quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Após Janones, Pros anuncia apoio a Lula

André Janones com Lula
Por Altamiro Borges

Em reunião realizada nesta segunda-feira (15), a nova executiva nacional do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) decidiu, por unanimidade, apoiar Lula já no primeiro turno e retirar a candidatura do “coach motivacional” Pablo Marçal. Com isso, o líder petista passa a somar dez partidos na sua campanha frenteamplista e aumenta em alguns segundos seu tempo de propaganda eleitoral na TV e rádio, que já era o maior entre os presidenciáveis. 

Ainda havia resistência do "coach ricaço" em retirar sua candidatura, o que gerou tensa disputa judicial. Mas na semana passada o ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral, concedeu liminar devolvendo o comando do Pros ao seu fundador, Eurípedes Jr. A decisão foi referendada pelo plenário do TSE, por quatro votos a três, e não deve sofrer novos questionamentos no Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, a sigla confirma oficialmente o apoio ao ex-presidente.


A desistência do influenciador digital

Encerrado o prazo para o registro de candidaturas, o quadro sem Pablo Marçal ficou com 11 postulantes à Presidência da República. Mas Roberto Jefferson, o chefão do PTB, ainda pode ser barrado pelo TSE devido às suas várias condenações – o jagunço bolsonarista segue em prisão domiciliar por atentados à democracia. Na semana passada, o deputado federal e influenciador digital André Janones, do Avante, já havia desistido da disputa e anunciado o apoio ao ex-presidente Lula.

Segundo o jornalista Kennedy Alencar, a decisão foi encarada como importante reforço. “A campanha de Lula considera fundamental o apoio e a participação de Janones nos debates nas redes sociais. Com cerca de 12 milhões de seguidores, ele é um dos políticos com maior capital perante esse público. Ele também tem experiência para transitar nas redes, sobretudo com o eleitorado mais pobre e que usa bastante o Facebook”, afirma o colunista.

Além disso, o ex-presidenciável do Avante tem influência entre os evangélicos. “O suporte de Janones, que é evangélico, também é visto como fundamental para Lula travar a batalha com Bolsonaro perante esse público. O ex-presidente tem sido aconselhado a se reunir com líderes evangélicos e combater a ofensiva bolsonarista, sobretudo da primeira-dama, nessa faixa do eleitorado”. Outro dado positivo é seu papel na luta em defesa do auxílio emergencial.

O impacto nas redes sociais

Segundo o site UOL, André Janones tem 7,9 milhões de seguidores somente no Facebook, “enquanto Lula tem 5 milhões. Das 30 postagens com maior alcance sobre ‘auxílio emergencial’, 29 são de Janones (e só uma é de Bolsonaro)”. A transmissão ao vivo em que confirmou seu apoio a Lula teve 337.039 interações no Facebook e só perdeu para duas lives no mesmo horário – dos jogadores Cristiano Ronaldo e Neymar.

“O levantamento foi feito pelo analista de redes Pedro Barciela. ‘Janones tem a oferecer um canal muito forte de comunicação da campanha de Lula com as pessoas que se interessam pelo tema Auxílio, seja Brasil ou Emergencial’. Para Barciela, não é possível garantir que o deputado mineiro vai ser decisivo, vai trazer votos via redes sociais ou algo do tipo. "O fato é que Janones oferece uma oportunidade extraordinária para que Lula se aproxime ainda mais de um perfil de eleitorado que está no centro das atenções", explica.

0 comentários: