terça-feira, 6 de dezembro de 2022

A primeira presidenta da história do Sinjusc

Jussara Maria Santos Silva e Carolina Rodrigues Costa/Sinjusc
Do site do Sinjusc:


A direção do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores do Poder Judiciário de Santa Catarina (Sinjusc), a partir de dezembro desse ano, terá pela primeira vez em sua história uma mulher como presidenta: Carolina Rodrigues Costa. Na eleição realizada no dia 30 de novembro nas Comarcas do Estado, a categoria filiada elegeu a nova diretoria do sindicato para os próximos três anos gestão 2022/2025. Duas chapas concorreram às eleições.

Carolina, assistente social no judiciário desde 2013, lotada em Barra Velha, foi eleita com 1.489 votos, o que representa 73,78% dos eleitores que participaram da Eleição.

Apesar de grande parte da força de trabalho do judiciário catarinense estar trabalhando à distância e dos temporais que atingiram todo o Estado no dia da eleição, 2.018 filiadas e filiados votaram em um universo de 4.103 aptos, atingindo uma participação de 49,18% do quadro da entidade.

Rodrigues sublinha que nos últimos anos, o Sinjusc ganhou destaque em nível nacional como uma entidade de respeito que luta por condições justas de trabalho e remuneração, mas também por uma sociedade com igualdade, equidade e justiça social. Importantes espaços de fala e participação foram inseridos nos debates sociais no Estado.

“Nós, mulheres do Sinjusc, junto com o Coletivo Valente, tivemos papel predominante nessa atuação. Embora repetitivo, é preciso, sim, reforçar que esse espaço também é nosso. O judiciário catarinense é composto em sua maioria por mulheres, e de forma desigual, no comparativo com os homens, não estamos no topo das decisões e cargos de liderança. O sindicato teve preocupação com isso e construiu uma chapa com igualdade de gênero. Na diretoria executiva somos quase 70% dos cargos de gestão”, pontua.

A nova presidenta eleita finaliza que o Sindicato segue no trabalho de destaque em defesa dos diretos dos trabalhadores e espera manter o canal de diálogo e respeito construído com a administração do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

1 comentários:

rubens amigão disse...

Essa diretoria me representa.