sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Chevron, mídia e mancha da vergonha

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Ontem, com a entrada da Polícia Federal no assunto, o escândalo do vazamento de petróleo começa, ainda que timidamente, a aparecer.

E, com ele, as dimensões da mancha de vergonha que cobre a grande imprensa brasileira.

Na Folha, já se fala até que a PF apura até a presença de autoridades americanas na plataforma sem comunicação oficial ao Brasil.

Seria isso o que a grande imprensa, segunda-feira, publicava como “” para enfrentar o problema, repetindo os releases da companhia?

Se o distinto leitor procurar na internet, até este momento, não verá nenhum nome de pessoa ligada à Chevron dando qualquer explicação, apenas transcrições dos releases da empresa.

Aliás, para não ser injusto, verá apenas a assessora de imprensa, na quinta-feira passada, dizendo que o desastre era “natural” e, no mesmo dia, uma vaga menção à Sra. Patrícia Pradal, diretora de relações do governos da empresa, a mesma que foi apontada pelo Wikileaks como interlocutora de José Serra.

Não é possível que um simples blog como este, durante cinco dias, tenha podido ter mais informações que toda a grande imprensa, inclusive as imagens da mancha de óleo que só hoje foram publicadas pela Folha.

E, assim mesmo, registrando que a Chevron disse à ANP que a mancha tinha 24 km de extensão, quando na própria reprodução do jornal fica evidente que ela tem mmais de 100 km de comprimento e largura variável. Detalhe: a foto é do dia 13, quando as condições atmosféricas ainda permitiam que o mar fosse visto sem nuvens o cobrindo.

Ou seja, a simples imagem desmente a versão da petroleira e ninguém é chamado às falas para explicar.

Ainda assim, muito bom que a Folha a tenha publicado.

Em nome do interesse público é vital que tenham começado a aparecer as verdadeiras dimensões do desastre.

Mas, com ela, também vai se revelando a imensa mancha de vergonha que cobre o comportamento da mídia brasileira neste processo.

2 comentários:

Solando disse...

Estão querendo tapar o sol com a peneira. A Petrobras deve cancelar os contratos de exploração com essa empresa imediatamente. Agora o mais importante deste vasamento está para acontecer ainda, pois se trata de onde esse petróleo vasado vai chegar, no litoral de que quais paises ele vai invadir e como estes receberão este lixo ambiental. A Chevron que se prepare, porque até agora ele está em alto mar, mas não vai ficar por lá muito tempo.

LCVL disse...

Esse vazamento para mim foi de propósito, mandado pelo governo dos EUA para prejudicar a Rio+20, visto que os estadunidenses são contra qualquer movimento ambiental, sendo o maior poluidor do Planeta!
Além do que, prejudica o desenvolvimento da exploração petrolífera do Brasil!
Até parece coisa de um certo (des)governo entreguista de uns tempos atrás, quando havia vazamento da Petrobras todas as semanas e afundaram a maior plataforma de petróleo do mundo à época!
Muito suspeito isso!