domingo, 14 de outubro de 2012

Mensalão: vitória de Pirro da oposição

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Pirro, rei de Épiro e da Macedônia, foi um dos mais renhidos adversários dos romanos, quando estes ainda lutavam com dificuldade para estabelecer sua hegemonia no mundo antigo. Numa batalha de grandes proporções ocorrida na costa da Itália, o exército de Pirro derrotou os romanos. No entanto, quando um indivíduo cumprimentou Pirro publicamente pela vitória, o rei – para surpresa geral – respondeu com tristeza: “mais uma vitória dessas e estamos perdidos”.

É que a vitória aconteceu ao custo de tantas vidas que debilitou irremediavelmente as forças militares de Pirro. Enquanto isso os romanos, que haviam perdido a batalha, recompunham rapidamente seus exércitos, e se preparavam orgulhosamente para novos combates.

Daí surgiu a expressão “vitória pírrica“, ou “vitória de Pirro”, usada sempre que o preço da vitória é alto demais, e numa conjuntura que corresponde, enfim, a uma derrota.

A condenação de Dirceu e Genoíno, que integravam a cúpula do governo e do PT no início da era Lula, foi seguramente uma importante vitória da oposição. No entanto, alguns fatos nos permitem cogitar a hipótese de que esta foi uma espetacular vitória pírrica.

Em primeiro lugar, o custo da vitória foi bem alto. Durante sete anos, a mídia mobilizou todo seu formidável aparato de pressão. De 2005 até aqui, as forças de oposição, que tem na mídia seu principal representante político, gastaram uma quantidade monstruosa de munição, e na reta final do julgamento, os investimentos triplicaram-se. Por fim, ministros do STF tiveram que: brandir teorias extemporâneas sobre “domínio de fato”, tese que é usada em situações de guerra, e mesmo assim tem sido contestada inclusive pelos juristas que a criaram; relativizar a importância da existência ou não de provas; e inverter alguns princípios fundamentais dos cânones, como a presunção da inocência.

O STF ficou manchado pela suspeita de covardia perante a publicidade opressiva dos meios de comunicação, reacionarismo sectário e oportunista, arbitrariedade, incompetência, e por fim, seus os ministros receberam do sempre elegante professor Wanderley Guilherme dos Santos, um epíteto fortíssimo e justíssimo: “analfabetos funcionais em doutrina democrática”.

As lideranças dos principais partidos assinaram manifesto criticando a politização do julgamento do mensalão, e as redes sociais explodiram com manifestações de revolta pelo arbítrio midiático, quase golpista, de vários ministros, sobretudo Ayres Britto e Celso Mello, que transformaram a plenária do STF numa tribuna do mais vulgar, desvairado e hipócrita proselitismo político.

Ou seja, houve dano, sim, e profundo, à imagem do STF, junto a um imenso contingente de cidadãos, entre eles alguns da mais alta categoria, como Wanderley Guilherme, fundador da ciência política no Brasil e um dos maiores especialistas em democracia no mundo.

E as eleições? Em meio a um julgamento espetacularizado ao máximo, o partido que, em tese, mais deveria sofrer, foi o que mais ganhou. O PT se tornou a legenda mais votada no país e periga vencer na fortaleza da oposição, São Paulo.

O povão, aquele que não lê os artigos de Wanderley, nem os de Arnaldo Jabor, mas assiste à TV Globo e acaba, de uma forma ou outra, tendo como único meio de informação os veículos da grande mídia, esse povão, como está interpretando o julgamento da Ação Penal 470?

Não seria uma dessas incríveis ironias da história que o povo, que invariavelmente festeja a condenação de graúdos, independentemente se são inocentes ou não (até porque o povo entende, muito astutamente, que não existem inocentes na política), não seria engraçado que este povo, inconscientemente, credite este “avanço” democrático à Lula, à Dilma, e a seu campo político?

O povo não quer saber se Dirceu é inocente ou não. Como diria Pascal (com indisfarçável ironia), o povo tem opiniões muito saudáveis, e entre estas a de não perdoar ninguém. Está na mídia, é culpado. É réu num processo por corrupção? É culpado. No entanto, a visão cínica do povo é realmente democrática. Ele não vê inocência em parte alguma. Se gosta de Lula, jamais foi por ver Lula como inocente, e sim como um político astuto o suficiente para chegar à Presidência, vencer seus adversários e fazer um bom governo.

E assim, não estaria o povo interpretando o julgamento do mensalão como mais uma conquista trazida pela era Lula? E o povo, mais uma vez, tem ideias saudáveis, porque, de fato, dificilmente veríamos situação similar se a direita estivesse no poder. A direita jamais indicaria, como fez Lula (ingenua e equivocadamente, agora vemos), o primeiro escolhido de um Ministério Público fortemente conservador. FHC catou seu procurador de um longínquo sexto lugar. Jamais a direita apontaria ministros do STF que não fossem estritamente de sua confiança. Lula escolheu Joaquim Barbosa e Ayres Britto. FHC escolheu… Gilmar Mendes.

De resto, FHC tinha apoio na mídia, que embora também fizesse denúncias pontuais contra seu governo, não agia como principal partido de oposição. Jamais veríamos uma campanha tão sórdida e brutal sobre o STF e a opinião pública, se os réus fossem elegantes e respeitados caciques tucanos.

Então, de fato, a condenação dos réus do mensalão pode estar sendo vista pelo povo como mais um avanço “democrático” proporcionado pela era lulista. Ele não se envolve nos debates jurídicos e políticos ferozes tão acesos na mídia e na blogosfera. Ele se informa sobre o mensalão com interesse mediano, e vê, admirado, que pela primeira vez gente poderosa está sendo condenada duramente pelo STF. Nunca viu isso antes. Viva o Brasil, pensa ele! Agora sim, os corruptos estão indo presos!

Essa tese explicaria porque o mensalão não prejudicou o PT, que, ao contrário, cresceu substancialmente nessas eleições e tem boa chance de ganhar em São Paulo.

A direita, por sua vez, demonstra perplexidade. Quanto mais grita “mensalão”, mais o PT cresce. Haddad já está 12 pontos à frente de Serra nas pesquisas de intenção de voto, quando consideramos apenas os votos válidos. E a maioria dos eleitores de Russomano, apontam as mesmas pesquisas, demonstram preferência pelo petista. Junto às classes liberais paulistanas (inclusive suas vertentes conservadoras ideologicamente), as estratégias baixas do tucano, como abusar do preconceito religioso e se pendurar no discurso da Veja e seus blogueiros de esgoto, surtirão efeito negativo. E os eleitores bem informados, mesmo aqueles que festejaram a condenação de Dirceu e Genoíno, sabem que Haddad não tem nada a ver com isso, assim como Serra não tem nada a ver com o mensalão do DEM ou com o mensalão tucano mineiro.

O povo, além de ter opiniões saudáveis, também é criativo, e pode votar no PT com mais convicção após o julgamento do mensalão: uns – uma minoria mais informada – por discordar do STF; outros por concordar, imaginando que o Supremo ajudou o partido a se livrar de seus corruptos.

São apenas teorias, mas que não são nada absurdas, a meu ver, visto que se encaixam nos resultados das urnas.

Para fechar o post com um toque cultural, cito uma frase de Espinoza, o teorema Vdo capítulo De Origine et Natura Affectuum, da Ética:

As coisas são de natureza contrária, ou seja, não podem viver no mesmo sujeito, na medida em que uma delas pode destruir a outra.

Eu interpreto essa máxima, trazendo-a para nosso contexto (data venia aos acadêmicos), da seguinte maneira:

Meditando se o julgamento do mensalão atrapalhou ou não o PT nessas eleições, entende-se que a única maneira de fazê-lo imparcialmente é avaliando o resultado das urnas. Se este mostra um grande crescimento do PT, temos uma realidade que prejudica a tese segundo a qual o julgamento atrapalhou o desempenho do partido. A frase de Espinoza (data venia de novo) significa, em síntese: é uma coisa ou outra. Daí, portanto, abre-se caminho para uma outra hipótese, surpreendente, e que corresponderia, como já disse, a uma divertida ironia histórica: pelas razões já apresentadas, o julgamento do mensalão ajudou o PT. O que não significa que o povo seja leniente com a corrupção. Ao contrário, o povo é severo, inquisitorial, quando se trata de condenar acusados por desvio de verba pública. Mas o povo não é hipócrita, nem inocente. Sabe que há corrupção em todos os partidos, e votará naquele que, ao menos, registra a “fragilidade” democrática, quase virtuosa, de ter seus caciques – todos eles, inclusive Lula – expostos ao sol da justiça.

6 comentários:

Fabiano Aires/ Brasilia/DF disse...

COM O PT passamos a fazer parte do mundo!
Marly Gribel | domingo, 14 de outubro de 2012
As eleições não estão findas, longe disto, várias capitais importantes disputam o segundo turno e dentre elas destaco São Paulo e Salvador que vem catalizando para este blog seus anseios e desejos, manifestos nas páginas de comentários deste blog. E a voz não é dissonante- falamos a mesma língua- Queremos um país melhor e neste momento o que fez e faz o país melhor tem nome PT_Partido dos Trabalhadores.
E o destaque é que aos poucos esta fala quase diária vai tomando contornos mais precisos- como se um desenho fosse sendo formando, rompendo o tradicional impresso na mídia- é a voz do povo, que escreve no meu blog e vai dando seus recados para os ministros que julgam o chamado "Mensalão" e também para os partidos e políticos.
E este recado é equânime - não queremos Serra para São Paulo, não queremos ACM Neto para Salvador e nem Ruy Muniz Para Montes Claros/MG.
Queremos justiça em todos os sentidos e a permanência da estabilidade econômica adquirida com o governo Lula e que continua no governo de Dilma.

O que era impossível antes de Lula tornou-se possível- a cidadania foi estendida a milhões de brasileiros e nos tornamos referências para o mundo- com o program fome zero, que realmente é um arquétipo a ser seguido pois tirou milhões de pessoas do Brasil da linha da pobreza e que passaram a ter direito de participar da democracia como cidadãos.
A voz do povo brasileiro vai imprimindo suas marcas no meu blog (quanta honra) para lançar para longe qualquer tentativa arrivista de desestabilizar nossa democracia, que adquirimos ao longo de décadas de luta- eu fiz parte da militância que viu Lula perder várias vezes, mas que chorou no dia que ele subiu a rampa do planalto para se tornar o primeiro presidente oriundo do povo. Deste dia em diante nunca mais fomos os mesmos, porque ampliamos nossa maneira de ver o mundo e também passamos a usufruir um pouco mais do mundo: passamos a viajar mais, ter direitos simples como uma casa, carro, geladeira, luz..e tivemos o direito de sonhar em visitar nosso próprio país e também sair do continente. Todas estas coisas foram suscitadas para mim por estas pessoas que me escrevem e eu sei disto, porque eu mesmo passei a usufruir de muitas destas beneficies após a gestão de Lula.

E agora, ministros togados querem inverter a nossa história- inverter nosso mundo, tão duramente construído, expondo de forma espetaculosa pessoas que foram e ainda são, para grande parte da nação brasileira ícones -Jose Diceu , José Genoino e o próprio LULA. Exposição esta que ganha contornos mundiais , desfigurando a nossa imagem de nação "arquétipo/modelo para esta deformação - de país de criminosos, inescrupulosos, reescrita a todo instante pela mídia e a velha burguesia ressentida.

A nação que estamos construindo é bem diferente daquela que herdamos- não podemos permitir que tudo que duramente batalhamos se perca no vazio destas ideias que são jogadas venenosamente pela mídia, ávidas para nos liquidar, como estas aves de rapina, intituladas de Tucanos.

Felizmente, criamos uma nova mídia e disputamos espaços de discussão na tentativa de romper a força destas mídias poderosas, extremamente conservadoras e atrasadas.
A República é nossa e não iremos abrir mão.

Este blog está disponível para as considerações dos brasileiros que como eu não aceitam qualquer forma de retrocesso político.

O que era impossível antes de Lula tornou-se possível, o que era vazio encheu-se de esperança- só posso fazer parte da história dos que lutam por um país justo, equânime e que busca cada vez mais o aperfeiçoamento político da nação. A nossa voz - a do povo- está acima de todas as outas, inclusive acima das três ordens de Montesquieu, porque o executivo, o legislativo e o judiciário têm que estar a nosso serviço e não o contrário. Façamos então das URNAS, neste momento, nosso direito de resposta.

Vanderlei disse...

Concordo em muito com Miguel do Rosário; texto claro, transparente, que traz à luz o que eu gostaria que todos que só tem informações a partir da Globo, tivessem conhecimento. Gostaria sobremaneira de poder ajudar nesta disseminação, fazer com que as pessoas se alimentassem de outras informações e não apenas do PIG.

Alício disse...

"Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão".

Anônimo disse...

Vixi, Miguel do Rosário viajou nessa postagem.

O fato é que "mensalão" é assunto velho, de maneira geral ninguém nem sabe o que é, e quem sabe já tem opinião formada (ou deformada) sobre o assunto (especialmente os leitores de blogs políticos). Mesmo a parte da classe média que é alienada, reacionária e desinformada não ligou muito. Não acho que tenha sido uma vitória de Pirro, e sim uma vitória irrelevante para o PIG, em termos de resultados eleitorais (mas trágica para os que tiveram cassados seu direito de defesa por esse STF fascista).

Ansio Andrade disse...

Só me permita discordar que o fato de alguém aprovar as decisões do STF não fazem menos informado. Apenas tem uma opinião diferente da sua, Altamiro.
No mais concordo contigo.

Ansio Andrade disse...

Perdoe-me Altamiro. O post é de Miguel do Rosário