quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Resposta ao censor Aécio Neves

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Rodrigo Penna

Esperei alguns dias para agradecer a todas as manifestações de solidariedade que não só eu, mas os 66 tuiteiros processados por Aécio têm recebido. Pelas redes e ao vivo. Para minha maior alegria e felicidade, o Twitter também se manifestou no processo. De forma bastante veemente, até, pela liberdade de expressão por que tanto lutamos. Inclusive recentemente, com a aprovação do Marco Civil.

Diz o Twitter através de seus advogados.

A “denúncia” não vicejou na Justiça, e ainda rendeu “bronca” do Twitter ao candidato a presidente: "Com a devida vênia, são meras elucubrações do autor, absolutamente desprovidas de qualquer indício de veracidade”, pontuou comunicado da empresa, em resposta a pedido do próprio juiz acionado por Aécio, que negou pedido de sigilo sobre a ação e determinou que provas concretas de irregularidade fossem apresentadas de acordo com os perfis dos militantes virtuais.

“Quanto à conduta de usuários cuja ilicitude em nenhum momento restou demonstrada, não podem servir de fundamento para a eventual quebra do seu sigilo de dados. Admitir esse tipo de medida corresponde a transformar o Poder Judiciário em instrumento de perseguição de cidadãos, dando margem ao surgimento de um Estado policialesco, que desconsidera as garantias fundamentais dos cidadãos de forma injustificável. (...) No mérito, requer o Twitter Brasil que seja julgada improcedente a demanda, com a condenação do Autor ao pagamento das custas, despesas processuais e honorários advocatícios", concluiu o Twitter.”

O que Aécio alega? Quanto aos robôs pagos, dado o ridículo, sequer merece comentário. Como um processo é grande e chato para muitos lerem, a Folha ajuda. Observem, um por um, os assuntos que o incomodam a ponto de chamar pessoas de “robôs pagos e detratores”.

“Apropriação de recursos da Saúde”. Aécio não precisaria ler além da manchete para ver que isto está publicado na rede. “TJMG confirma: Aécio Neves é réu e será julgado por desvio de R$4,3 bilhões da saúde”. Ninguém está dizendo que ele botou estes bilhões no bolso. O processo foi movimentado recentemente.

A já famosa “agressão à namorada”. Ora bolas... Aécio deveria processar Juca Kfouri, pois foi ele quem divulgou. Na Folha, inclusive. Processe os dois. Aécio “deu um empurrão e um tapa em sua acompanhante no domingo passado, numa festa da Calvin Klein, no Hotel Fasano, no Rio.”

Em relação ao uso de drogas, nós apenas dizemos que as pessoas gritam, a plenos pulmões, no centro de BH. Gritam no Mineirão. Insinuam no Estadão. Sugerem que se faça testes de cocaína.

Do transporte de drogas, duvido que alguém disse que Aécio as esteja transportando. Mas há inúmeras fotos na rede de Aécio com os Perrella. Cujo helicóptero foi sim apreendido com meia tonelada de pasta base de cocaína. Bem como já se apurou que o helicóptero pousou próximo ao Aecioporto de Cláudio. E que seu primo Quedoesteve envolvido com traficantes.

Deixei por último a “evasão de divisas”. Tal fato também foi amplamente repercutido nas redes. Tanto que mereceu desmentido por parte da ex-esposa de Aécio. O texto não é uma invenção. Foi publicado no Novo Jornal. Agora fora do ar, mas encontrado facilmente na rede. Segundo quem o publicou, obtido do serviço reservado da própria PM mineira. Seu jornalista, Carone, curiosamente, se encontra preso. Enquanto os traficantes que transportavam meia tonelada de cocaína no helicóptero de políticos amigos de Aécio, estes estão soltos. Carone foi preso, coincidentemente, quando se preparava para lançar um livro com denúncias graves contra Aécio e o PSDB.

Carone mantinha um dos poucos veículos de comunicação que eram claramente de oposição a Aécio, em Minas. E continua “preso preventivamente há mais de seis meses por tentar violar a censura aecista ao publicar em seu jornal online denúncias contra o tucano.”

Por isto proponho que esta mesma solidariedade demonstrada a nós, os agora “famosos” #SomosTodos66 seja transformada em algo mais marcante. Para aqueles que acreditam, e não só da boca para fora, mas que lutam pela Liberdade de Expressão. Os fatos mostram que ainda não a alcançamos.

Uma campanha para tirar Carone desta prisão totalmente absurda e covarde. Se ele cometeu crimes de calúnia e injúria, que responda ao processo em liberdade. Qual moral o sistema judiciário, que solta traficante de meia tonelada de cocaína, espera ter se mantém um jornalista em prisão “preventiva” há mais de 6 meses? Não tem o menor cabimento.

Que esta solidariedade então, até a revolta que se viu nas redes, encampe esta causa mais do que justa. E que afeta a todos nós. Deixamos os sinais da censurapassarem despercebidos. Mas eles estão aí, há meses, sempre.

Agradeço se solidarizarem com 66 pessoas livres e gozando de plena saúde. Porém cabe solidariedade maior com um infartado, combativo, que está sofrendo muito mais do que nós.

#CaroneLivre

Chega de censura no Brasil.

2 comentários:

Voidacarol disse...

No debate de ontem, em Aparecida, a Luciana Genro enumerou uma série de escândalos do PSDB - inclusive o mensalão mineiro - e pediu ao Aécio para não vir atacando a presidenta com acusações de corrupção, ele que pessoalmente deve responder pelo aeroporto construído com verba pública numa fazenda e cuja chave foi entregue a seu tio. Mas ela nem teve tempo de mencionar os surtos de censura ditatorial que ele executa em Minas. Agora os 66 relembram a vergonhosa prisão do jornalista (este que a grande imprensa esquece de mencionar).

Maria Moreira disse...

Para tudo não acabar simplesmente como se não houvesse começado , que tal sustentarmos uma corrente em favor da liberdade do Marco aurelio Carone.?