segunda-feira, 18 de maio de 2015

O servidor “privado” de Ronaldo Caiado

Por Altamiro Borges

O demo Ronaldo Caiado, sempre tão estridente na sua fantasia de vestal da ética, está quieto. Nesta segunda-feira (18), a Folha revelou que uma servidora pública, registrada no gabinete do líder do DEM no Senado, trabalha em seu escritório particular em Goiás. Ela presta serviços na sede de uma das fazendas do famoso latifundiário, fundador da nefasta União Democrática Ruralista (UDR). Diante da grave denúncia, o demo optou pela cautela – talvez torcendo para que a mídia ruralista logo abafe o escândalo. Nos últimos meses, Ronaldo Caiado fez questão de participar – vestindo a sua camiseta preconceituosa com quatro dedos – das marchas golpistas contra Dilma. Agora, ele é quem está na berlinda!

Segundo a reportagem de Rubens Valente – autor do imperdível livro “Operação Banqueiro” –, a servidora Meiry Rosa de Oliveira, nomeada pelo demo, opera numa casa localizada na Rua 26, em Goiânia. “O escritório político informado por Caiado à direção do Senado, porém, fica em outro endereço. Pela regra da Casa, assessores dos senadores nos Estados devem trabalhar nos escritórios indicados previamente pelos congressistas. O prédio em que Meiry atua é o escritório de apoio às fazendas de Ronaldo Caiado, também frequentado por seu irmão, Rondon, que, segundo a assessoria do senador, auxilia na administração das propriedades rurais da família. Caiado declara ter sete fazendas no interior de Goiás”.

Ainda de acordo com a matéria, a própria servidora confirmou que o local é usado para cuidar dos negócios privados do líder do DEM: “Escritório financeiro dele, no geral... Cuida de todas as finanças, de todos os pagamentos dele”. Procurado pelo jornalista, o incorruptível demo até tentou disfarçar o suspeito apadrinhamento. Ele garantiu que o escritório das fazendas não é o local fixo de trabalho da servidora pública. “Então, esse assunto, onde ela fica, é uma coisa muito relativa. Ela despacha comigo na minha casa, despacha comigo no escritório político, despacha comigo no escritório [em] que você viu meu irmão. Agora, falar que ela é fixa naquele local, isso não procede”, reagiu irritadiço.

Apesar do esperneio, a revelação do repórter Rubens Valente pode complicar a vida do demo. Além de Meiry Oliveira, outros noves assessores também trabalhariam em situação irregular. Em 2009, após uma série de denúncias sobre o uso irregular dos escritórios nos Estados, a mesa do Senado disciplinou a matéria. Ela estabeleceu que os senadores podem montar “escritórios de apoio” em suas bases eleitorais, mas fixou que os endereços devem ser comunicados por escrito. “O ato não prevê punições, no entanto deve ser obedecido por todos os gabinetes. Em caso de descumprimento, o Ministério Público pode ajuizar ações de improbidade e buscar ressarcimento aos cofres públicos”, relata a matéria da Folha.

É certo que o ruralista Ronaldo Caiado conta com a cumplicidade dos poderosos. Em março, o ex-senador Demóstenes Torres – o “mosqueteiro da ética” da Veja cassado devido às íntimas ligações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira – fez duras denúncias contra seu ex-colega do DEM de Goiás. Entre outros petardos, afirmou que Ronaldo Caiado “rouba, mente e trai” e garantiu que as suas campanhas foram financiadas pelo mafioso. A mídia privada, que adora promover a escandalização da política e ama bajular os falsos moralistas, simplesmente sumiu com as denúncias. Nada de manchetes ou reportagens bombásticas. O Judiciário também fez um silêncio ensurdecedor. E no Congresso Nacional, nenhum parlamentar tratou da explosiva denúncia. Será que a reportagem de Rubens Valente terá o mesmo fim frustrante. A conferir!

*****

Leia também:





1 comentários:

marcio ramos disse...

.. este Caidado alem de ser corrupto e a favor do trabalho escravo, do desmatamento e da eliminação da população indigena, se houvesse justiça ja estaria preso e isolado do convivio dos seres vivos...