segunda-feira, 17 de junho de 2013

TV Globo leva um baita susto!



Por Altamiro Borges

As manifestações desta segunda-feira em São Paulo deram um baita susto na prepotente Rede Globo. Isto ficou explícito no próprio Jornal Nacional. Após reportagem informando que os manifestantes se dirigiam à sede da emissora no zona sul da capital paulista, gritando palavras de ordem contra o império midiático, a apresentadora Patrícia Poeta leu um editorial justificando a cobertura dos protestos sociais exibida pela emissora. Ela tentou vender a ideia de que a TV Globo não manipula as informações e cobre os fatos com total isenção. Mas os jovens não acreditam nesta balela.

Pouco antes, uma equipe da TV Globo já havia sido expulsa do local que deu início à passeata. Conforme registrou o Terra Magazine, "os manifestantes que protestam contra o aumento da tarifa do transporte no Largo da Batata, em São Paulo, expulsaram uma equipe da Rede Globo do ato que acontece desde as 17 horas. O jornalista Caco Barcellos e seus repórteres não conseguiram ficar no protesto. Os manifestantes expulsaram os profissionais com gritos de 'Fora Globo' e 'Central Globo de Mentiras'".

Caco Barcelos, um dos mais respeitados por seu trabalho jornalístico sério, até entendeu as hostilidades. "Após a confusão, o jornalista relatou à equipe do Terra que chegou a ser alvo de empurrões e pontapés. 'Faz parte do meu trabalho. O importante é que estou aqui fazendo o meu trabalho. Sei que isso é normal, do contrário eu não estaria aqui', disse. Caco Barcellos continuou acompanhando o protesto, mas toda a vez que a câmera é ligada os manifestantes gritam contra a TV Globo".

No restante do protesto, os repórteres da emissora não usaram sequer o cubo que identifica a TV Globo. A transmissão ao vivo foi feita a partir de um helicóptero. A própria cobertura ficou bastante debilitada, aquém das exibidas em outras redes - principalmente na Record. A Rede Globo, famosa por manipular importantes episódios da história brasileira - como a campanha pelas Diretas-Já - acabou perdendo mais alguns pontos nos protestos desta segunda-feira. Arnaldo Jabor, que afirmou que os jovens "não valem nem 20 centavos" e depois pediu desculpa, ficou como símbolo patético da crônica manipulação da emissora.

8 comentários:

Luiz disse...

E a liberdade de imprensa? Num post vc criticou Aécio por monopolizar a mídia local e agora acha bom a Globo ser proibida de trabalhar?

Carmen Regina Dias disse...

Gostei da matéria. Era tudo que eu desejava ler nessa noite, 00:15h,
que bom! Foram vaiados! E se bobearem, serão depredados, melhor
tomarem sua linha.

Obrigada.

XAD disse...

Mais um ponto pro movimento!! kkkkkk

Ignez disse...

A mídia oligopolizada e as Organizações Globo - verdadeiro monopólio - bateu dia após dia que o Brasil ia mal. Parece que o que a direita não conseguiu pelo voto, vai conseguir na porrada: desestabilizar um governo que fez desse país a sexta economia do mundo, creceu e incluiu 45 milhões de brasileiros, tirando-os da linha da pobreza, e atingiu um patamar de quase pleno emprego. Ao direito democrático de manifestar insatisfação por questões diversas difíceis de serem superadas, parece-me que se aliou o movimento 'cansei'. A utilização desses protestos para desgastar a imagem do governo está clara. Tudo pode desmoronar: direitos, cidadania e eleições. A Globo não é boba e sabe disso. A direita toda sabe como usar os protestos em seu benefício. O perigo ronda...Esse 'cansei' pode ser tatuado, sem querer, na pele dos cidadãos mobilizados em protestos.

Anônimo disse...


"A REVOLTA" MOSTRA UMA DAS SUAS FACES! A maioria dos "protestantes militantes" não sabe nem pelo que estão protestando! É o conhecido 'espírito de manada'! O que não deixa de ser um risco iminente à nossa subdemocracia de bananas! ENTENDA

... A famigerada, nefasta, oligárquica e golpista/terrorista/antinacionalista 'GloboNews' apresentou em uma matéria o depoimento de uma jovem, loura, olhos claros, cabelo escovado em algum salão de grife em SP, "sorriso com aparelho ortodôntico pensando que ainda é status" [risos], abre aspas: "Eu também não uso transporte coletivo! Mas, estou aqui - junto com as minhas amigas - para protestar: é muito caro o preço do transporte coletivo!"
[- E por que a mocinha não falou também da precariedade do sistema público de transportes em Pindorama?!
- Sei lá! Talvez porque essa parte do depoimento talvez não constasse do, digamos, 'script', ensaiado!..
- Ah! Essa "elite cansada e cheirosa" me causa frouxos de risos! Parodiando e lembrando um *(hilário) personagem do saudoso e excelente ator, o Paulo Gracindo!
*o primo rico - que contrastava com o primo pobre!]

... E "vamo" protestar!... Abaixo o futebol no país do futebol (sic)... Abaixo a Rede Globo... Abaixo a condição de banqueiro bandido e condenado poder bater papo com certos ministros do **"supremoTF" (idem sic)... Abaixo o atual prevaricador da nação... Abaixo a Editora da MARGINAL Tietê!... ABAIXO ao salário nababesco do Neymar & demais bolas murchas: por um país cujo futebol seja "tocado" exclusivamente por atletas amadores; queremos mesmo é saúde, educação e segurança públicas de qualidade! Ou seja, e definitivamente, nós queremos pão e dispensamos o circo!...
**"supremoTF": aspas monstruosas e letras submicroscópicas! À exceção dos ínclitos, catedráticos e impávidos juristas Ricardo Lewndovski, Teori Zavascki e Luis Roberto Barroso! "Intonce": abaixo "o restante(!) do supremoTF"!...

República de 'Nois' Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Dora disse...

Os mesmos que criticaram o uso de máscaras por alguns manifestantes retiraram os logos? Pimenta no olho dos outros é refresco!

Carlos Alberto disse...

A Globo ainda vai ter o que merece!

Físico Leonardo Curvello de Castro disse...

Ao se passar por uma porta desconhecida não à deixe trancada, porque simplesmente desconhecemos o que pode estar por vir. As Organizações Globo assim como esta página que escrevo tem responsabilidades Políticas. As Organizações Globo sempre tiveram intenções em estar em todos os lugares. Na Educação, Política, Ciências,... Me perdoe a crítica: Uma verdadeira indústria da informação com pouca formação que subjuga a todos."Porque o Sr. não quer assinar o Jornal O GLOBO?" Como se tudo tivesse um porquê a ser descoberto. Por outro lado esse povo maravilhoso se deixa levar pela fantasia do fantástico, da arrogância e deboche de entrevistadores do Domingão. Quando falo que não assistimos tanta televisão em minha casa muitos me acham estranho. Um jovem ou um idoso pode ler uma crítica e se identificar com os argumentos. Podemos discordar e defendermos com contra-argumentos. É uma pena que não se faz aqui o uso do Método Científico de Galileu. Bate-boca não é Ciência Política. Se faz necessário o estudo profundo em todas as áreas. Um jornalista bem preparado não é um simples comentarista. Ele tem o dever de falar com seu superior sobre as superficialidades dos comentários. A imparcialidade das informações das Organizações Globo nunca foram aceitas como muito imparcial pelo Brasileiro, mas as Organizações Globo acreditaram nisso. Seria uma boa oportunidade para ponderarmos sobre as nossas responsabilidades neste momento.