quarta-feira, 18 de março de 2015

Esquerda, volver. Quem dera!

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Não é que já tem gente do campo da esquerda democrática dourando a pílula das manifestação do último domingo? Na minha visão, é um grave equívoco dizer que os atos reuniram gente de todas as classes. Isso não é verdade. Conta-se nos dedos o número de pobres nestas marchas fascistas, integradas na sua quase totalidade pelas classes média e alta. Também em nada contribui para a leitura correta do dia 15 acreditar que aquelas pessoas estavam ali para protestar contra a corrupção, conforme a pesquisa do Datafolha detectou. A corrupção está para a mobilização de domingo assim como o passe livre esteve para 2013,ou seja, é um mero pretexto. Puro embuste.

Se fossem militantes sinceros da causa anticorrupção, estariam defendendo a reforma política e o fim do financiamento privado. Parte expressiva dos que estiveram na Avenida Paulista berra contra a corrupção, mas dá propina para a PM, quando flagrada em infração de trânsito, e não hesita em sonegar impostos. Dispensemos, por favor, bobagens do tipo "uma minoria pediu intervenção militar", ou "alguns usam palavrões em seus cartazes e gritos de guerra contra a presidenta Dilma, Lula e o PT ", ou ainda "um número pequeno de extremistas pregou o assassinato da presidenta e de Lula e deram demonstrações de intolerância e violência." Chega de tergiversações: minoria é uma ova.

Confesso que não esperava viver para ver tantos brasileiros abastados abraçarem sem cerimônia a teses mais antidemocráticas, intolerantes, preconceituosas, violentas e fascistas. O que assistimos é um movimento de massas da direita como não se via no Brasil desde 1964, quando a expressão máxima da mobilização dos reacionários foi a marcha com Deus pela Família. As pessoas que estão nas ruas destilam o ódio disseminado pela mídia e não têm quaisquer compromissos com a ordem democrática. Não respeitam o resultado das eleições e se lixam para a soberania popular. É gente com claro déficit de conhecimento da história do Brasil. Analfabetos políticos e ignorantes, merecem como diz um amigo, uma surra de livro, isto sim.

Eles são brancos e nunca passaram privações. São portanto, minoritários, na sociedade brasileira. Mas dão a impressão de que são gigantescos, uma vez que estão mobilizados e com a faca entre os dentes. Sem falar no apoio incondicional e decidido do monopólio midiático. Enquanto isso, a maioria da população ( pobres e classe média baixa) se divide entre os que estão perplexos, os que foram contaminados pela febre golpista dos conservadores, os que se dizem decepcionados com Dilma e desanimados e os que ainda topam defender suas conquistas nos últimos 12 anos.

Em vez de enxugar gelo com platitudes como "acatamos com humildade o recado das ruas" ou "isso faz parte da democracia", o governo deve correr para se repactuar com sua base social, sinalizando com medidas concretas. O nosso governo deve ser o único no mundo em todos os tempos que insiste em afrontar quem tem coragem de ir para as ruas em sua defesa, como a CUT, o MST e a UNE. E isso num momento de crise de extrema gravidade. De domingo para cá, parece inacreditável, mas uma das poucas respostas que o governo deu às manifestações foi dobrar a aposta na aprovação do ajuste fiscal pelo Congresso Nacional. Justamente o ajuste abominado pelos seus aliados.

Sinalização concreta para o povo significa dar uma guinada à esquerda, com algumas medidas objetivas :

1) Acatar as sugestões de mudanças feitas pelas centrais sindicais nas MPs 664 e 665, que dificultam o acesso a direitos previdenciários. Se preciso, retirar as MPs.

2) Mudar o ministério, mandando embora o Levy e a Kátia Abreu, e levando para o coração da articulação política palaciana o Jaques Vagner, por exemplo.

3) Falar todos os dias em reforma política, explicando para a população porque o financiamento privado das campanhas está por trás de quase todos os esquemas de corrupção.

4) Discutir com a sociedade e, finalmente, mandar para o Congresso um projeto de regulação econômica da mídia.

5) Incluir entre as prioridades do governo uma luta de apelo popular, tipo a implantação gradual da tarifa zero dos transportes em todos os municípios. É um assunto que cabe ao Executivo municipal ? É evidente, mas o governo federal pode desempenhar um importante papel indutor nessa questão.

Alimento poucas esperanças, porém, de que o governo tenha coragem política para operar essa mudança de rota. Vamos torcer e pressionar. Mas está feia a coisa.

5 comentários:

Haroldo Cantanhede disse...

A passeata Le Creuset de domingo teve gente de todas as classes? Talvez. Todos telespectadores da rede bobo, devoradores das "notícias" fabricadas em Langley e repetidas pelos papagaios neo-colonizados daqui, a saber, a mídia vendida e golpista; isso foi balão de ensaio, no exercício estatístico-sociológico dos norte-americanos, que, é claro, preferem invadir assim (é menos caro); teve até gente fantasiada de Tio Sam! Tem que ser muito ingênuo para acreditar que a saudação integralista/fascista de alguns é "normal". A manifestação tirou da toca muitas serpentes e trouxe para as ruas, a reboque, toda a massa de telespectadores e consumidores do esgoto midiático que nos assola, gente ingênua, que acha que peito de fora resolve a corrupção sistêmica; e do helipóptero, pousando em aeroportos e hotéis escondidos por aí, não falaremos, certo??? E tampouco da incrível constatação, na "manifestação" em Salvador, de que não há negros naquela cidade !! Esse pessoal gosta mesmo é de novela.

Wagner Ortiz disse...

É, Miro, tá difícil, realmente. Desanimador. Mas continuo lutando, postando, dando a cara a tapa nas ruas e nas redes sociais. Tenho apanhado de minha filha, de meus cunhados, de muita gente...
Enquanto houver vida, lutaremos, mas, por favor, Dilma, nos ajude a te ajudar!!!

Gilson Raslan disse...

Se o que vi e ouvi na marcha do dia 15 for coisa de regime democrático, já não sei o que democracia.Muitos manifestantes pediam a volta dos militares ao poder; outros tantos pregavam a extinção de partidos políticos, o fechamento do parlamento e do STF; outros mais pediam a morte de Dilma e de petistas. Estarrecedora foi a declaração daquele ex-agente do DOPS: "se eu tivesse uma metralhadora, teria matado muita gente".A democracia é tão permissiva ao ponto de tolerar movimentos contra ela?
Não, dona Dilma, a senhora está errada. Manifestação pacífica é própria da democracia, sim, mas dentro dos limites legais. Não se pode tolerar movimentos como estes em nome da democracia, porque atenta contra ela.Ser democrata, dona Dilma, não é tolerar a desordem, a balbúrdia, a pregação ao ódio ideológico...Ser democrata, dona Dilma, é manter a ordem social, a paz entre contrários, estancar a pregação ao ódio. E nisto a senhora foi omissa com seu pronunciamento para agradar os baderneiros, foi tolerante e quase conivente com eles, aceitando um movimento que atenta contra o regime democrático.
 Esse desabafo, Presidenta, é de quem votou na senhora, e que sempre apoiou seu governo.

Alcides Liborio disse...

A "passeiada" do dia 15/03 foi para o movimento "Direita Já!".

Anônimo disse...

direta já!