quarta-feira, 29 de maio de 2013

A mídia pauta a PF?

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O velho Brizola, volta e meia, saía-se com essa: tem cara de jacaré, tem couro de jacaré, tem boca de jacaré, como é que não é jacaré?

Lembrei disso agora cedo lendo a matéria de O Globo dizendo que “PF diz que tese do telemarketing perdeu força” na investigação da boataria sobre o Bolsa-Família.

Tese? Vamos reler o que as fontes do jornal disseram no dia 24 :

“Em menos de uma semana de investigação, a Polícia Federal descobriu indícios de que uma central de telemarketing com sede no Rio de Janeiro foi usada para difundir o boato de que o Bolsa Família, o principal programa social do governo federal, iria acabar”.

A matéria dizia que a transmissão do boato era feita através de mensagem de voz.

Só que agora, quando a mídia e a oposição se juntam para dizer que a causa do boato foi a liberação dos pagamentos, a versão muda.

Houve a mensagem de voz, sim, dizem as fontes da direção da PF. Mas o número era inexistente. Leiam:

“Em depoimento ao chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos da PF, Carlos Eduardo Miguel Sobral, a beneficiária teria dito que recebeu uma mensagem de voz no celular sobre o fim do programa. Mas, segundo o gabinete do diretor-geral, a partir de um rastreamento da ligação, os policiais chegaram à conclusão que o número de onde teria partido o telefonema é inexistente”.

Como assim? Como é que um número inexistente faz ligações? Um número oculto, disfarçado, trocado, sim. Mas inexistente?

E tem mais: se a afirmação de que a empresa era do Rio foi feita sem outras informações, é algo que só poderia ser concluído se, ao menos, houvesse a indicação do código 21 no número chamador.

(Detalhe: a fonte, segundo o próprio jornal, é do gabinete do Diretor Geral. Não é o “sub do sub do sub”)

Partindo do princípio de que a cobertura é honesta e que a versão é da direção da PF, será que não ocorreu aos repórteres perguntar como é que um telefone que não existe faz ligações?

Será que aquele do thriller de terror “O chamado”?

Infelizmente, às vezes a gente tem de pensar que De Gaulle tinha razão.

6 comentários:

Anônimo disse...

Quem manda é a Grobo, o que a Grobo não quer o Zé Cardozo não faz...

RLocatelli Digital disse...

Boa parte da direção da PF é ligada ao demotucanato. Dilma e Lula não mexeram nisso.

José Neto disse...

È nisso que deu privatizar as telecomunicações, onde na Europa e EUA não se vende nenhuma ação por se tratar de segurança nacional. Vide na eleição de 2010 onde Serra se utilizou de um serviço de uma operadora para enviar sms que se apagava após ser lida. O governo não deve recuar pois se o fizer estará passando recibo, e coisas piores virão, criarão tanto desgaste até provarem que Dilma e sua equipe são incompetentes. Já está tudo tramado, hoje pela manhã ouvi o asqueroso Fernando Rodrigues pela jovem pan vomitar este discurso sobre a incompetência do presidente da caixa.

Anônimo disse...

9
BOMBA-NOTÍCIA EXCLUSIVA
Cidadania Plena

NOTÍCIA EXCLUSIVA, existe um processo paralelo do mensalão no STF - SIGILOSO - que tem o número 2474 e foi iniciado em março de 2007. É ali que os principais documentos oficiais que aniquilam com a tese da AP 470 "dormitam" confortavelmente.

“MENSALÃO” - PARA CONDENAR PRECISAVA TER DINHEIRO PÚBLICO

Parte 2 (a parte 1 está no blog Megacidadaniahttp://www.megacidadania.com.br/mensalao-para-condenar-precisava-ter-r-publico/ )

PGR/MPF oculta documentos para criminalizar PT

Em março de 2006, circulou relatório preliminar da CPMI dos Correios, o qual sugeria 126 pessoas para indiciamento. O procurador geral da república, Antônio Fernando de Souza “escolheu” 40 pessoas e no dia 30 de abril/2006 protocolou denúncia no STF, instaurando-se, assim, o Inquérito de número 2245.
blog justiceira da esquerda

Anônimo disse...

Miro o artigo de hoje do blog do Euler sobre a mídia mineira e nacional está simplesmente excelente! será que poderia exibi-lo aqui no seu blog? pois está cada vez mais insuportável ser governado pela dupla aético/anastácia

Anônimo disse...

Miro o artigo de hoje do blog de Euler sobre a mídia mineira e nacional está simplesmente excelente! Será que poderia exibi-lo aqui no seu blog? pois está cada vez mais insuportável ser governado pela dupla aético/anastácia. segue o link abaixo

http://blogdoeulerconrado.blogspot.com.br/2013/05/uma-imprensa-falso-moralista-que-detona.html#comment-form