quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

TV Globo manda no futebol mineiro

Por Altamiro Borges

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) divulgou hoje dura nova de repúdio às normas anunciadas pela Federação Mineira de Futebol para a cobertura dos jogos no estado. Conforme aponta, elas beneficiam uma única empresa, a Rede Globo, e prejudicam o trabalho dos jornalistas.


Abaixo, a íntegra do documento:

*****

Direito à informação

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) considera as normas anunciadas pela Federação Mineira de Futebol (FMF) para a cobertura nas arenas esportivas do Estado um abuso de poder e o cerceamento do direito ao trabalho dos profissionais de imprensa que não pertencem à emissora detentora dos direitos de transmissão dos campeonatos Mineiro e Brasileiro, a Rede Globo.

A organização limita o trabalho dos demais jornalistas à Tribuna de Imprensa, impede o acesso livre ao gramado, proíbe o contato com os jogadores nos vestiários e dá plenos poderes à Assessoria de Imprensa da Federação e à emissora detentora dos direitos de transmissão para escolher quem entrevistar, quando e como, o que vai provocar total prejuízo às edições esportivas de jornais e às coberturas das rádios e outras TVs. Tal despropósito vilipendia leitores, ouvintes e telespectadores dos demais veículos de comunicação.

As regras, que contêm todo o tipo de infâmia, obrigam emissoras de rádio a informar a frequência de seus microfones, para não macular a cobertura ao vivo da rede televisiva. Essas normas são um desrespeito à natureza plural das transmissões e das reportagens esportivas, pois se destinam a beneficiar apenas um veículo de comunicação em detrimento da qualidade do jornalismo.

O SJPMG, que sempre se posicionou quando houve tentativa de cercear o trabalho dos jornalistas, sai, mais uma vez, em defesa do direito ao trabalho e da diversidade da informação. O Sindicato vai tomar as medidas cabíveis para garantir a todos os profissionais da imprensa o direito de trabalhar livremente nas arenas esportivas de Minas Gerais. A entidade vai organizar e mobilizar os profissionais que estão sendo prejudicados com a execração e o confinamento, além de acionar todas instâncias envolvidas na questão. Agindo assim, sai em defesa da pluralidade no jornalismo esportivo, garantindo tratamento igual ao trabalhador jornalista, independentemente de seu veículo de atuação. O SJPMG não compactua com esse desrespeito à informação de qualidade e levanta preocupação quanto ao que poderá vir durante a realização da Copa do Mundo em Belo Horizonte.

Não é admissível que apenas uma emissora, embora tenha investido na competição, fique com o monopólio de um espaço público como as arenas esportivas de Minas Gerais, reconstruídas ou reformadas com verbas municipais, estaduais ou federais e nas quais historicamente foram respeitados os espaços dos mais afortunados e dos menos aquinhoados veículos de comunicação.

Por tudo isso, a FMF mostrou-se autoritária, ditatorial, e seu ato fere de morte o direito ao trabalho e à informação. A decisão da entidade beira à censura e, ao mesmo tempo, submete ao abuso do poder econômico jornalistas esportivos dos demais veículos de comunicação do Estado.

E, por assim entender, o SJPMG vem a público manifestar seu repúdio a esse rol de absurdos e declarar seu integral apoio aos profissionais das coberturas esportivas no estado.
Leia mais.

Belo Horizonte, 1º de fevereiro de 2012

Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais

2 comentários:

Liscio disse...

"Na primeira noite eles vêm e arrancam uma flor de nosso jardim..." Pena que esse sindicato nunca reclamou da rédea do ex governador Aecio Neves e sua irmã Andrea. Fica caladinho inclusive na hora que jornalistas são demitidos a mando do senador.

Ignez disse...

Pois é... essa hegemonia global no produto jornalístico, na propriedade e controle da indústria da comunicação já devia ter sido denunciada há muito tempo. (E nada de Marco Regulatório da Mídia...) Mas, louvo a contestação do SJPMG. Imagine! a Globo criou "estamentos" na classe dos jornalistas: os que a ela servem tudo é permitido. Ao "resto" só as migalhas, e olhe lá! Isso é que é hegemonia (ditadura) no e sobre o Brasil! O governo de MG é PSDB, certo? Então, constestar é preciso!