terça-feira, 5 de julho de 2022

Datena desiste e dispara guerra bolsonarista

Por Altamiro Borges


A quarta desistência do já desacreditado José Luiz Datena está tendo um efeito colateral curioso. Ela disparou uma guerra fratricida entre as milícias bolsonaristas em São Paulo. Parte dela sempre desconfiou do sensacionalista da Band, que era tachado até de “lulista” e “traidor” pelos aloprados. Agora, os fascistoides procuram um candidato “ideal” para concorrer ao Senado pelo Estado.

Há três nomes disputando a vaga até agora: a deputada federal Carla Zambelli (PL), a deputada estadual Janaína Paschoal (PRTB) e o empresário Paulo Skaf (Republicanos). A briga não tem qualquer princípio. É baixaria pura. Os bolsonaristas estão se matando nas praças virtuais. O site Metrópoles relata que a “guerra na base bolsonarista” é sangrenta e garante que “dos três nomes, o que conta com a maior simpatia de Bolsonaro é Carla Zambelli”.

Os afagos do fascista

Já o site UOL informa que a desistência de Datena, anunciada na quinta-feira passada (30), representou um baque para as forças de extrema-direita em São Paulo. O apresentador de tevê aparecia em primeiro lugar nas pesquisas e era um cabo eleitoral importante para o bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos), que disputa o governo estadual.

No mesmo dia do anúncio, o “capetão” inclusive havia anunciado o apoio formal a Datena. “Os dois almoçaram juntos em 21 de junho, fora da agenda oficial do governo, como gesto do chefe do Executivo federal para convencer o comunicador a entrar na disputa como parte da chapa do ex-ministro Tarcísio Freitas”. Mas o afago não foi suficiente para seduzi-lo.

Os motivos do oportunista da Band 

Ainda não se sabe qual o real motivo da quarta desistência do apresentador da Band – se foram as baixarias da própria milícia bolsonarista que andou atacando-o em vários eventos, o temor de ver seus podres expostos na campanha eleitoral ou alguma vantagem maior oferecida pela emissora do Morumbi.

No anúncio da desistência, feito no programa Brasil Urgente, ele só expressou gratidão ao amigo fascista que desgoverna o país. “Queria deixar a minha palavra de carinho para com o Presidente da República que hoje deu uma declaração que tinha me escolhido como candidato de São Paulo. E foi isso mesmo que foi acordado, mas eu pensei bem e resolvi seguir o meu caminho”, afirmou o oportunista da Band.

Conforme registra o site UOL, Datena já desistiu em outras três eleições. “Em 2020, o apresentador planejou concorrer ao cargo de prefeito de São Paulo pelo MDB, mas desistiu após pedido da Rede Bandeirantes. Em 2018, ele chegou a lançar sua pré-candidatura ao Senado Federal pelo DEM, mas logo anunciou a desistência. Em 2016, Datena foi pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PP. O jornalista desistiu da disputa após denúncias contra o seu partido”.

Em julho do ano passado, o sensacionalista da Band voltou a mudar de partido, filiando-se ao PSL, e disse que disputaria o cargo de presidente da República. A exemplo de outra celebridade midiática, Luciano Huck, ele recuou em seu sonho. Em novembro, migrou para o PSD e, em abril deste ano, ele se filiou ao PSC para disputar o Senado. Muito estranha essas andanças do midiático Datena!

0 comentários: