domingo, 14 de outubro de 2012

Contraponto online aos donos da mídia

Por João Brant

Em iniciativa que pretende ser um contraponto à Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), a campanha Para Expressar a Liberdade, em parceria com a posTV, a Carta Maior, Revista Fórum, Brasil de Fato e Caros Amigos, vai promover nesta segunda-feira (15) uma contraconferência online para discutir liberdade de expressão na América Latina.

A SIP tem sido, nos últimos anos, a principal porta voz dos donos da mídia no continente, mas suas ações não se limitam à defesa de interesses empresariais. Não por acaso, os momentos em que ela esteve mais em evidência tiveram relação com a busca de desestabilizar governos progressistas da região.

O debate já tem confirmada a participação de pesquisadores e ativistas da Argentina, Equador, Peru, Uruguai e Brasil, e vai acontecer num formato de programa de debate online, transmitido diretamente da Casa Fora do Eixo, em São Paulo, pela posTV (postv.org).

Às 17h30, o diretor de planejamento da AFSCA (órgão regulador para comunicação da Argentina), Luis Lazzaro, vai falar sobre a expectativa de adequação do grupo Clarín à lei de Serviços de Comunicação Audiovisual, aprovada em 2009. Entre os brasileiros confirmados estão o escritor Fernando Morais, o professor Emir Sader e os pesquisadores do campo das políticas de comunicação César Bolaño, Dênis de Moraes, Lalo Leal, Marcos Dantas, Murilo Ramos, Suzy dos Santos e Venício Lima. A programação completa, com horários, segue abaixo.

A campanha Para Expressar a Liberdade tem a participação de dezenas de entidades da sociedade civil. A ação da contraconferência é promovida pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e pela Frente Paulista pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão.

Programação Contraconferência - 
Liberdade de expressão na América Latina: de que lado está a SIP?


Horário
Nome
Organização/universidade
15h
Marcos Dantas
Ulepicc/UFRJ
15h30
Dênis de Moraes
Professor UFF
16h
Suzy dos Santos
Professora UFRJ
16h
Emir Sader
Professor UERJ
16h
Silmara Helena
Secretária de Comunicação de Suzano
16h
Renato Rovai
Revista Fórum
16h
Beá Tibiriçá
Coletivo Digital
16h30
Murilo Ramos
Professor UnB
16h30
Ana Paola Amorim
Pesquisadora UFMG
17h
Eduardo Guimarães
Blog da Cidadania
17h
César Bolaño
Universidade Federal do Sergipe
17h
Lalo Leal
USP/TV Brasil
17h30
Luis Lazzaro
AFSCA (órgão regulador argentino)
17h30
Isis de Palma
Aliança Internacional de Jornalistas
18h
Edison Lanza
Professor da Universidade da República do Uruguai
18h
Venício Lima
Professor aposentado UnB
18h
Márcio Zonta
Brasil de Fato-Peru
18h30
Terezinha Vicente
Ciranda da Informação Independente
19h
Carla Rabelo
Instituto Alana
19h
Fernando Morais
Escritor
19h30
Pedro Pomar
Sindicato é pra lutar!
20h
Pancho Ordóñez
professor do Equador

6 comentários:

VERA disse...


Maravilha!!!
Que os sabujos da mídia corrupta e seus senhores saibam que nossos intelectuais ligados à comunicação não ficarão de braços cruzados, que haverá resistência!!!

Anônimo disse...

Miro, têm-se que gravar estas palestras e postá-las no Youtube. O povo de todo o Brasil precisa ter acesso a isto.

Luis disse...

A Dilma vai nessa?

Glauber Tenório disse...

Viva a Venezuela e a Argentina, agora e a hora do Brasil regulamentar sua mídia para assegurar a democracia e a soberania nacional!

José Carlos Lima disse...

Atenção assinantes do UOL. O provedor está usando de um artifício para aumentar o valor básico da mensalidade, de 14 reais para aproximandamente 80 reais. Eu pagava este provedor via débito automático, o que deixei de fazer desde o mês de maio/2012. Para minha surpresa, chegou uma cobrança de quase R$ 300,00. Questinonei a atendente e a mesma me informou que desde janeiro/2012 eu seria assinante de um pacote de serviços da UOL, dentre eles o anti-virus, o valor de R$79,00 por mês. Tenho certeza de que não comprei tais produtos, até mesmo pq tenho anti-virus de graça. Este golpe foi aplicado contra um amigo. Pedi o áudio da conversa de quando eu teria feito o contrato e a atendente informou-me que somente mediante autorização judicial. Quer dizer, vou ter que contratar advogado para provar que o tal contrato existe. Fica o alerta.

César José Hartmann disse...

Enquanto isso a SIP tem como uma de suas conferencistas, a brilhante, estupenda e fantástica Regina Duarte (ai que medo)!