sexta-feira, 23 de novembro de 2012

PSDB é contra a redução da conta luz

Por Altamiro Borges

As empresas de energia elétrica, muitas delas multinacionais, declararam guerra à medida provisória do governo que reduz o preço das contas de luz no bojo da renovação das concessões públicas. Nesta campanha terrorista, elas contam com dois aliado de peso: a mídia privada e o PSDB, tendo à frente o senador Aécio Neves. Há quase um mês, o braço político-midiático destas corporações investe contra a medida, que visa baratear os custos da energia elétrica e incentivar o crescimento econômico do país.

Ontem, a presidenta Dilma Rousseff sinalizou que não pretende recuar diante da pressão. O governo reafirmou que manterá os prazos e as regras fixadas para a renovação das concessões no setor. Segundo a Folha, “num informe verbal, a Secretaria de Imprensa da Presidência da República descartou qualquer negociação com o Congresso e com o setor elétrico sobre a possibilidade de abrir uma ‘janela’ para que as empresas que deixaram de aderir ao programa de renovação o façam depois de aprovada a MP”.

O cambaleante Aécio Neves

O Palácio do Planalto "quer que o texto seja aprovado sem alterações e sem atender à pressão das empresas”, afirma o jornal. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) é o relator da Medida Provisória 579, que deverá ser votada nas próximas semanas. Até lá, o lobby das companhias tende a crescer. Diariamente, os jornalões têm publicado artigos apocalípticos sobre o tema. Afirmam que há risco de colapso no setor elétrico, de novos “apagões”, com a não renovação das concessões e o fim dos investimentos.

Na linha de frente desta campanha terrorista da mídia estão renomados tucanos. O senador mineiro Aécio Neves, que tenta salvar sua cambaleante candidatura presidencial, foi o primeiro a defender as empresas contra a redução das contas de luz. Alegou que a medida rompe contratos e prejudica o “deus-mercado”. Na sequência, outros caciques do PSDB foram acionados. O deputado paulista José Anibal afirmou que a MP 579 fere o pacto federativo, prejudica os estados e gera “insegurança jurídica em vários níveis”.

A "musa das privatizações"

“Em suma, o governo federal tem se utilizado de seu poder regulatório para impor ao setor e aos Estados regras draconianas e nada republicanas, afugentando investidores e descapitalizando empresas de um setor cuja saúde financeira é vital para o desenvolvimento. Ninguém é contra reduzir as tarifas de energia. Mas a fórmula encontrada é malfeita, injusta, truculenta e, provavelmente, sem base legal”, concluiu o tucano de São Paulo, o mesmo que foi rifado por José Serra nas prévias para as eleições da capital paulista.

Outra que saiu atirando contra a proposta da presidenta Dilma foi a economista Elena Landau, a “musa das privatizações” do governo FHC. Em artigo publicado no jornal Valor, ela garantiu que a MP 579 representa “uma guinada de 360º” na política de concessões ao setor privado. “Em 2013 corremos o risco de estar de volta a 1993, a um mundo de excessivo intervencionismo estatal, insegurança jurídica e controle tarifário”, afirma a privatista. Para ela, a iniciativa do governo peca pelo “radicalismo” no conteúdo e na forma.

Como se observa, o neoliberalismo foi derrotado nas três últimas eleições presidenciais, mas permanece com muita força no país – principalmente na mídia rentista. Tudo é feito para defender as corporações e os tais “investidores estrangeiros”, como se eles estivessem preocupados com o desenvolvimento do país – e não com seus lucros astronômicos. Qualquer medida de proteção da economia nacional e de incentivo ao crescimento é visto como “intervencionismo”. Reduzir contas de luz, então, é um crime!

8 comentários:

Anônimo disse...

Alguem avise a Elena Landau que se ela der uma "guinada de 360 graus" ela vai continuar na mesma posição. Vai continuar como está. Precisa estudar mais. Mas, pra escrever no Valor serve.

Fernando Franco disse...

Guinada de 360 graus? Voltou para o mesmo lugar...

malba tahan disse...

A "falecida" Elena landau voltou?!!! Pre dizwer besteira de novo. Ela não se lembra do "apagão do FHC" e do racionamento de energia causados por sua "modernidade? Ademais a moça revoluciona a geometria - Medalha Fields pra ela: um giro de 360o traz as coisas exatamente pro mesmo lugar. Um giro de 180o leva pra direção oposta: isto nos diz muito sobre a capacidade destes quadrúpedes

Anônimo disse...

Esse é o PSDB velho de guerra.Eternamente de mãos dadas com a midia , com os ricos e com os interesses inconfessáveis.O nosso cambaleante " menino ( ? ) do Rio ",defendendo os lucros dos investidores/financiadores de suas campanhas/sonhos . E o que dizer da tentativa de retorno da Elena Landau ( tem algum sentimento pelo Brasil? ) , da Claudia Costin ( essa uma tradicional mercantilista da administração e da educação públicas ) ?
Tristes trópicos , como já foi dito. O povo que se dane e(a)pague a luz , caso queira conta mais barata.

Antonio Lyra Filho disse...

O PSDB já apresentou um projeto para 2014. ENERGIA MAIS CARA. Até que em fim apresentaram alguma coisa.

Anônimo disse...

É só comparar as empresas que "se salvaram" da PRIMEIRA fase de privatizaçoes do setor elétrico com as privatizadas.Por exemplo a CEEE comparada com a AES-SUL e RGE aqui no RS. A Estatal presta serviços de muito melhor qualidade e com tarifas(qulowatt-hora)menores.Só que isso não é publicado na midia.Aqui no RS a privada AES-SUL ja demitiu sumariamente cerca de 300 funcionarios colocando a culpa na Dilma. O pior é que na CEEE os atuais "gestores" nomeados pelo governo estsdual do pt fazem terrorismo com ameaça de corte nos direitos e demissoes contra os funcionarios usando a renovação de cocessoes e o "novo cenário" do setor elétrico como justificativa.

Anônimo disse...

É terrorismo total contra o Governo PT. A Presidente Dilma tenta abaixar as tarifas de energia, procurando incentivar o crescimento econômico do país, e aí vem a oposição reacionária na defesa dos interesses das empresas privadas procurando dar uma guinada de 36oº, ou seja, não abaixar as tarifas, continuar como está, ou, melhor ainda, dar uma guinada de 180º, ou seja, subir as tarifas, para aumentar ainda mais os lucros daquelas empresas. Já não basta a paulada do "mensalão"! Bem, esses calhordas não vão parar por aí. Vem mais pauladas. Esperem para ver.

Anônimo disse...

Bom, que eu me lembre, o PSDB não sabe como funciona e quando funciona o sistema elétrico do país, que o diga o apagão. Procurem opinar no que conhecem.