sexta-feira, 7 de maio de 2021

CPI convocará YouTube, Twitter e Facebook?

Por Marcelo Branco, no jornal Brasil de Fato:

Desde o início da pandemia, milhares de vídeos e publicações nas redes sociais infestaram a Internet com desinformações sobre a pandemia. Essas informações falsas, manipuladas e sem nenhuma base científica alimentaram as redes das milícias digitais do governo e se espalharam como uma ‘infodemia’ para quase toda a população brasileira.

Figuras ilustres do negacionismo, como o jornalista Alexandre Garcia, o médico Osmar Terra e a própria família Bolsonaro, por exemplo, são apenas alguns desses que ajudaram a criar um clima de desinformação sobre a pandemia no Brasil.

Essa rede de desinformação certamente auxiliou na propagação do vírus, no descrédito das medidas de prevenção e na eficácia da vacina. Essas pessoas e essa rede digital articulada têm muita responsabilidade pelo grande número de mortos e infectados em nosso país e isso não pode passar impune.

Após a criação da CPI da Covid, várias dessas publicações estão sendo deletadas por seus autores e outras continuam lá nas redes sociais.

Acredito que é chegada a hora da CPI da Covid convocar os executivos dessas empresas no Brasil para se explicarem sobre suas ações para tentar conter a desinformação e também para que eles possam recuperar os vídeos e publicações deletadas. Isso é possível.

Também sugiro aos partidos e parlamentares que convoquem especialistas em redes sociais, como o Fábio Malini, Raquel Recuero e Fabrício Benevenuto, por exemplo, para que possam explicar esse ecossistema da desinformação sobre a covid e ajudem a desbaratar essa quadrilha digital. Confira também o Sleeping Giants Brasil.

A quadrilha da rede de desinformação precisa ser desbaratada antes que seja tarde e seus responsáveis penalizados. A hora é agora!!

* Por Marcelo Branco é profissional de tecnologia da informação e comunicação desde sempre, ativista de software livre, pela liberdade na rede e novas formas de participação via Internet.

0 comentários: