quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Comandante da Aeronáutica esbanja racismo

Charge: Henfil
Por Altamiro Borges


O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, está se mostrando um reacionário empedernido – além de um bolsonarista pegajoso. No domingo passado (7), o milico curtiu no Twitter postagens de teor racista disparadas pelo patético Sérgio Camargo, ex-presidente da Fundação Palmares – que já foi alvo da Justiça por sua apologia ao ódio e que hoje é candidato a deputado federal pelo PL, o partido do “capetão”.

As fake news do tenente-brigadeiro

Entre outras mensagens preconceituosas replicadas pelo tenente-brigadeiro, uma bravateava: “Se a África é tão boa, por que não vai morar lá, preto vitimista?”. Outro post endossado pelo falso patriota dizia: “Raça nunca estará acima dos valores da pátria”. Já em setembro passado, o milico deu apoio público ao racista Sérgio Camargo quando este chamou os militantes do movimento negro de “afromimizentos” e disse que Palmares era a “senzala vitimista”.

O site Metrópoles lembra que “o comandante da Aeronáutica tem um histórico de apoiar publicações abertamente bolsonaristas em redes sociais, contrariando regras básicas da caserna. No ano passado, quando assumiu a liderança da FAB, endossou um post em que Bolsonaro exaltava um protesto a seu favor. Em outro, ele comparou medidas científicas para combater a Covid ao comunismo e acusou a esquerda, também sem provas, de permitir incestos”.

Exercícios militares em Alcatrazes

Com comandantes tão fascistas e tacanhos, a imagem das Forças Armadas – da Aeronáutica, do Exército  ou da Marinha – seguirá afundando na sociedade. No caso da Marinha, vale registrar que após intensa pressão da sociedade civil foi cancelado o exercício militar com bombardeio que estava marcado para a próxima semana no arquipélago Alcatrazes, a 35 km do litoral de São Sebastião (SP).

Como lembra o site UOL, “o uso militar da área começou durante o regime militar (1964-1985), com alguns tipos de treinamento... Durante o governo de Dilma Rousseff (PT), em 2013, ele foi banido e Alcatrazes foi declarado Refúgio de Vida Silvestre, sob proteção da própria Marinha”. Com o fascista no poder houve a volta dos exercícios militares.

“Alcatrazes é o maior sítio reprodutivo das aves marinhas do Brasil, segundo publicações científicas. Abriga também a maior diversidade de peixes do país e especialistas acreditam que existam espécies que só existem nas ilhas do arquipélago e que ainda não foram catalogadas, sendo então, completamente desconhecidas”.

Várias entidades ambientalistas fizeram uma intensa campanha de denúncias nas últimas semanas – abalando ainda mais a já péssima imagem ambiental do Brasil no exterior e também a decadente imagem das Forças Armadas. Diante da pressão, a Marinha recuou. Os comandantes militares, hoje tão engajados na cavalgada direitista no país, não devem ter gostado nada desse desfecho.

0 comentários: