terça-feira, 14 de junho de 2022

Manifesto dos economistas em apoio a Lula

Foto: Ricardo Stuckert
Por César Locatelli

Diante da profundidade e das múltiplas dimensões da crise social, política, econômica e ambiental instalada no país, mais de mil economistas subscreveram o manifesto Movimento dos Economistas pela Democracia e Contra a Barbárie. O documento explicita o seu posicionamento em relação às eleições que se aproximam e às medidas necessárias para recuperar o crescimento sustentável com redução das desigualdades.

Os signatários se opõem ao projeto político de Jair Bolsonaro e seus apoiadores. Entendem que as tentativas de enfraquecimento das instituições têm por intuito a implantação de um sistema político autoritário, uma ditadura neofascista sustentada por polícias e milícias armadas.

Refutam igualmente a condução da política econômica que tem resultado em desmonte do parque produtivo nacional, conduzindo o país segundo uma economia neocolonial, assentada na exportação de mercadorias de baixo valor agregado e em uma base produtiva que se reprimariza e se desindustrializa progressivamente.

Defendem também a extinção do teto de gastos e a criação de um novo arcabouço fiscal para que o governo federal volte ao papel de principal impulsionador do crescimento. Apontam ainda que o ciclo vicioso predominante de estagnação econômica, alto desemprego, fome e insegurança alimentar, somente será revertido com a construção de sólido programa de investimentos em infraestrutura econômica, urbana e social, com destaque para iniciativas que reduzam desigualdades sociais e regionais.

“Nós economistas, que subscrevemos este manifesto, temos clareza de que o retorno do Brasil a uma trajetória de progresso civilizatório passa, necessariamente, pela eleição da chapa Lula-Alckmin no primeiro turno das eleições gerais. Também é fundamental votarmos para governadores, senadores e deputados federais e estaduais que se oponham firmemente ao governo de Jair Bolsonaro e estejam alinhados com a defesa permanente da democracia, do Estado de Direito e da Constituição Federal de 1988”, concluem os subscritores do manifesto.

Segue a íntegra do manifesto.

*****

Movimento dos Economistas pela Democracia e Contra a Barbárie

O Brasil está mergulhado em uma crise profunda, com múltiplas dimensões. Na economia, trata-se de uma estagnação sem precedentes em nossa história, um inegável retrocesso. Temos um processo inflacionário que impõe pesadas perdas aos mais pobres. O governo de Jair Bolsonaro implantou um projeto autodestrutivo, que aprofundou a regressão de nossa estrutura produtiva, privilegiou ainda mais o rentismo e os grandes interesses financeiros e nos levou às portas da barbárie, que assumiu a forma de desmantelamento do arremedo do Estado Nacional Soberano construído a duras penas. As instituições foram enfraquecidas, os pilares do Estado Democrático de Direito foram ameaçados.

O atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, em vários momentos, tentou viabilizar um golpe. Buscou intimidar o Supremo Tribunal Federal (STF), acenou com a possiblidade de questionar os resultados das eleições em 2022 no intuito de negar aos brasileiros e brasileiras o direito de eleger seus representantes, ao mesmo tempo em que tenta persistentemente violar a liberdade de expressão daqueles contrários ao seu projeto. Além de fragilizar a sociedade brasileira, as atitudes de Jair Bolsonaro geram instabilidade política, tornam o país um pária na comunidade internacional e afetam negativamente a economia.

O desmonte da economia nacional é notório. Os investimentos públicos foram travados, reduzidos ao seu menor valor. Políticas públicas voltadas para educação, ciência e tecnologia, preservação ambiental e garantia dos direitos humanos foram abandonadas. Os programas de transferência de renda foram instrumentalizados para fins eleitorais e fragilizados, não alcançando toda a população que deles necessita.

A política de valorização do salário mínimo – iniciada na segunda metade dos anos 90, e ampliada a partir de 2003 – não só foi abandonada como, pela primeira vez, em 25 anos, o presidente da República irá entregar no final do seu mandato um salário mínimo inferior, em termos reais, àquele que recebeu no momento da sua posse. No mercado de trabalho, aumenta o número dos sem carteira, dos trabalhadores autônomos sem formalização, dos empregados em jornada de trabalho parcial, daqueles com contrato por tarefa ou empreitada, além dos trabalhadores que têm trabalho e renda comandados por aplicativos, que vendem a força de trabalho ao menor preço.

A saúde foi fortemente debilitada, em um dos momentos em que mais precisamos do setor em nossa história. O governo Bolsonaro se eximiu da responsabilidade de coordenação das ações e desprezou as indicações da ciência para minorar os efeitos da pandemia de Covid-19. Como resultado, tivemos mais de 10% das mortes mundiais, sendo que representamos 2,7% da população do planeta. Os danos para o futuro do país são incomensuráveis. A tragédia da escalada do desemprego, combinada com a redução da renda média dos trabalhadores, coloca no horizonte o risco de uma pandemia de fome ao lado de uma pandemia sanitária ainda não debelada.

A política de Bolsonaro visa desregulamentar as atividades econômicas, dar autonomia para que as empresas privadas, muitas delas oligopólios, autorregulem-se e se vejam livres das leis de proteção socioambiental. Objetiva ainda privatizar as empresas públicas, enfraquecer o que ainda resta de bancos públicos, vender os ativos do Estado na bacia das almas, reduzir os direitos dos trabalhadores, privatizar e/ou terceirizar a educação e a saúde em todas as etapas e condenar o país ao atraso e à subordinação aos interesses do capital externo.

A frente de expansão do capitalismo dependente brasileiro passa a girar em torno do agronegócio, em especial o complexo de grãos e carnes, estimulados pela dinâmica internacional, do extrativismo mineral com tudo que lhe é inerente: devastação ambiental (inclusive pelo uso intensivo de agrotóxicos), social e cultural, com um conflito permanente em torno da ocupação e do uso da terra. Uma economia neocolonial, baseada na produção de mercadorias para o mercado internacional, e uma base produtiva que se reprimariza e se desindustrializa.

Na área externa, a política do governo é de renúncia à soberania nacional, abertura indiscriminada ao capital estrangeiro e às importações, adesão a padrões de política da OCDE que não nos servem, e que podem contribuir para destruir o que resta da indústria nacional, esvaziar acordos regionais como o Mercosul e para um comportamento irresponsável em relação ao papel do país no enfrentamento às mudanças climáticas.

O projeto político de Bolsonaro é de implantação de um sistema político autoritário, uma ditadura neofascista que pretende se perpetuar armando as polícias e milícias para concretizar sua aspiração de poder.

Nós, economistas que subscrevemos este manifesto, entendemos que a superação desse quadro exige uma união em defesa da democracia, dos direitos humanos e da Constituição de 1988. Um pacto em defesa da civilização e contra a barbárie, multipartidário, o mais amplo possível, como expresso na frente partidária que lançou a pré-candidatura Lula/Alckmin.

Defendemos que um novo governo democraticamente eleito tem que se pautar por reformas que ampliem e garantam direitos sociais, ambientais e trabalhistas, que se adequem à era digital e estejam em sintonia com os princípios democráticos e com o potencial do novo e real no mundo do trabalho.

Para recuperar o crescimento e colocar o Brasil na trilha de um país mais justo, menos desigual, ambientalmente sustentável e mais próspero, esperamos do futuro governo:

• Promoção de uma Reforma Política baseada nos princípios de fortalecimento dos partidos políticos e aumento da participação popular por meio de plebiscitos, referendos e conselhos setoriais deliberativos;

• Extinção do teto de gastos e criação de uma nova regra fiscal que compatibilize a sustentabilidade de médio e longo-prazo da dívida pública, essencial para administrar a fragilidade financeira do Estado Brasileiro, com o aumento necessário dos gastos com educação, saúde, assistência social, cultura e políticas de apoio a negros, povos tradicionais, mulheres, portadores de necessidades especiais, juventude e LGBTQIA+;

• Reativação dos conselhos de políticas públicas que foram extintos na gestão Bolsonaro. Em especial, a retomada do funcionamento pleno do CONSEA e dos instrumentos nacionais de combate à fome e à miséria, das políticas de estoques reguladores e de preços mínimos, e do forte apoio à agricultura familiar;

• Promoção de uma mudança profunda na política econômica, social e ambiental cujo caráter ortodoxo, neocolonial e neofacista aprofunda as tendências à estagnação econômica e exacerba as múltiplas desigualdades – de renda e riqueza, regional, de raça/etnia e de gênero no mercado de trabalho;

• Promoção rápida de uma Reforma Tributária Ampla e Estrutural que vise atender como objetivos: (i) aumentar fortemente a progressividade da carga tributária por intermédio da taxação de lucros e dividendos distribuídos, revisão da “pejotização” e aumento dos impostos sobre a propriedade e redução da carga tributária sobre o consumo dos mais pobres; (ii) estabelecer a equidade horizontal entre os setores de atividade econômica, reduzindo a carga tributária sobre a indústria de transformação e aumentando a carga tributária sobre o agronegócio e o setor de serviços;

• Modernização, reestruturação e democratização do Estado, colocando no centro de sua agenda os objetivos de garantir a vida, o bem-viver e a sustentabilidade com visão de longo prazo;

• Desenho e implementação de programas emergenciais de obras públicas em infraestrutura e serviços públicos em parceria com estados e municípios, visando à geração de trabalho e renda e incentivo às economias locais;

• Construção de sólido programa de investimentos em infraestrutura econômica, urbana e social, com destaque para iniciativas que reduzam desigualdades sociais e regionais;

• Fortalecimento do BNDES e dos bancos públicos como financiadores de projetos para a retomada e modernização tecnológica da indústria, defasada em nível internacional devido à falta de investimentos. Esse financiamento deverá estar atrelado a metas concretas de melhoria da competitividade nos mercados internacionais e a metas de sustentabilidade social e ambiental, inclusive de redução de emissão de CO2. É preciso que as autoridades monetárias voltem a ter capacidade de, se necessário, usar suas taxas para favorecer o investimento e o esforço contracíclico, além de privilegiar setores e atividades que sejam intensivos em benefícios para toda economia. Também é importante priorizar o apoio aos pequenos negócios e às médias, pequenas e microempresas;

• Fortalecimento do serviço público nacional, respeitando e valorizando os direitos das servidoras e servidores, buscando desfazer privilégios acumulados no último período, em especial no Judiciário e nas Forças Armadas, assim como a recuperação da capacidade indutora e de planejamento do Estado Brasileiro;

• Modernização de modelos de implementação de políticas públicas, atualizando-os face aos desafios e oportunidades associados aos novos padrões técnicos da era do conhecimento e a avanços do processo de reconstrução do Estado.

• Tomada de medidas imediatas de combate à fome e à insegurança alimentar e nutricional;

• Retomada da política de valorização do salário mínimo;

• Revisão das Reformas Trabalhista e Previdenciária com base na negociação entre trabalhadores, empresários e governo;

• Suporte técnico e financiamento da agricultura familiar, implementação de uma reforma agrária agroecológica, estabelecimento de estoques reguladores e comercialização dos produtos visando à redução da carestia, à garantia da segurança alimentar e à melhoria da renda dos pequenos produtores rurais;

• Incentivo à economia solidária, ao associativismo, ao cooperativismo, aos arranjos produtivos locais e projetos de desenvolvimento territorial urbano e rural;

• Garantia do acesso aos direitos humanos, ao trabalho e a uma vida decente. Combate ao racismo, ao sexismo e ao patriarcado, criando medidas afirmativas e mecanismos institucionais para que pessoas e grupos discriminados possam superar a pobreza e ter acesso a trabalho e existência dignos;

• Revisão da política de paridade de preços internacionais dos combustíveis por intermédio da retomada da produção nacional de derivados de petróleo, fortalecendo a Petrobras como uma empresa de energia indutora do crescimento e desenvolvimento nacional;

• Retomada do controle estatal da Eletrobrás e da priorização da expansão de energias renováveis, mantendo o setor público no controle da matriz energética do país;

• Desenvolvimento de uma política ambiental comprometida com a sociobiodiversidade, a defesa do meio ambiente e a solução das questões climáticas, garantindo a os direitos dos povos originários definidos constitucionalmente e o reconhecimento de seus conhecimentos, aderente às medidas de proteção das riquezas naturais do país. Apresentação de plano de transição justa para uma economia verde, baseado na biotecnologia, indústria 4.0, internet das coisas, promovendo mudanças no atual padrão de mobilidade urbana, e buscando a recuperação de áreas degradadas e do complexo industrial da saúde;

• Forte aumento do investimento em ciência, tecnologia e inovação mirando os patamares observados nos países desenvolvidos;

• Garantia de um olhar estratégico para o desenvolvimento regional, em especial para a Amazônia e o Nordeste, com caráter de inclusão e redução das desigualdades, mas também de integração dentro de um projeto nacional de desenvolvimento, a partir dos próprios potenciais regionais. Fundamental aqui também retomar as negociações com Estados e Municípios, no que tange à dívida pública, buscando tornar mais justa e sustentável a situação financeira dos níveis subnacionais;

• Retomar e fortalecer a integração regional por intermédio do Mercosul e a expansão do processo na América do Sul e no conjunto da América Latina e Caribe;

• Revisão da política externa de forma a recuperar o protagonismo do País nos organismos e fóruns internacionais e na cooperação sul-sul, especialmente com os países da América Latina, da África, da Ásia, assim como resgatar e fortalecer os laços com os BRICS.

Nós, economistas, que subscrevemos este manifesto, temos clareza de que o retorno do Brasil a uma trajetória de progresso civilizatório passa, necessariamente, pela eleição da chapa Lula-Alckmin no primeiro turno das eleições gerais. Também é fundamental votarmos para governadores, senadores e deputados federais e estaduais que se oponham firmemente ao governo de Jair Bolsonaro e estejam alinhados com a defesa permanente da democracia, do Estado de Direito e da Constituição Federal de 1988.

República Federativa do Brasil, 13 de junho de 2022.



Assinam:



1. Luiz Gonzaga Belluzzo - SP
2. Tânia Bacelar - PE
3. Helena Lastres - RJ
4. Jean Paul Prates - RN
5. José Sérgio Gabrielli de Azevedo - BA
6. Luiz Carlos Bresser-Pereira -SP
7. Rosa Maria Marques - SP
8. Otaviano Canuto - EUA
9. Antônio Corrêa de Lacerda - SP
10. Sulamis Dain - RJ
11. Renan Filho - AL
12. Claudio Alberto Castelo Branco Puty - PA
13. Hildete Pereira de Melo - RJ
14. Tiago Oliveira - Portugal
15. Julia Braga - RJ
16. Clélio Campolina Diniz - MG
17. Rogério Studart - EUA
18. Márcio Pochman - SP
19. Magda Biavaschi - SP
20. Maurício Borges Lemos - MG.
21. Ladislau Dowbor - SP
22. Uallace Moreira Lima - Coreia do Sul
23. Ana Cláudia Arruda - PE
24. Pedro Rossi - SP
25. Flávia Vinhaes - RJ
26. Guilherme Santos Mello - SP
27. Paulo Nogueira Batista Júnior - SC
28. Luiz Fernando de Paula - RJ
29. Ricardo Carneiro - SP
30. José Raimundo Barreto Trindade – PA
31. Tânia Cristina Teixeira – MG
32. Denise Kassama – AM
33. João Hallak Neto - RJ
34. Leda Paulani - SP
35. Esther Dweck - RJ
36. José Eduardo Cassiolato - RJ
37. Margarida Baptista - Portugal
38. Ricardo Bielschowsky -RJ
39. José Ricardo Wendling - AM
40. Teresa Campello - SP
41. Lidice da Mata - BA
42. Virgilio Guimarães - MG
43. Edson Machado Monteiro - DF
44. Dercio Garcia Munhoz – DF


45

Clóvis Alves de Melo e Silva

AC


46

Edmar Batistela Toneli

AC


47

Marcela Sarkis Sopchaki

AC


48

Mário Jorge da Silva Fadell

AC


49

Tony John de Oliveira

AC


50

Agnaldo Quintela dos Santos

AL


51

Alonso Barros da Silva Junior

AL


52

Anderson Henrique dos Santos Araújo

AL


53

Cícero Péricles Carvalho

AL


54

Cid Olival Feitosa

AL


55

Diana Lima

AL


56

Dilson Renan de Souza

AL


57

Emanuel Lucas de Barros

AL


58

Fábio Guedes Gomes

AL


59

Flávio José Domingos

AL


60

Francisco José Peixoto Rosário

AL


61

Guilherme Lopes

AL


62

Lailla Nayara Alves de Brito Soares

AL


63

Luan Gomes da Silva

AL


64

LUCIANA CAETANO DA SILVA

AL


65

Maurílio Procópio Gomes

AL


66

Mirabel Silva dos Santos

AL


67

Paula Ruana do Carmo Ferreira

AL


68

Pedro Ivo Moraes de Souza

AL


69

Roberto Resende Simiqueli

AL


70

Rômulo Batista Sales

AL


71

Sandra Cavalcante Dias

AL


72

Umbelino Oliveira de Andrade

AL


73

Valber Gregory Barbosa Costa Bezerra Santos

AL


74

Verônica N. Brito Antunes

AL


75

Victor Emmanuel Feitosa Hortencio

AL


76

Alcides Saggioro Neto

AM


77

Aldemir De Carvalho Caetano Júnior

AM


78

Armando Clovis Marques de Souza

AM


79

Celso Augusto Torres do Nascimento

AM


80

Cleísa Bessa

AM


81

Farid Mendonça Júnior

AM


82

Francisco Ednaldo Praciano

AM


83

Inaldo Seixas Cruz

AM


84

Jose da Silva Sobral

AM


85

Paulo Rodrigues dos Santos

AM


86

Charles Achcar Chelala

AP


87

Cláudia Chelala

AP


88

Jadson Luís Rebelo Porto

AP


89

Lucia Tereza Ribeiro do Rosario

AP


90

Ana Cristina Cerqueira

BA


91

Ana Georgina da Silva Dias

BA


92

Ana Lúcia de Miranda Costa

BA


93

Ana Maria Ferreira Menezes

BA


94

Andréa Costa Magnavita

BA


95

Andreia Andrade dos Santos

BA


96

Angela Brasileiro

BA


97

Antonio Rosevaldo Ferreira da Silva

BA


98

Carmem Lucia Castro Lima

BA


99

Chirley Vanuyre Vianna Cordeiro

BA


100

Claudia Monteiro Fernandes

BA


101

Cristina Mascarenhas

BA


102

Daniel Alem

BA


103

Denilson Geraldo Sampaio Rehem

BA


104

Dilton de Souza Campos Filho

BA


105

Elizabeth Oliveira

BA


106

Ely de Oliveira Rosa Pimenta

BA


107

Euclides Santos Bittencourt

BA


108

Fábio Di Natale Guimarães

BA


109

Flávia Santana Rodrigues

BA


110

Frederico Fernandes de Souza

BA


111

Frederico Torres da Silva

BA


112

Gerard Coelho

BA


113

Gilca Garcia de Oliveira

BA


114

Glaucia Campregher

BA


115

Ivo Costa Novais

BA


116

José dos Santos Costa

BA


117

José Nelio Monteiro Corsini

BA


118

José Rubens Monteiro Teixeira

BA


119

Lavínia Maria de Moura Ferreira

BA


120

Lícia Maria França Cardoso

BA


121

Lielso Antonio de Almeida Coelho

BA


122

Lourival Moura

BA


123

Luiz Filgueiras

BA


124

Manoel Justiniano Melo da Fonseca

BA


125

Marcia da Silva Pedreira

BA


126

Maria Bernadete Pereira Bezerra

BA


127

Maria Christina Cunha de Carvalho

BA


128

Maria Emilia Marques Aldonce

BA


129

Marileide Alves da Silva

BA


130

Maryanna Nascimento de Oliveira Silva

BA


131

Nicia Moreira

BA


132

Paulo Dantas da Costa

BA


133

Paulo de Tarso Guedes de Brito Costa

BA


134

Paulo Henrique de Almeida

BA


135

Ranieri Muricy Barreto

BA


136

Reginaldo Souza Santos

BA


137

Renildo Souza

BA


138

Romeu Temporal

BA


139

Sarah Farias Andrade

BA


140

Sidney Guilherme Chaves Junior0

BA


141

Solange Doria Marques de Santana

BA


142

Thiago dos Santos Xavier

BA


143

Vitor Antônio Pereira Lemos

BA


144

Elias de Oliveira Sampio

BA


145

Aécio Alves de Oliveira

CE


146

Alfredo José Pessoa de Oliveira

CE


147

Andre Macedo

CE


148

André Vasconcelos Ferreira

CE


149

Antônio Alberto Teixeira

CE


150

Elton Eduardo Freitas

CE


151

Fabio Maia Sobral

CE


152

Fatima Gondim Farias

CE


153

Fernando Pires

CE


154

João Cezar Barbosa de Assis

CE


155

Kleber Silveira

CE


156

Marcelo Lettieri

CE


157

Marcos Antônio Vieira de Castro

CE


158

Maria Neura Antunes

CE


159

Raimundo Barroso Pimentel

CE


160

Reginaldo de Aguiar Silva

CE


161

Roberto Smith

CE


162

Sergio Gonçalves dos Santos Junior

CE


163

Silvana Parente

CE


164

Acilino Ribeiro

DF


165

Adelina Maria Melo Feijão

DF


166

Adroaldo Quintela

DF


167

Afonso Magalhães

DF


168

Alex Rabelo Machado

DF


169

Alexandre Ribeiro Motta

DF


170

André Calixtre

DF


171

Andre Cavalcanti

DF


172

Andrea Barreo de Paiva

DF


173

Antonio Carlos Filgueira Galvão

DF


174

Antonio Ibiapina Parente

DF


175

Antônio Sérgio Borba Cangiano

DF


176

Aristides Monteiro Neto

DF


177

Austregesilo Ferreira de Melo

DF


178

Benjamim Bandeira Filho

DF


179

Bruno Moretti

DF


180

Carla Naves

DF


181

Carlos Alberto Ferreira Lima

DF


182

Carlos Alvares da Silva Campos Neto

DF


183

Carlos Eduardo Flores

DF


184

Caroline Teixeira Jorge

DF


185

Celia Vieira

DF


186

Célio L. Paulo

DF


187

Cezar Santos Alvarez

DF


188

Claudio Antônio de Almeida

DF


189

Clovis Scherer

DF


190

Daniel Moura da Costa Teixeira

DF


191

Daniela Freddo

DF


192

David Deccache

DF


193

Deise Maria Bourscheidt

DF


194

Edmar Rodrigues de Abreu

DF


195

Edson Machado Monteiro

DF


196

Edson Raimundo dos Santos Filho

DF


197

Eduardo B. Viotti

DF


198

Eduardo Fernandez Silva

DF


199

Eduardo Rodrigues da Silva

DF


200

Emilio Chernavsky

DF


201

Enid Rocha Andrade da Silva

DF


202

Enio Carlos M. Souza

DF


203

Esther Bemerguy de Albuquerque

DF


204

Evilasio da Silva Salvador

DF


205

Fernanda Valada Machado

DF


206

Fernando Fellows Dourado

DF


207

Fernando Muro Martinez

DF


208

Flavio Cruvinel Brandão

DF


209

Flavio Lucio Correa de Faria

DF


210

Flavio Tavares de Lyra

DF


211

Flávio Teixeira Barbosa

DF


212

Francisco Carneiro De Filippo

DF


213

FREDerico Rocha Ribeiro

DF


214

Gerti Egler

DF


215

Gilson Duarte Ferreira dos Santos

DF


216

Guidborgongne Carneiro Nunes da Silva

DF


217

Guilherme Costa Delgado

DF


218

Gustavo Falcao Silva

DF


219

Henrique César da Silva Gómez

DF


220

Ingo Antonio Luger

DF


221

Ivanilson Guimarães

DF


222

Jales Dantas da Costa

DF


223

Janice Campos da Câmara

DF


224

Jefferson D'Avila de Oliveira

DF


225

João Carvalho Leal

DF


226

Joaquim Andrade

DF


227

Jorge Abrahão de Castro

DF


228

José Carlos Peliano

DF


229

José Celso Cardoso Jr.

DF


230

José Geraldo França Diniz

DF


231

José Luis da Costa Oreiro

DF


232

José Luiz Lobo Paiva

DF


233

José SantAna

DF


234

Júlia Alves Marinho Rodrigues

DF


235

Juliano Musse

DF


236

Júlio Miragaya

DF


237

Kalinka Martins da Silva

DF


238

Lauro Henrique Guimarães Corrêa

DF


239

Leandro Freitas Couto

DF


240

Leopoldo Costa Junior

DF


241

Lorena Siva Brandao

DF


242

Luana Pinheiro

DF


243

Lucca Henrique G Rodrigues

DF


244

Luciana Mendes

DF


245

Luciana Resende

DF


246

Luciano Pereira da Silva

DF


247

Ludmila Luísa Tavares e Azevedo

DF


248

Luís Eduardo Montenegro Castelo

DF


249

Luis Otávio R. Cunha

DF


250

Luise Gonçalves Villares

DF


251

Luiz Alberto Vieira

DF


252

Manuel José Forero Gonzalez

DF


253

Marcelo Galiza Pereira de Souza

DF


254

Márcio Gimene

DF


255

Marcos Maia Antunes

DF


256

Maria Cristina de Araújo

DF


257

Maria das Graças Batista de Carvalho

DF


258

Maria de Lourdes Rollemberg Mollo

DF


259

Maria Luiza Falcao Silva

DF


260

Maria Martha de Menezes Costa Cassiolato

DF


261

Mario Luiz Machado

DF


262

Mário Theodoro

DF


263

Marlene Libardoni

DF


264

Matuzalem Silva de Albuquerque

DF


265

Maurício Galinkin

DF


266

Max Leno de Almeida

DF


267

Ademar Kiotoshi Sato (Monge Sato)

DF


268

Mônica Beraldo

DF


269

Moyses Aparecido Berndt

DF


270

Nair Tuboiti

DF


271

Nathalie Beghin

DF


272

Nhanja Ribeiro de Araujo

DF


273

Noely Antônio de Douza

DF


274

Odilon Nunes Botelho Junior

DF


275

Paulo Cezar Mendes Ramos

DF


276

Paulo du Pin Calmon

DF


277

Paulo Kliass

DF


278

Paulo Rodrigues Mendes

DF


279

Pedro Assumpção Alves

DF


280

Pedro César Batista

DF


281

Pedro Garrido

DF


282

Pedro Rodrigues de Sousa Martins

DF


283

Persio Davison

DF


284

Regina Coeli Pellicano

DF


285

Reinaldo Felipe dos Santos.

DF


286

Ricardo Berzoini

DF


287

Ricardo Karam

DF


288

Ricardo Laclau Fialho de Mello

DF


289

Ricardo Silva Azevedo Araujo

DF


290

Richard Wilson Borrozine de Siqueira

DF


291

Roberto Bocaccio Piscitelli

DF


292

Roberto Conceição dos Santos

DF


293

Rodrigo Luis Comini Curi

DF


294

Rogério José Dias

DF


295

Rogério Luiz Ferreira

DF


296

Ronaldo Coutinho Garcia

DF


297

Rosa C S Pinheiro

DF


298

Rosana do Carmo Nascimento Guiducci

DF


299

Rosane de Almeida Maia

DF


300

Roseli Faria

DF


301

Samuel Pinheiro Guimarães Neto

DF


302

Samy Kopit

DF


303

Sandra Regina Leitão da Silva

DF


304

Sara Tavares Alves da Costa

DF


305

Sérgio Farias de Albuquerque

DF


306

Sérgio Luiz de Miranda Rodrigues

DF


307

Tania Paula Santana

DF


308

Tereza Pozzeti

DF


309

Thereza Chistina de Alencar Silveira.

DF


310

Ubajara Berocan Leite

DF


311

Valéria Moraes

DF


312

Valéria Rezende de Oliveira

DF


313

Vânia Maria da Costa Souza

DF


314

Vinícius Amaral

DF


315

Vinícius Silva

DF


316

Vitor Dotta

DF


317

Weslley Dourado da Silva

DF


318

Wilnês Henrique

DF


319

Flauzino Antunes Neto

DF


320

Luiz Fenelon Pimentel Barbosa

DF


321

Roberto Muniz Barretto de Carvalho

DF


322

Tiago Moraes Silva

DF


323

Vitor Sarno

DF


324

Alain Herscovici

ES


325

Ana L F Bottecchia

ES


326

Arlindo Villaschi Filho

ES


327

Daniel Sampaio

ES


328

Ednilson Silva Felipe

ES


329

Ercilia Bueno Bassani

ES


330

Érika de Andrade Silva Leal

ES


331

Eulália Enise Cardoso

ES


332

Guilherme Henrique Pereira

ES


333

Guilherme Narciso de Lacerda

ES


334

Heldo Siqueira

ES


335

José Antonio Bof Buffon

ES


336

Leonardo Dadalto

ES


337

Maria Celeste Ribeiro Pupa

ES


338

Patricia Leslie Barragan Macêdo

ES


339

Robson Antonio Grassi

ES


340

Rogério Casotti Lira

ES


341

Rômulo Gama Ferreira

ES


342

Sebastião José Balarini

ES


343

Victor Nunes Toscano

ES


344

Ricardo Silveira da Paixão

ES


345

Rosa Freire d'Aguiar

França


346

Aline Seabra de Medeiros

GO


347

Ana Maria Souza e Silva

GO


348

Ângelo Cavalcante

GO


349

Aristides Moyses

GO


350

Breno Nahuel Freneau

GO


351

Carlos Alberto F. de Sousa

GO


352

Carlos Augusto Costa de Souza

GO


353

Carlos Daniel França de Araújo

GO


354

Cíntia Aparecida Dias

GO


355

Edmundo Magela Carneiro

GO


356

Eduardo Rodrigues da Silva

GO


357

Elcileni de Melo Borges

GO


358

Everaldo Leite da Silva

GO


359

Flávia Fernandes Ramos Cavalcante Macêdo

GO


360

João Gabriel de Araujo Oliveira

GO


361

Kerssia Preda Kamenach

GO


362

Leila Rezende Brito

GO


363

Lília de Fátima Pena Monteiro

GO


364

Luis Carlos Ferreira Gomes

GO


365

Marcelino de Carvalho Santana

GO


366

Marcelo Moreira

GO


367

Marcos Bittar Haddad

GO


368

Maria Idelma Vieira D'Abadia

GO


369

Ranon Bento

GO


370

Raphael Teles Oliveira

GO


371

Sebastião Ribeiro

GO


372

Sergio Duarte de Castro

GO


373

Sergio Fornazier Meyrelles Filho

GO


374

Tamires Almeida Santos

GO


375

Valdir Specian

GO


376

Weslei Garcia de Paulo

GO


377

Alfredo Saad Filho

Inglaterra


378

Maria Lucia Falcón

La Rioja


379

Frednan Bezerra dos Santos

MA


380

Gianna Beatriz Cantanhede Rocha de Lima

MA


381

Gustavo de Sousa Cardozo Costa

MA


382

Jadson Pessoa

MA


383

Jhonatan Almada

MA


384

João Carlos Souza Marques

MA


385

Jomar Fernandes

MA


386

José Tavares Bezerra Júnior

MA


387

Liana dos Santos Gonçalves de Souza

MA


388

Marcus Antonio Gomes Douza

MA


389

Mariana Carneiro Corrêa Nascimento

MA


390

Raimundo Borges de Souza Júnior

MA


391

Ricardo Zimbrão Affonso de Paula

MA


392

Rodolfo Francisco Soares Nunes

MA


393

Thiago Melo Antoniolli

MA


394

Adinam Franco

MG


395

Alessandra Kely da Silva

MG


396

Alexandre da Silva Andrade

MG


397

Alexandre Martins

MG


398

Alvaro Ramalho Junior

MG


399

Ana Luiza Nabuco

MG


400

André H. De Brito Veloso

MG


401

Antonio Cesar Ortega

MG


402

Antonio de Padua Ubirajara e Silva

MG


403

Antônio Luiz Bernardes

MG


404

Antonio Manoel Mendonça de Araujo

MG


405

Ari de Oliveira Zenha

MG


406

Bruna Matos de Carvalho

MG


407

Camila Lins

MG


408

Candido Luiz de Lima Fernandes

MG


409

Carla de Barros Reis

MG


410

Carolina Rocha Batista

MG


411

Cid Botelho

MG


412

Clauder Vianini Cesar

MG


413

Cláudia Maria Ribeiro Teixeira

MG


414

Cleber Maia

MG


415

Cornélia de Carvalho Vidigal

MG


416

Davyson D. G. Barbosa

MG


417

Diogo Oliveira Santos

MG


418

Eduardo Nunes Guimarães

MG


419

Eli Iola Gurgel Andrade

MG


420

Eliane Calaes

MG


421

Elvis Wellington de Melo

MG


422

Erica Cristina Alves Ouverney

MG


423

Eugenio Eduardo Cunha Gomes

MG


424

Eulália Alvarenga

MG


425

Evandro Xavier Gomes

MG


426

Ezequiel Henrique Rezende

MG


427

Fágner João Maia Medeiros

MG


428

Fernando Batista Pereira

MG


429

Fernando Damata Pimentel

MG


430

Flavio Moreno

MG


431

Frederico G. Jayme Jr

MG


432

Gabriela Felipe Martins

MG


433

Gelton Pinto Coelho Filho

MG


434

Geraldo Vasconcelos

MG


435

Glauco Manuel dos Santos

MG


436

Gustavo Aguiar

MG


437

Gustavo Britto

MG


438

Henrique Couto Teixeira

MG


439

Hugo da Gama Cerqueira

MG


440

João Antônio de Paula

MG


441

João Baptista Santiago Neto

MG


442

João Bosco Rodrigues

MG


443

Jonas da Silva Henrique

MG


444

José Artur dos Santos Ferreira

MG


445

José Maria dos Santos Junior

MG


446

José Mauro Silva

MG


447

José Rubens Damas Garlipp

MG


448

Jucirlei Antonio Martins Nazario

MG


449

Leonardo Fares Menhem

MG


450

Leonardo Pontes Guerra

MG


451

Lourival Batista de Oliveira Júnior

MG


452

Lucas Rodrigues Espeschit

MG


453

Luci Rodrigues Espeschit

MG


454

Luciano Dias de Carvalho

MG


455

Luiza Marilac de morais

MG


456

Manoel Procópio Júnior

MG


457

Marcelo Pereira de Mendonça

MG


458

Márcio Favilla Lucca de Paula

MG


459

Marcio Gomes

MG


460

Marco Antonio Alves

MG


461

Marco Aurélio Costa

MG


462

Marco Aurélio Loureiro

MG


463

Marco Flavio da Cunha Resende

MG


464

Marco Tulio Silva

MG


465

Maria de Fátima Lage Guerra

MG


466

Maria Eloiza Duarte

MG


467

Maria Jose Silveira Pessoa

MG


468

Maria Luíza Sousa Araújo

MG


469

Maria Piedade Sarmento Mendes

MG


470

Marisa dos Reis A. Botelho

MG


471

Mônica Lucchesi Batista

MG


472

Niemeyer Almeida Filho

MG


473

Nikolas Passos

MG


474

Otávio Silva Camargo

MG


475

Paulo César Machado Feitosa

MG


476

Paulo Couto Teixeira

MG


477

Paulo Roberto Paixão Bretas

MG


478

Pedro Pettersen

MG


479

Regina Froes Dolabela

MG


480

Ricardo Fonseca Rabelo

MG


481

Rodrigo Botelho Campos

MG


482

Rosangela de Castro Pimentel

MG


483

Sérgio Eustáquio Bastos Lins

MG


484

Suzana Ferreira de Alvarenga

MG


485

Thales Nogueira

MG


486

Valquiria Assis

MG


487

Vanessa Petrelli Corrêa

MG


488

Weslley Cantelmo

MG


489

Breno Leandro do Carmo Correa

MG


490

Italo do Nascimento Mendonça

MG


491

Luis Otavio de Abreu Reiff

MG


492

Marcelo Sartorio Loural

MG


493

Ido Michels

MS


494

Ágada Maria Werner

MT


495

Antonino Gomes Paixão

MT


496

Elizabete Maria da Silva

MT


497

Leonardo Orlando Campos de Aguiar

MT


498

Luís Otávio Bau Macedo

MT


499

Melre Lima

MT


500

Ney Lared Reynaldo

MT


501

Nilmara Meireles Fonseca

MT


502

Paulo Alberto dos Santos Vieira

MT


503

Reginaldo Conceiçao Amorim

MT


504

Alberto Ferreira Puty

PA


505

Camila Augusta Brito Correa

PA


506

Carlos Eduardo Rodrigues Martins

PA


507

Carlos Sousa

PA


508

Cassiano Figueiredo Ribeiro

PA


509

Celeste Lourenço

PA


510

Clayton Douglas Chagas de Oliveira

PA


511

Danilo Araújo Fernandes

PA


512

Emerson Beltrão

PA


513

Eunice Léa de Moraes

PA


514

Fernando Nogueira

PA


515

Gabriela Balduino Moreira

PA


516

Gedson Thiago do Nascimento Borges

PA


517

Giancarlo Frabetti

PA


518

Giliad de Souza Silva

PA


519

Harley Silva

PA


520

Helio Santana Mairata Gomes

PA


521

João Alfredo de Arruda Gonçalves

PA


522

João Claudio Tupinamba Arroyo

PA


523

Jonatas Rebelo da Silva

PA


524

José Nazareno Araújo dos Santos

PA


525

Juliana Carvalho Brandão

PA


526

Jurandir Santos de Novaes

PA


527

Kellyta lira da silva

PA


528

Larissa Steiner Chermont

PA


529

Leonardo Melo

PA


530

Lucas Rodrigues

PA


531

Luís Flávio Maia Lima

PA


532

Maria Lucia Urban

PR


533

Mário Tito Barros Almeida

PA


534

Nathalya Rocha de Sousa

PA


535

Patricksandre Oliveira da Silva

PA


536

Pedro Carlos Refkalefsky Loureiro

PA


537

Pedro Neves de Castro

PA


538

Raimundo Jorge Pires Bastos

PA


539

Ricardo Bruno Nascimento dos Santos

PA


540

Roose de Fátima da Silva Rosa

PA


541

Roseane Freitas Nicolau

PA


542

Sandro Augusto Viégas Leão

PA


543

Sérgio Ricardo da Conceição Ribeiro

PA


544

Sonia Maria Fonseca Gama

PA


545

Valcir Bispo Santos

PA


546

Vando Vidal de Oliveira Rêgo

PA


547

Afranio Garcia

Paris


548

Marilza de Melo Foucher

Paris


549

Águida Cristina Santos Almeida

PB


550

Carlos Antonio da Silva

PB


551

Daniel Guerra

PB


552

Ernesto Luiz Batista Filho

PB


553

Geraldo Medeiros Júnior

PB


554

Johnatan Rafael Santana de Brito

PB


555

Jorge Souza Alves

PB


556

Leiliam Cruz

PB


557

Luíza Dantas de Souza Lima Teixeira

PB


558

Matinho leal Campos

PB


559

Paulo Fernando Moura Bezerra Cavalcanti Filho

PB


560

Renato Silva de Assis

PB


561

Salene Leite Chaves

PB


562

Jonas Pereira de Oliveira Júnior

PB


563

Luciana Carvalho de Oliveira

PB


564

Marcelo Eduardo Farias de Brito

PB


565

Marilia Medeiros de Araújo

PB


566

Abilio Santos de Oliveira

PE


567

Abraham Benzaquem Sicsu

PE


568

Ana Carolina Wanderley Beltrão

PE


569

Ana Cristina Fernandes

PE


570

Ana Isabel Bezerra Cavalcanti

PE


571

Ana Monteiro Costa

PE


572

André Luiz de Miranda Martins

PE


573

André Morais

PE


574

Angelo Antonio Paula da Cunha

PE


575

Antônio Alfredo Oliveira Lima de Menezes Júnior

PE


576

Brenno Cesar Gomes de Almeida

PE


577

Carolina de Castro Marques

PE


578

Diógenes Sócrates Robespierre de Sá

PE


579

Elísio Ferreira Guedes

PE


580

Enildo Meira de Oliveira Júnior

PE


581

Ernani Brasil

PE


582

Fernanda Ferrario

PE


583

Filipe Reis Melo

PE


584

Flavio Valdesz Martins Da Silva

PE


585

Francisco Oliveira

PE


586

Frederico Katz

PE


587

Geraldo Francisco da Silva Junior

PE


588

Ielyson José Rodrigues de Melo

PE


589

Jackeline Teixeira Natal

PE


590

João Albuquerque da Silva

PE


591

João Henrique Ferreira Tavares de Melo

PE


592

João Policarpo R. Lima

PE


593

Jose Farias Gomes Filho

PE


594

José Luiz Alves

PE


595

José Valdecy Guimarães Júnior

PE


596

Julia Vasconcelos Neves

PE


597

Keynis Cândido de Souto

PE


598

Lautemir Canel

PE


599

Lilia Maria Pinto Gondim

PE


600

Maria Bernadete Leal Campos

PE


601

Maria do Socorro Tito Rocha

PE


602

Maria Tereza Cavalcanti Cabral

PE


603

Milena Prado

PE


604

Monaliza de Oliveira Ferreira

PE


605

Osmil Torres Galindo Filho

PE


606

Rodolfo Guimarães Regueira da Silva

PE


607

Romilson Marques Cabral

PE


608

Sandro Prado

PE


609

Teresa Cristina Medeiros Pereira de Carvalho

PE


610

Uranilson Carvalho

PE


611

Valdeci Monteiro

PE


612

Zulmira Monteiro

PE


613

Débora Tito

PE


614

Clarissa Flávia Santos Araújo

PI


615

Deusval Lacerda de Moraes

PI


616

Emidio Marques de Matos Neto

PI


617

Fernanda Rocha Veras e Silva

PI


618

Fernando Galvão

PI


619

Francisco Prancacio Araújo de Carvalho

PI


620

João Victor Souza da Silva

PI


621

José Edson Rodrigues Júnior

PI


622

Raimundo Pereira de Sousa Filho - PI

PI


623

Rebeca Maria Nepomuceno Lima

PI


624

Solimar Oliveira

PI


625

Teresinha de Jesus Ferreira da Silva

PI


626

Valdinar Marinho de Sousa

PI


627

Alencar d’Avila Magalhães

Portugal


628

Rui Jorge de Ramos Moreira de Sá

Portugal


629

Alan Ianke dos Santos

PR


630

Alysson Carlos Fand

PR


631

Angela Welters

PR


632

Arion de Santana

PR


633

Carlos Artur Krüger Passos

PR


634

Carlos Eduardo Caldarelli

PR


635

Cristina Sturmer dos Santos

PR


636

Demian Castro

PR


637

EDUARDO MOREIRA GARCIA

PR


638

Eliane Araújo

PR


639

Eron José Maranho

PR


640

Fabiano Silva

PR


641

Felipe Almeida

PR


642

Flávio Gonçalves

PR


643

Françoise de Lima

PR


644

Gabriel Porcile

PR


645

Gerson Vieira Guimarães

PR


646

Gina G. Paladino

PR


647

Hugo Carcanholo Iasco Pereira

PR


648

Janete Stoffel

PR


649

João Alfredo de Arruda Gonçalves

PR


650

José Maria Ramos

PR


651

José Moraes Neto

PR


652

Juarez Varallo Pont

PR


653

Junior Garcia

PR


654

Katy Maia

PR


655

Lenita Marques

PR


656

Liana Carleial

PR


657

Liliane Vilanova Costa da Silva

PR


658

Luciano Luiz Manarin D’Agostini

PR


659

Lucir Reinaldo Alves

PR


660

Manuela Salau Brasil

PR


661

Mara Lucy Castilho

PR


662

Maria Luiza M S Marques Dias

PR


663

Mariano Macedo

PR


664

Marley Deschamps

PR


665

Mirian Beatriz Schneider

PR


666

Pablo Sergio Mereles Ruiz Diaz

PR


667

Ricardo Cifuentes

PR


668

Rodolfo Coelho Prates

PR


669

Rodrigo Gomes Marques Silvestre

PR


670

Sandro Silva

PR


671

Sérgio Guimarães Hardy

PR


672

Sinival Osorio Pitaguari

PR


673

Victor Hugo Martins Agudo Romão

PR


674

Wagner Wiliam da Silva

PR


675

Walter Tadahiro Shima

PR


676

Alexandre Salvador Werri

PR


677

Cid Cordeiro Silva

PR


678

Janis Berzins

Riga


679

Adhemar Mineiro

RJ


680

Adriana Vassallo Martins

RJ


681

Adriano Vilela Sampaio

RJ


682

Agnes De Freitas Melo Levorato

RJ


683

Alexis Toribio Dantas

RJ


684

Ana Luísa de Oliveira Castro Carneiro

RJ


685

Anderson Oriente

RJ


686

Andre De Melo Modenesi

RJ


687

André Luiz Silva de Souza

RJ


688

André Nassif

RJ


689

André Simões

RJ


690

Angela Fontes

RJ


691

Antonio dos Santos Magalhães

RJ


692

Antonio José Alves Junior

RJ


693

Artemisia Moreira da Rocha

RJ


694

Barbara Cobo Soares

RJ


695

Bárbara Cristina Vicente Fernandes

RJ


696

Beatriz Cavalcante de Oliveira Barros

RJ


697

Beatriz Meirelles

RJ


698

Betty Nogueira Rocha

RJ


699

Camila Chaves Abuche

RJ


700

Caren Freitas de Lima

RJ


701

Carla Adriana Meneses da Rocha

RJ


702

Carlos Alberto Gadelha

RJ


703

Carlos Alberto Oliveira Lima

RJ


704

Carlos Antônio Brandão

RJ


705

Carlos Fidelis Ponte

RJ


706

Carlos Henrique Tibiriçá Miranda

RJ


707

Carlos Ocké

RJ


708

Carlos Pinkusfeld Bastos

RJ


709

Carlos Vidotto

RJ


710

Carmem Feijo

RJ


711

Carmen de Jesus Garcia

RJ


712

Carmen Lucia Evangelho Lopes

RJ


713

Cecília Lustosa

RJ


714

Cesar Homero Fernandes Lopes

RJ


715

Cezar Augusto Mirands Guedes

RJ


716

Cinthia Rodrigues de Oliveira

RJ


717

Cinthya Cordeiro Magalhães

RJ


718

Clara Torma

RJ


719

Claudia Beatriz Le Cocq

RJ


720

Claudio L. S. Toledo

RJ


721

Clician do Couto Oliveira

RJ


722

Cloviomar Cararine Pereira

RJ


723

Cristiane Garcez

RJ


724

Cristina Lemos

RJ


725

Danilo Pitarello Rodrigues

RJ


726

David Rodrigues

RJ


727

Deborah Werner

RJ


728

Denise Guichard Freire

RJ


729

Denise Lobato Gentil

RJ


730

Diego da Silveira Bastos

RJ


731

Dulce Corrêa Monteiro Filha

RJ


732

Eduardo Costa Pinto

RJ


733

Eduardo Luiz de Mendonça

RJ


734

Eduardo Nunes

RJ


735

Eduardo Scaletsky

RJ


736

Elvio Gaspar

RJ


737

Euler Oliveira Cardoso da Costa

RJ


738

Eustaquio Reis

RJ


739

Fabiano Escher

RJ


740

Fernanda Feil

RJ


741

Fernando de Aquino Fonseca Neto

RJ


742

Fernando Freitas

RJ


743

Flávia Vinhaes

RJ


744

Flaviana Candido Oliveira

RJ


745

Flávio Miranda

RJ


746

Francisco Soriano de Souza Nunes

RJ


747

Georges Flexor

RJ


748

Glauber Cardoso Carvalho

RJ


749

Gloria Maria Moraes da Costa

RJ


750

Guilherme Soares Ferreira

RJ


751

Guilherme Weber

RJ


752

Gustavo Souto de Noronha

RJ


753

Gustavo Teixeira Ferreira da Silva

RJ


754

Heber dos Santos

RJ


755

Inês Patrício

RJ


756

Inessa Salomão

RJ


757

Isabela Duarte Kelly

RJ


758

Jacob Frenkel

RJ


759

João Manoel Barbosa

RJ


760

José Antonio Lutterbach Soares

RJ


761

Jose Carlos de Assis

RJ


762

José Luis Fevereiro

RJ


763

José Maldonado

RJ


764

José Ricardo de Moraes Lopes

RJ


765

Juan Pablo Painceira

RJ


766

Júlia Borges da Costa

RJ


767

Karina Kato

RJ


768

Kleyton da Costa

RJ


769

Lamounier Erthal Villela

RJ


770

Lena Lavinas

RJ


771

Lucia Helena Salgado

RJ


772

Lúcia Navegantes Bicalho

RJ


773

Luciene Gomes

RJ


774

Luis Gustavo Martins

RJ


775

Luiz Antonio Elias

RJ


776

Luiz Carlos de Sousa Santos

RJ


777

Luiz Jorge V Pessoa de Mendonça

RJ


778

Luiz Martins de Melo

RJ


779

Marcelo Miterhof

RJ


780

Marcelo Sereno

RJ


781

Marco Aurelio Cabral Pinto

RJ


782

Margarita Olivera

RJ


783

Maria Carolina Capistrano

RJ


784

Maria Gabriela von Bochkor Podcameni

RJ


785

Maria Tereza Garcia Duarte

RJ


786

Marta Skinner

RJ


787

Matheus Yoshikawa Stachissini

RJ


788

Maurício Buzanovsky

RJ


789

Mauro Cesar

RJ


790

Mauro Osorio

RJ


791

Milton de Pina Junior

RJ


792

Mônica Assunção Silva

RJ


793

Nelma Tavares

RJ


794

Nelson Delgado

RJ


795

Nelson Le Cocq

RJ


796

Orlando Ramos moreira

RJ


797

Paula Nazareth

RJ


798

Paulo Bastos Tigre

RJ


799

Paulo Henrique Furtado de Araujo

RJ


800

Paulo Jager

RJ


801

Pedro Miranda

RJ


802

Regina Célia Melo Dantas

RJ


803

Renata Curcio Valente

RJ


804

Renata Lins

RJ


805

Ricardo Bielschowsky

RJ


806

Rita Maria da Silva Passos

RJ


807

Rubia Wegner

RJ


808

Rute Imanishi Rodrigues

RJ


809

Ruth Espinola Soriano de Mello

RJ


810

Ruth Helena Dweck

RJ


811

Saulo Quadros Santiago

RJ


812

Sergio Carneiro Neumayer

RJ


813

Sergio Leite

RJ


814

Sidneia Reis Cardoso

RJ


815

Thierry Molnar Prates

RJ


816

Vanessa Teixeira

RJ


817

Victor Leonardo de Araujo

RJ


818

Wellington Leonardo da Silva

RJ


819

Alexandre Jeronimo de Freitas

RJ


820

Fernando Augusto Mansor de Matos

RJ


821

Juliana Duffles Donato Moreira

RJ


822

Marcelo Pereira Fernandes

RJ


823

Pedro R. Roquete

RJ


824

Regina Célia Melo Dantas

RJ


825

Breno Roos

RN


826

Cassiano Trovão

RN


827

Elivania Melo

RN


828

Francisco Wellington Duarte

RN


829

José Elesbão de Almeida

RN


830

Juliana Bacelar de Araújo

RN


831

Luziene Dantas de Macedo

RN


832

Maria do Livramento Miranda Clementino

RN


833

Odair Lopes Garcia

RN


834

Rebeca Marota da Silva

RN


835

Robério Paulino

RN


836

Valdênia Apolinário

RN


837

William Eufrásio Nunes Pereira

RN


838

Marcelo Fernandes

RO


839

Marcelo Henrique de Lima Borges

RO


840

Otacílio Moreira de Carvalho Costa

RO


841

Adalmir Antonio Marquetti

RS


842

Adriana Dias

RS


843

Alessandro Donadio Miebach

RS


844

Alex Leonardi

RS


845

Ana Lucia Fialho

RS


846

Andre Luis Forti Scherer

RS


847

Anelise Manganelli

RS


848

Aniger Lorena Ribeiro de Oliveira

RS


849

Ario Zimmermann

RS


850

Carlo Alberto Liedtke

RS


851

Carlos Aguedo Paiva

RS


852

Carlos Mario Guedes de Guedes

RS


853

Cassio da Silva Calvete

RS


854

César Cintra Freitas Signates

RS


855

Cristina Passos

RS


856

Daniel Consul de Antoni

RS


857

Daniel Jeziorny

RS


858

Darcy Bitencourt

RS


859

David Fialkow Sobrinho

RS


860

Eduardo Ernesto Filippi

RS


861

Elvis A. dos Santos

RS


862

Fabrício Márcio Gomes Miron

RS


863

Felipe Rodrigues da Silva

RS


864

Fernando Cavalheiro Krauzer

RS


865

Fernando Ferrari Filho

RS


866

Flavio Fligenspan

RS


867

Gentil Corazza

RS


868

Isabel Kopezinski da Silva

RS


869

Isabela Callegari

RS


870

Izabel Ruth Tamiozzo Vieira

RS


871

Jose Carlos Ferreira dos Reis

RS


872

José Francisco Kanarzveski

RS


873

José Joaquim Marchisio

RS


874

José Keniger

RS


875

Lauro Belini Ribeiro da Silva

RS


876

Lisiane F. Da Silva

RS


877

Lorena Holzmann

RS


878

Lucia Garcia

RS


879

Lucimar Fátima Siqueira

RS


880

Luis Lassance Moreira

RS


881

Luiz Augusto Estrella Faria

RS


882

Marcelo Ramos Oliveira

RS


883

Maria Alice Lahorgue

RS


884

Mark Ramos Kuschick

RS


885

Mauricio Andrade Weiss

RS


886

Octavio Augusto Camargo Conceição

RS


887

Orlando Martinelli

RS


888

Ricardo Dathein

RS


889

Rober Iturriet Ávila

RS


890

Rosa Angela Chieza

RS


891

Sérgio Alexandre Ramos González

RS


892

Dão Real Pereira dos Santos

RS


893

Ilma Borges

RS


894

Marcelo Mallet Siqueira Campos

RS


895

Volnei Piccolotto

RS


896

Alcides Goularti Filho

SC


897

Antonio Paulo Lima de Carvalho

SC


898

Arnaldo dos Santos Vaz Neto

SC


899

Carla Barreto Almeida

SC


900

Cezar Luiz Munari

SC


901

Daniel Passos

SC


902

Denise Benetti Ramirez

SC


903

Fabio Farias de Moraes

SC


904

Ivo Marcos Theis

SC


905

Jaime Cesar Coelho

SC


906

João Batista de Medeiros

SC


907

José Álvaro de Lima Cardoso

SC


908

Jose Carlos Tartaglia

SC


909

Laurileda Matos Galvão Knoll

SC


910

Lauro Mattei

SC


911

Nelson de Chueri Karam

SC


912

Sammy M. C.

SC


913

Valdir Alvim da Silva

SC


914

Valeska Nahas Guimarães

SC


915

Barbara Cecilia

SE


916

Bruno Setton Gonçalves

SE


917

Carlos Eduardo Trindade Santos

SE


918

Clea Maria Rezende

SE


919

Emerson de Sousa Silva

SE


920

Eurílio Pereira Santos Filho

SE


921

Fernanda Esperidião

SE


922

Francyelle do Nascimento Santos

SE


923

Guilherme Maia Rebouças

SE


924

Ismeralda Maria Castelo Branco do Nascimento

SE


925

Josenito Oliveira Santos

SE


926

Juarez Marques Filho

SE


927

Juliana Lago

SE


928

Júlio César Pereira Batista

SE


929

Marcelo Geovane da Cruz

SE


930

Marco Otávio dos Santos Vianna

SE


931

Ricardo Lacerda de Melo

SE


932

Ademir Figueiredo

SP


933

Aderval Rossetto

SP


934

Adilson Soares

SP


935

Adriana Marques da Cunha

SP


936

Adriana Nunes Ferreira

SP


937

Alencar Ferreira

SP


938

Aletheia Patrice Rodrigues Vieira

SP


939

Alexandre De Podestá Gomes

SP


940

Alexandre Favaro Lucchesi

SP


941

Ali Chahin

SP


942

Alisson Oliveira de Souza Carvalho

SP


943

Altair Garcia

SP


944

Ana Fernandes Xavier

SP


945

Ana Luiza D. Viana

SP


946

Ana Paula Guidolin

SP


947

Ana Rosa Ribeiro de Mendonça

SP


948

Ana Yara Paulino

SP


949

André Biancarelli

SP


950

André Galhardo Fernandes

SP


951

André Luis Campedelli

SP


952

Andre Luiz Passos Santos

SP


953

André Mellini

SP


954

Andrea Rodrigues Ferro

SP


955

Andrey Barbato

SP


956

Andri Werner Stahel

SP


957

Antonio Carlos Alves dos Santos

SP


958

Antonio Carlos de Moraes

SP


959

Antonio Carlos Lopes Granado

SP


960

Antônio Carlos Roxo

SP


961

Antonio Fernando Gomes Alves

SP


962

Antonio José Corrêa do Prado

SP


963

Ariane Alves dos Santos

SP


964

Aroldo Luiz dos Santos

SP


965

Beatriz Freire Bertasso

SP


966

Beatriz Tamaso Mioto

SP


967

Benjamin Teixeira Dourado

SP


968

Bernardo Geraldini

SP


969

Caio Cesar Gregorio

SP


970

Camila de Caso

SP


971

Cândido Ferreira da Silva Filho

SP


972

Carlindo Rodrigues de Oliveira

SP


973

Carlos Eduardo Fernandez da Silveira

SP


974

Carlos Eduardo Oliveira Jr

SP


975

Catia Toshie Uehara

SP


976

Célio Hiratuka

SP


977

Celso Veras Baptista

SP


978

César Locatelli

SP


979

César Roberto Leite da Silva

SP


980

Claudia Castello Branco

SP


981

Claudio da Costa Manso

SP


982

Clemente Ganz Lúcio

SP


983

Cristiano Funari

SP


984

Cristina Fróes de Borja Reis

SP


985

Daniel dos Santos

SP


986

Daniel Soares Fogo

SP


987

Daniela Gorayeb

SP


988

Dario Rodrigues da Silva

SP


989

Darlene Ramoa Dias

SP


990

Deborah de Oliveira Magagna

SP


991

Denis Luiz de Castro Costa

SP


992

Denis Maracci Gimenez

SP


993

Eduardo Brasileiro

SP


994

Eduardo César Vaquero Marques

SP


995

Eduardo Correia

SP


996

Eduardo Fagnani

SP


997

Eliane Navarro Rosandiski

SP


998

Elisa Arruda Botelho

SP


999

Elisabeth Maria Sawaya Kaphan

SP


1000

Felipe Camargo Gaiotto

SP


1001

Felype Tadeu Neves Rodrigues

SP


1002

Fernanda Cardoso

SP


1003

Fernando Adura Martins

SP


1004

Fernando Cézar de Macedo

SP


1005

Fernando Nogueira da Costa

SP


1006

Fernao de Souza Vale

SP


1007

Francisco Mendes de Barros

SP


1008

Gabriel Batista de Oliveira

SP


1009

Gabriel Quatrochi

SP


1010

Gisley Maver

SP


1011

Guilherme Corrêa de Toledo

SP


1012

Gustavo Machado Cavarzan

SP


1013

Hector de Moura Luz

SP


1014

Helio Rodrigues

SP


1015

Henrique Pavan Beiro de Souza

SP


1016

Iago Montalvão

SP


1017

Ivan Goncalves Ribeiro Guimaraes

SP


1018

Jackson de Andrade dos Reis

SP


1019

Jacqueline Aslan Souen

SP


1020

Jáder José de Oliveira

SP


1021

Jason Tadeu Borba

SP


1022

João Gabriel Nascimento de Almeida

SP


1023

João Ildebrando Bocchi

SP


1024

Joao Pedro Orsi Do Vale

SP


1025

João Pereira

SP


1026

Jorge Alano Silveira Garagorry

SP


1027

Jorge Mattoso

SP


1028

José Alex R Soares

SP


1029

Jose Anibal Gonçalves de Almeida

SP


1030

Jose Bonifacio S Amaral Filho

SP


1031

José Eduardo Roselino

SP


1032

José Jorge Gebara

SP


1033

José Lourenço Pechtoll

SP


1034

José Luiz Juhas

SP


1035

José Machado

SP


1036

Jose Manuel Marta

SP


1037

José Paulo Vieira

SP


1038

José Ricardo Fucidji

SP


1039

Juliane Furno

SP


1040

Julio Manuel Pires

SP


1041

Kaline Gabrielle Campos Honorio da Silva

SP


1042

Lidia Biazzi Lu

SP


1043

Ligia Toneto

SP


1044

Lineu Carlos Maffezoli

SP


1045

Lucas Feres

SP


1046

Lucas Ferreira Lima

SP


1047

Lucas Siqueira de Carvalho

SP


1048

Luciana Rosa de Souza

SP


1049

Lucio Flavio da Silva Freitas

SP


1050

Luís Felipe Aires Magalhães

SP


1051

Luiz Antonio Tararan

SP


1052

Luiz Carlos Merege

SP


1053

Luiz Henrique Santos Cardoso

SP


1054

Luiz M Niemeyer N

SP


1055

Luiz Ricardo Alves

SP


1056

Luiza Sidonio

SP


1057

Manuel Ramon Souza Luz

SP


1058

Marcelo Álvares de Lima Depieri

SP


1059

Marcelo Prado Ferrari Manzano

SP


1060

Marcelo Proni

SP


1061

Márcia Flaire Pedroza

SP


1062

Marcio Wohlers de Almeida

SP


1063

Marco Antonio Nascimento Pereira

SP


1064

Marco Antonio Rocha

SP


1065

Marcos Henrique do Espírito Santo

SP


1066

Maria Cecília Pires de Campos

SP


1067

Maria Cristina Penido de Freitas

SP


1068

Maria Fernanda Cardoso de Melo

SP


1069

Maria Izabel Rabelo Fonseca Steter

SP


1070

Maria Luiza Levi

SP


1071

Mariana Ribeiro Jansen Ferreira

SP


1072

Mariano Laplane

SP


1073

Marilane Teixeira

SP


1074

Marília Ceci Cubero

SP


1075

Mário Araújo

SP


1076

Maristela Afonso de Andre

SP


1077

Marlene Cardia Laviola

SP


1078

Matias Rebello Cardomingo

SP


1079

Maurias Alves Costa

SP


1080

Maurício Serra

SP


1081

Mauro Arruda

SP


1082

Miguel Huertas Neto

SP


1083

Miguel Luiz Amaral Cabrera

SP


1084

Milton dos Santos

SP


1085

Mônica Landi

SP


1086

Mônica Nunes de Azevedo

SP


1087

Nilson Araújo de Souza

SP


1088

Norma Casseb

SP


1089

Odilon Guedes

SP


1090

Osmarina de Fátima Chieranda Ruiz

SP


1091

Osvaldo Guizzardi Filho

SP


1092

Osvaldo Oliveira

SP


1093

Patricia Helena Fernandes Cunha

SP


1094

Paula Montagner

SP


1095

Paulo Gil Holck Introini

SP


1096

Paulo Roberto Beskow

SP


1097

Paulo Robilloti

SP


1098

Paulo Sérgio Fracalanza

SP


1099

Pedro Afonso Gomes

SP


1100

Pedro Paulo Zahluth Bastos

SP


1101

Ramon Garcia Fernandez

SP


1102

Raphael Bicudo

SP


1103

Raquel Oliveira Silva

SP


1104

Raul Dias

SP


1105

Regina Coeli Moreira Camargos

SP


1106

Regina Gadelha

SP


1107

Regina Helena Ciampi

SP


1108

Reginaldo Muniz Barreto

SP


1109

Ricardo Buratini

SP


1110

Ricardo Carlos Gaspar

SP


1111

Roberto Garibe

SP


1112

Roberto Vermulm

SP


1113

Rodrigo Alves Teixeira

SP


1114

Rodrigo Jeronimo

SP


1115

Rosangela Ballini

SP


1116

Rubens Sawaya

SP


1117

Sérgio E. A. Mendonça

SP


1118

Sergio Goldbaum

SP


1119

Sergio Pereira Almendra

SP


1120

Sergio Roberto Rodrigues

SP


1121

Simone Deos

SP


1122

Sônia Maria Corrêa Alves

SP


1123

Suely Muniz

SP


1124

Valéria Cristina de Sousa Santos

SP


1125

Vera Alves Cepêda

SP


1126

Vitor Hugo Tonin

SP


1127

Vítor Lopes de Souza Alves

SP


1128

Vitor Rodrigues Marcili

SP


1129

Vivaldo Luiz Conti

SP


1130

Wagner Moreira Gonçalves

SP


1131

Walter Belik

SP


1132

André Paiva

SP


1133

Carlos Eduardo Soares de Oliveira Junior

SP


1134

Douglas Meira Ferreira

SP


1135

Elizabeth Marques

SP


1136

Gabriely do Carmo Sotero

SP


1137

Leonardo Escobar

SP


1138

Lincoln Diogo Lima

SP


1139

Cinthia Santos

TO


1140

Danyel de Moraes Avelino

TO


1141

José Francisco Mendanha

TO


1142

Marcos da Silva Fernandes

TO


1143

Marcos Vinicius Pereira de Souza

TO


1144

Sabrina Matos de Aguiar

TO


0 comentários: