sexta-feira, 23 de abril de 2021

Aula nas ondas da Rádio Timbira do Maranhão

Enviado por Robson Paz

Se os alunos não podem ir às escolas, o conhecimento vai ao encontro dos estudantes pelas ondas do rádio, no Maranhão. Livros e cadernos ganharam a companhia do aparelho de rádio sobre a mesa de estudos das irmãs Izaenne e Mônica Pinheiro Rodrigues, no povoado Rio Baiano, no município de Bequimão, localizado na Baixada Maranhense.

“Estudar ouvindo a Rádio Timbira tem me ajudado bastante, principalmente agora no momento em que não podemos ter aulas presenciais. Assim, graças a ela (Timbira), posso continuar mantendo a minha rotina de vida nestes dias tão difíceis de pandemia”, afirma a adolescente Izaenne, 15, estudante do primeiro ano do Ensino Médio.

Há cerca de um ano, quase 300 mil estudantes da rede pública estadual estão com as aulas presenciais suspensas devido à pandemia do novo coronavírus. Parte deles adotou o rádio como sala de aula, sobretudo, nas localidades com baixa cobertura de internet.

Aluna do terceiro ano do ensino médio, Mônica, 17, diz que tinha muita dificuldade de acessar e compreender os conteúdos por meio desse ensino remoto. “Hoje fico muito feliz e satisfeita por a Rádio Timbira, por meio do governo do Estado, está nos fornecendo acesso a conteúdos educacionais e facilitando nossa aprendizagem, neste momento tão turbulento”.

A Rádio Timbira é uma emissora estatal, que completará 80 anos em agosto. O mais longevo veículo de comunicação radiofônico disponibiliza conteúdo exclusivo adaptado à linguagem coloquial do rádio, aulas ministradas por professores de várias disciplinas da rede pública de ensino vão ao ar, de segunda a sexta-feira, das 16 às 17h. Além da transmissão pelo dial, as aulas são veiculadas simultaneamente em outras plataformas, como aplicativos, site e youtube.

As aulas ganharam formato de podcasts com cerca de 12 minutos de duração em média. O programa “Fique em casa aprendendo” é apresentado pelo jornalista e professor de História, Marcus Saldanha. Entre uma aula e outra, ele interage, dá orientações e dicas para os teleouvintes estudantes.

“Oportunidade ímpar de contribuir nesse momento histórico da Rádio Timbira sendo um meio popular e democrático de socialização de conhecimento para que milhares de jovens no Maranhão realizem seu Projeto de Vida”, afirma o apresentador.

Após a transmissão ao vivo, a emissora estatal disponibiliza o conteúdo no site e no canal TV Timbira no Youtube.

A experiência começou no ano passado com a veiculação do conteúdo produzido para a televisão numa parceria da Secretaria de Estado da Educação, TV Assembleia e Rádio Timbira AM.

“Com a receptividade à iniciativa, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, aperfeiçoamos o formato respeitando as características do rádio tornando o conteúdo educativo ainda mais atraente. Cumprimos assim a missão constitucional de proporcionar conhecimento aos ouvintes e estudantes, sobretudo, aqueles que estão digitalmente excluídos”, afirma o secretário adjunto de Radiodifusão, Robson Paz.

0 comentários: