sábado, 30 de março de 2013

Dilma e a “manipulação inadmissível”

Por Altamiro Borges

A presidenta Dilma Rousseff ficou irritada com as distorções das suas palavras numa entrevista concedida na África do Sul, durante a reunião dos países dos Brics. A mídia rentista tentou vender a ideia de que o governo federal não se preocupa com o controle da inflação, o que deve ter atiçado os agiotas do cassino financeiro. Em entrevista ao Blog do Planalto, a presidenta reagiu de imediato: “Houve uma manipulação inadmissível da minha fala... O combate à inflação é um valor em si mesmo e permanente do meu governo”.

A “manipulação inadmissível” da mídia é cometida há muito tempo. Desde o final do ano passado, jornalões, revistonas e emissoras de tevê espalham o terrorismo de que a inflação está fora do controle e de que o país ruma para o caos. Os tais “analistas do mercado” – nome fictício dos porta-vozes dos rentistas – garantem que a única receita viável é o aumento das taxas de juros. E tudo é feito pela mídia rentista para defender os interesses mesquinhos dos rentistas. Danem-se o Brasil, a produção e o emprego. Dane-se a verdade!

Mesmo após o enfático desmentido da presidenta, a imprensa manipuladora não recuou um milímetro. Os “calunistas” da TV Globo se fingiram de surdos e insistiram na leitura distorcida. Já a Folha tucana alfinetou: “Embora Dilma tenha dito que o governo está atento à inflação, o mercado interpretou seu discurso como indicação de que ela seria contra a elevação de juros para conter a alta dos preços porque essa medida brecaria o crescimento... Para o mercado, a declaração prejudicou a credibilidade da autoridade monetária”.

Para estes adoradores do “deus-mercado”, o governo deve urgentemente elevar os juros, cortar os gastos sociais, arrochar os salários e estimular o desemprego. Esta receita tem sido repetida quase diariamente nas páginas dos jornais e na telinha da tevê por “calunistas” amestrados, agiotas do capital financeiro e chefões da oposição tucana. Daí a frase da presidenta Dilma ter sido distorcida, numa “manipulação inadmissível”, para criar um clima de pânico na economia. O jogo é pesado e os rentistas não vacilam nem recuam!

O pior é que o governo estimula esta “manipulação inadmissível” ao não tomar qualquer atitude diante das patifarias da mídia rentista. Ele alimenta cobras, repassando milhões em anúncios publicitários oficiais para os manipuladores; cerceia a pluralidade ao asfixiar financeiramente revistas, sítios e blogs contrários às teses neoliberais; e recusa o debate sobre a regulação democrática dos meios de comunicação. Parece até que a presidenta Dilma gosta de sofrer com tantas manipulações. Isto sim é que é inadmissível!

4 comentários:

Unknown disse...

mas é essa mídia venal golpista reacionária e "barulhenta" que ela prefere.

Djijo disse...

Ela adotou o refrão popular "falem mal mas falem de mim". Isso é gostar de apanhar.

Luis disse...

Bom, paciência, espero que ela dê o tranco no segundo mandato, enquanto aguenta essa enchição de saco do PIG.

Anônimo disse...

Qual o problema de apanhar dos mesquitas, dos marinhos, dos frias e do civita?? Ela está no coração dos brasileiros, olhem as pesquisas. Quem Bate em Dilma, bate nos brasileiros, é assim que ela, muito corretamente, pensa. Só voces dão bola para a grande imprensa. Dilma está muito certa, ignora a grande imprensa.