segunda-feira, 22 de março de 2021

Ronco do capital e último aviso a Bolsonaro

Por Rodrigo Vianna, no site Brasil-247:

"Roncou, roncou
Roncou de raiva a cuíca
Roncou de fome
(...)

A fome tem que ter raiva pra interromper

A raiva é a fome de interromper
A fome e a raiva é coisas dos home"

(Aldir Blanc e João Bosco)

O ronco da fome se espalha pelo Brasil.

Em centenas de comunidades, só doações de comida garantem a sobrevivência de quem se debate entre o vírus e o desemprego.

Com a pandemia fora de controle, sem UTIs nem oxigênio por falta de coordenação nacional, Bolsonaro aposta no caos e nas ameaças autoritárias.

Usa a PM e o aparato de estado para intimidar e prender adversários que o chamam de genocida. Falou em estado de sítio, o que assustou alguns. Bolsonaro clama pelo caos, porque sabe que perdeu as condições de governar.

Parece não ter, também, condições de impor um golpe clássico: com tropas e armas nas ruas.

O discurso do golpe é mais uma forma de amedrontar os adversários (tática típica de todas as guerras) e de manter os seus radicais de pé, com uma bandeira: a intervenção militar.

Viveremos nas próximas semanas a maior tragédia humanitária da história do Brasil.

E o responsável por isso mantém o apoio de algo entre 15% (piso) e 30% (teto) de apoiadores. É muito para evitar movimentos concretos por um impeachment. Mas é pouco para governar.

Mais que isso: o ronco da fome, nos morros e favelas, parece não assustar Bolsonaro, que torce por caos e saques para acionar o aparato de "ordem".

Mas outro ronco já se ouve: o movimento dos donos do PIB e daqueles que falam em nome dos donos do Capital.

Neste fim de semana, circulou carta aberta assinada por cerca de 200 empresários, consultores e economistas "liberais", sugerindo coordenação nacional para medidas de controle adotadas nos governos locais.

Como bons tucanos, os liberais evitaram falar em lockdown nacional, para não assustar.

Mas chegam a usar a expressão "lockdown emergencial".

A carta foi divulgada primeiro na coluna de Merval Pereira, o que dá a entender que há o dedo da família Marinho e da Globo na articulação.

O texto não fala abertamente em impeachment. Longe disso. Mas é o ronco do capital, dando talvez o último aviso ao presidente.

Se não coordenar a reação ao caos sanitário, a máquina das elites pode se mover para tirar de cena o capitão genocida.

"O Brasil exige respeito", dizem os liberais fingindo que não ajudaram a eleger o inominável.

O capitão já deu muitas mostras de habilidade em tensionar ao máximo, para depois negociar.

E as elites dão a ele sempre uma "nova chance" de agir com racionalidade - à espera de que ele cumpra apenas o papel de agitador e bobo da corte, enquanto Guedes passa o país nos cobres e vende tudo.

Parece que não há mais tempo pra isso.

A operação desastrada de troca de Ministro da Saúde mostrou que a ilusão de ter o Centrão a moderar os apetites assassinos do capitão era só isso mesmo: pura ilusão.

A raiva é a fome de interromper. Tem gente na elite com raiva do capitão. Gente disposta a interromper o mandato dele? Nas próximas semanas, isso pode virar realidade. Não porque a elite liberal tenha espírito humanista, mas porque tem medo.

Medo de morrer em UTIs particulares em que falta até medicamento para intubação.

Medo de perder patrimônio e dinheiro, num país que ruma para o caos.

Fora Bolsonaro! Isso também pode virar "coisa dos home" que mandam no PIB; e que ajudaram a eleger o disfuncional capitão genocida.

0 comentários: