quinta-feira, 24 de julho de 2014

Aécio quer um “abutre” na Fazenda?

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Por todas as (altas) rodas comenta-se que Armínio Fraga, o homem das medias impopulares, seria o Ministro da Fazenda de Aécio Neves.

Ainda bem que não será, porque o tucano não será eleito.

Mas, de qualquer forma, é bom que os brasileiros saibam nas garras de quem essa turma quer colocar a economia brasileira.

De alguém que, no mínimo, coopera com um banco internacional que especula com títulos públicos do nosso país.

Banco que opera um “fundo abutre”, semelhante as estes que, com a cooperação da Justiça dos Estados Unidos, está tentando quebrar a Argentina.

A acusação não é minha, ou de qualquer “blog sujo”.

É informação publicada pelo jornal O Globo no domingo, em seu caderno de economia.

“Grandes bancos estrangeiros como o Bank of America Merrill Lynch e Goldman Sachs também já operam nesse mercado, aqui, há algum tempo. Agora surgem mais competidores. A Gávea, criada pelo ex-presidente do Banco Central Arminio Fraga e hoje controlada pelo JP Morgan, juntou-se à Jus Finance para formar a Gávea Jus, especializada em comprar recebíveis judiciais, entre eles precatórios em que a Fazenda Pública foi condenada a pagar em dez anos.”

O esquema é simples e terrível. Comprar com deságio (desconto) forte sobre o valor e depois forçar o recebimento pelo valor de face, nem que seja levando o Estado à bancarrota, como na Argentina.

Pode-se argumentar que Fraga vendeu o controle da Gávea ao JP Morgan e não posso dizer se ainda conserva participação societária.

Mas participa da gestão da empresa, como está expressamente registrado no site da Gávea:

“Em novembro de 2010, a Gávea anunciou a venda de participação majoritária no seu capital para o J.P. Morgan Asset Management, braço global de gestão de recursos do J.P. Morgan Chase & Co. O processo de investimento que caracteriza a gestão de nossos fundos Multimercado e de Private Equity continua a ser conduzido por Arminio Fraga Neto, Luiz Henrique Fraga e equipes.”
O aeroporto do Aécio é voo rasteiro.

O dos abutres é muito mais alto.

0 comentários: