quando a oposição não mostra os dentes, a situação não tem medo da mordida

Essa oposição namaste nunca ganhou nada na politica e nunca irá ganhar.