sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Fórum-21: Ideias para o avanço social

Do site Carta Maior:

O resultado das urnas em 2014 não arrefeceu a disputa política no país; ao contrário, intensificou a mobilização de setores conservadores empenhados em colocar as forças progressistas, democráticas e populares na defensiva.

A disposição da direita em promover o acirramento da luta ideológica e política convoca as forças da esquerda à mobilização para o debate e ação. É preciso disputar hegemonia ideológica na sociedade. Para tanto, será imprescindível elevarmos o nível de politização de uma sociedade que reivindica mais participação, mas carece até de canais públicos de diálogo e reflexão.

Cabe às forças progressistas começar pelo que é mais evidente: romper os limites do diálogo no seu próprio campo. A articulação para a troca de idéias daqueles que defendem a justiça social e a soberania popular é essencial à arregimentação de forças mais amplas para os embates que virão.

No que concordamos? Em que divergimos? Como podemos incidir no debate ideológico e nas decisões que vão condicionar o futuro da sociedade, da economia e do governo nos próximos anos? Como traduzir esses desafios em um diálogo organizado com a sociedade ?

É para enfrentar esse e outros desafios que propomos a criação de um Fórum21: Ideias para o Avanço Social, que impulsione um debate aberto envolvendo dirigentes políticos, intelectuais, líderes de movimentos sociais, acadêmicos e líderes de entidades da sociedade civil.

Os temas que selecionamos, inicialmente, para este debate são os seguintes: Participação Social e Democracia; reforma política; democratização da mídia: verbas de publicidade, concessões e livre circulação da opinião; justiça social e desenvolvimento econômico; financiamento do Estado: dívida pública e imposto sobre as grandes fortunas; democratização do espaço público nas grandes regiões metropolitanas, as reformas necessárias; participação direta da sociedade na produção de políticas públicas.

Assim, convidamos militantes de movimentos sociais, sindicatos, simpatizantes, partidos, intelectuais, mulheres e homens de esquerda a participar de sua reunião de lançamento na próxima segunda-feira, 15 de dezembro, de 14 às 20 h, no Sindicato dos Engenheiros, na Rua Genebra, n 25.

Nesse dia, nos reuniremos para debater questões centrais de nossa conjuntura, através de um Seminário composto por três mesas:

1)– Participação Social e Democracia – Das 14 às 15 hs, com 45 minutos de exposição, divididos entre os participantes da mesa, com 15 minutos para cada um e 15 minutos para participação do público. Nomes indicados: Douglas Belchior, Natália Szermeta e Capilé.

2)– Democratizar os meios de Comunicação – Das 15;15 hs às 16:15 hs, com 45 minutos de exposição, divididos entre os participantes da mesa, com 15 minutos para cada um e 15 minutos para participação do público. Nomes indicados: Bia Barbosa, Venicio Lima e João Feres Junior.

3)- Justiça Social e Desenvolvimento Econômico – Das 16:30 às 17: 30 hs, com 45 minutos de exposição, divididos entre os participantes da mesa, com 15 minutos para cada um e 15 min utos para participação do público presente. Nomes indicados: Rosa Maria Marques, Leda Paulani, Luiz Gonzaga Belluzzo e Pedro Paulo Zahluth Bastos.

A partir das 18h até às 20h, passaremos a debater e elaborar a Carta de Princípios do Fórum21: Ideias para o Avanço Social.

Contamos com sua presença no início dessa imperativa jornada.

1 comentários:

Gustavo Acioli disse...

É necessário trazer este fórum ao Nordeste: Recife, Salvador, para que os/as cidadãos/ãs destas partes do Brasil darem sua contribuição.