quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

CPI da Petrobras convocará FHC?

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

A bancada do PT protocolou nesta quinta-feira (26) o pedido para ampliar as investigações da CPI da Petrobras criada na Câmara Federal. A partir da “delação premiada” do ex-diretor da estatal, Pedro Barusco, de que o milionário esquema de propinas teve início em 1997, os petistas avaliam que é indispensável analisar as origens da corrupção na Petrobras. Durante o reinado privatista de FHC, várias medidas suspeitas foram tomadas na empresa – inclusive a que anulou os processos de licitação pública. Na época, até jornalistas da direita tupiniquim, como o falecido Paulo Francis, denunciaram que a Petrobras havia virado um antro de maracutaias, enriquecendo diretores da estatal e executivos das empreiteiras.

Como se tornou hábito na gestão do PSDB, as denúncias foram arquivadas. No reinado tucano, a Polícia Federal não investigava – já que estava aparelhada por delegados ligados à legenda; o Ministério Público Federal quase não existia; e o procurador-geral da República ganhou o irônico apelido de “engavetador-geral”. Por sua vez, a mídia chapa-branca – regada com milhões da publicidade oficial, com vários subsídios e isenções e com outras regalias – blindava o ex-presidente FHC. Por razões políticas, ideológicas e comerciais, ele era tratado como santo, como o homem da “modernidade neoliberal”. Até o chefão do Grupo Folha confessou recentemente que a mídia foi “muito cordial” com o “príncipe da Sorbonne”.

Diante deste histórico, nada mais justo de que a CPI da Petrobras – novamente criada com o objetivo político de desgastar o governo Dilma e com o intento entreguista de destruir a principal estatal do Brasil – ampliar o período de apuração sobre a corrupção na empresa. Caso não ocorram novamente os lamentáveis acordos pragmáticos de bastidores, o certo inclusive seria convocar o ex-presidente FHC para prestar esclarecimentos. Isto serviria, ao menos, para inibir as bravatas do grão-tucano, que adora posar de vestal da ética. A CPI poderia ajudar, inclusive, a desvendar como se deu o criminoso processo da “privataria tucana” – quem ganhou fortunas e remeteu para o exterior a grana do povo brasileiro!

Além de solicitar a ampliação do alcance da CPI da Petrobras, o PT também protocolou nesta segunda-feira (23) representações às corregedorias do Ministério Público Federal e da Polícia Federal questionando a linha de investigação da Operação Lava Jato. Segundo a sigla, a apuração das denúncias de corrupção tem sido conduzida de forma partidarizada. “A necessidade de apuração sobre a eventual ocorrência de direcionamento político torna-se necessária, pois a utilização política da investigação representa em verdade uma grave violação à democracia”, afirma o texto da representação. Os advogados da legenda criticam os “vazamentos seletivos” e os métodos truculentos para obter as “delações premiadas”.

*****

Leia também:







4 comentários:

CAMO disse...

Lembremos que o ápice dos depostos no HSBC foi em.........

Anônimo disse...

Ainda bem.Tem que cobrar mesmo e ir até o fundo do poço nas inves-
tigações.

Anônimo disse...


• .
• - AEROPORTO NA FAZENDA DE FHC
http://www.istoe.com.br/reportagens/33102_PORTEIRA+ABERTA
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2009/03/camargo-correa-fez-aeroporto-de.html
.
• - A FAZENDA QUE FHC E SERJÃO “COMPRARAM” AO PREÇO DE FUSQUINHA COM 5 ANOS DE USO.
http://www.marica.com.br/politica/histfazquatexercito.htm
.
• - O OUTRO APARTAMENTO DE FHC EM HIGIENÓPOLIS
http://www.jornalggn.com.br/blog/banqueiro-do-propinoduto-paulista-vendeu-apartamento-a-fhc
http://www.conversaafiada.com.br/economia/2013/08/26/bomba-banqueiro-do-trensalao-vendeu-ape-a-fhc/
.
• - O OUTRO APARTAMENTO DE FHC EM PARIS
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1712200220.htm
http://todeolhomalandragem.blogspot.com.br/2012/12/fhc-e-apartamento-de-luxo-em-paris-e-se.html
.

Anônimo disse...


A origem do tiro nas patas dos Tucanos!

#################

Com uma cédula de dois reais à mão, o ex-presidente foi fotografado pelo senador Cássio Cunha Lima fazendo referência ao Plano Real e ironizando: “Foi FHC”. A letra no cartaz, a propósito, é de Aécio Neves.

Por Lauro Jardim