quinta-feira, 24 de julho de 2014

Globo X futebol: quem perde é o torcedor

Por Thiago Cassis, no site da UJS:

“Horário do metrô esvazia Arena Corinthians antes do fim do jogo”, é com essa manchete que o site G1, da Rede Globo, inicia a reportagem que fala sobre a dificuldade dos torcedores presentes ao jogo entre Corinthians e Bahia, realizado na noite de ontem (23), de voltarem pra casa após a partida.

Segundo a reportagem, a estação de metrô de Itaquera, forma utilizada pela maioria dos torcedores para retornarem a seus lares, encerrou as atividades 00:19, 25 minutos depois do apito final da partida. Com isso grande parte do público saiu do jogo quando ainda faltavam 10 minutos para o fim e nem puderam ver o terceiro gol corintiano.

Se paramos um pouco pra pensar – não precisa nem pensar muito – logo chegamos a questão “e por que não começam a partida mais cedo?”. E esse é o ponto temido pela Globo. Começar a partida mais cedo, e beneficiar a população – coisa que historicamente a empresa apoiadora da ditadura nunca se importou muito – seria a melhor forma de resolver a questão. Mas isso significa mexer na programação da emissora se quisesse transmitir a partida ou então deixar de exibir os jogos. De uma forma ou de outra representaria perda de dinheiro. E como sabemos, no fim das contas é só isso que importa.

Tanto faz, se o estádio recebeu 24 mil torcedores, mas poderia ter recebido 40 mil se começasse mais cedo. Pouco importa se alguns trabalhadores, que pagam caro pra assistir as partidas no novo estádio “padrão FIFA”, não conseguirão chegar em suas casas. Tudo que importa para a Rede Globo é sua grade de programação e os lucros que consegue com o, cada vez mais fraco, futebol brasileiro. E aqui vale lembrar o recente comentário do jogador Alex sobre o futebol brasileiro “quem cuida é a Globo, a CBF é apenas a sala de reuniões”.

Estádios vazios, jogos cada vez mais tarde, uma seleção sofrível, resultado de má administração e o G1 aparece com uma reportagem afirmando que “a tendência é que o Corinthians entre em contato com os responsáveis pelo metrô e pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para prorrogar o horário nas próximas partidas”. Além de mandarem no nosso futebol, e de desinformarem diariamente nossa população agora querem também mudar o horário de funcionamento dos transportes.

A Rede Globo não defende o transporte 24 horas em nome do bem estar da população de São Paulo (e se não fossem os já conhecidos desvios de verba do governo tucano, omitidos pela emissora, talvez tivéssemos condições melhores nos transportes da cidade), ela aborda o tema apenas para defender os exorbitantes lucros que tem com os patrocinadores do “seu” futebol. Ou seja, ela coloca a questão da mudança de horários nos transportes para manter intacta sua grade de programação e seus interesses financeiros.

Parece brincadeira, mas é só um grupo de comunicação prejudicando nosso povo e afundando nosso futebol.

2 comentários:

ARM_Coder disse...

O serviço de trens de Stuttgart, Alemanha encerra perto da meia-noite. Mas ninguém reclama porque lá não tem a Globo para mandar no futebol alemão. Bom, isso já deu para perceber nesta copa, certo?

Silas Arruda disse...

ESPN E GLOBO TUDO A VER!!!!