sábado, 21 de agosto de 2021

Alexandre Garcia é desmentido ao vivo na CNN

Por Altamiro Borges

Alexandre Garcia, ex-assessor de imprensa da ditadura militar e atual puxa-saco de Jair Bolsonaro, está cada dia pior. Ele precisa ser urgentemente internado. Nesta quinta-feira (19), durante o programa “Novo Dia” da CNN, ele afirmou que os jovens “não precisariam tomar a vacina”. O perigoso negacionista foi desmentido ao vivo pela emissora.

"A estatística mostra que parece que o vírus não se dá bem com jovem, com crianças principalmente", disse o fanático bolsonarista. Pouco depois, a apresentadora Elisa Veeck desmentiu a fake news com base em dados científicos:

“Para esclarecer esse tema, nós da CNN-Brasil procuramos o infectologista e também diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri. Segundo o médico, à medida que se previne mortes em adultos e idosos, as hospitalizações com formas graves serão entre os não vacinados. Ou seja, a proporção maior de casos graves irá acometer as pessoas que não tomaram a vacina”.

Elisa Veeck registrou o avanço da doença. “No caso das crianças, [a taxa de hospitalização] que era de 0,35% poderá, sem vacina, chegar a 15%. Além dessa informação, acrescentamos que o registro para este ano de mortes por Covid-19 entre crianças e jovens é de 1.581. Isso mesmo. 1.581 pessoas entre 10 e 19 anos morreram somente em 2021”.

A cumplicidade da emissora com o negacionista

O desmentido ao vivo visou salvar a credibilidade da CNN-Brasil e evitar processos judiciais. Mas Alexandre Garcia segue na emissora – que é uma concessão pública –, colocando vidas em risco! Essa não é a primeira vez que o “jornalista gagá” – segundo seus ex-colegas da TV Globo – defende teses negacionistas e obscurantistas na televisão.

Da cloroquina ao “tratamento precoce”, ele já pregou inúmeros crimes contra a saúde pública. Em maio passado, por exemplo, ele se desentendeu ao vivo com o apresentador Rafael Colombo, ao dizer ironicamente que “não estava sendo entrevistado” ao ser contrariado quando defendeu que Jair Bolsonaro tinha “todo o direito” de proibir governadores e prefeitos decretarem restrições para o controle de novo coronavírus. Patético, ele até ameaçou deixar a CNN-Brasil!

Mas, como afirma Leandro Carneiro em postagem no UOL intitulada “CNN compactua com Alexandre Garcia ao mantê-lo no ar”, a emissora acaba sendo cúmplice das mentiras do ex-porta-voz da ditadura e hoje bolsonarista:

“Não basta usar seu espaço para desmentir uma informação falsa. Ainda que seja importante usar o programa para corrigir uma mentira do jornalista da própria equipe, a CNN precisa agir um pouco mais energicamente e não dar este espaço para Alexandre Garcia... Difundir informação falsa é perigoso e não pode só ser confundido com ‘liberdade de opinião’ como diz o nome do programa. E manter Alexandre Garcia em sua programação é assinar embaixo dos absurdos ditos por ele no ar”.

0 comentários: