sexta-feira, 12 de março de 2021

Lula ‘radical’ e Bolsonaro ‘moderado’?

Foto: Ricardo Stuckert
Por Fernando Brito, em seu blog:

Não houve razão maior para que grande parte da direita brasileira para apoiar Jair Bolsonaro – ainda que mantendo dele distância, algo como um distanciamento ‘social’ de suas falanges e máscara antivociferações – que a certeza de que ele poderia cumprir duas tarefas: levar a extremos o desmonte de todas as regulações estatais sobre a economia e, ao mesmo tempo, levar ao extremo o enfraquecimento da esquerda, tirando-a da cena principal da política brasileira.

Sergio Moro e Paulo Guedes eram, por isso, os superministros incensados, os homens que iriam fazer, de verdade, o governo, ainda que montados no cavalo tosco do ex-capitão. Os militares dariam a isso o apoio, mas sem exageros que nos expusessem à pecha de autoritarismo.

Não é preciso gastar bytes para constatar o fiasco deste projeto, como aliás a qualquer outro que vise a manter o Brasil em condição de atraso nas massas e “modernidade” nas elites.

Mas é preciso refletir sobre o tamanho do desastre em que meteu-se o conservadorismo brasileiro.

Jair Bolsonaro exerceu sobre ele uma influência devastadora que o deixou, no horizonte visível, sem alternativa eleitoral.

Moro, Doria, Huck, Mandetta, neste momento, tornaram-se periferia eleitoral.

A tal ponto estão atônitos que seus próprios porta-vozes na mídia, claro que com apelações baratas e ressalvas fúteis, tiveram de se vergar à comparação vergonhosa entre o ex-presidente Lula e o atual ocupante do Planalto.

É improvável, porém, que isso vá se estender ao longo do ano e meio que faltam para as eleições.

Por enquanto vão apostar em que Lula caia na armadilha de supor que a direita vá anistiá-lo se for um cordeirinho branco, muito bem comportado.

Do outro lado, que Bolsonaro pendure uma máscara ao focinho e ponha um globo terrestre sobre a mesa de suas lives, para não parecer tão tosco e feroz quanto é.

E que, assim, não prospere o que é natural: a polarização entre selvageria e civilização que está posta.

0 comentários: