quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Pato de Tróia da Fiesp começa a atacar

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

A Fiesp, que bancou o pato inflável gigante (o Pato de Troia) na Paulista, decidiu apoiar o impeachment, com argumentos puramente golpistas. Nem menciona crime de responsabilidade nem nada. Menciona a queda no PIB, que também é culpa dos empresários, e o declínio da confiança no governo, um índice subjetivo.

O presidente da entidade, em mensagem publicada em seu Facebook, mergulha de cabeça no golpe.



Enquanto isso, o número de instituições contra o impeachment cresce exponencialmente. A Faculdade de Direito do Recife organizou ontem uma manifestação contra o golpe e em favor da democracia.

Hoje a Polícia Federal amanheceu fazendo busca e apreensão nas residências de Eduardo Cunha em Brasília e Rio de Janeiro, e está agora na própria Diretoria da Câmara Federal.

A polícia também cumpriu mandado de busca e apreensão nos endereços do deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE) e dos ministros, Celso Pansera (PMDB-RJ), de Ciência e Tecnologia, e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), do Turismo. Outro mandado foi cumprido na sede do PMDB em Alagoas.

Os senadores Edison Lobão (PMDB-MA), ex-ministro de Minas e Energia, e Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) também são alvos da operação desta terça.

A crise política entrou numa fase especialmente frenética.

A Globo, naturalmente, tenta reverter qualquer coisa em favor do golpe, repetindo clichês como "investigação se aproxima do coração do governo".

Mas a verdade é que, com uma guerra declarada dentro do PMDB, com um lado querendo golpe, outro não, a questão é saber para qual lado penderá a balança, após as investigações da PF.

Ou saber se a PF se articulou de alguma maneira para interferir no jogo político.

O ministro Pansera (PMDB), quando entrou, foi chamado de aliado e "pau mandado de Cunha".



O presidente do PMDB de Alagoas, Renan Calheiros, também presidente do Senado, por sua vez, é contra o golpe.

O senador Henrique Alves, também do PMDB, não sei qual sua oposição, mas o Senado tem sido um bastião contra o golpe.

Eu não seria muito otimista neste momento, porque qualquer operação sensacionalista é, sobretudo quando seus objetivos políticos não estão muito claros, sujeita ao controle narrativo da mídia.

Mas tudo pode acontecer nas próximas horas, dias ou semanas. Até mesmo uma épica derrota do golpismo.

Cunha está acabado e agora começa a arrastar seus aliados para o fundo do abismo: e isso é ruim para o golpe, que dependia da falta de escrúpulos de Cunha para burlar regimentos e aprovar o impeachment a qualquer custo.

Entretanto, a turma do golpismo já deu sinal verde para derrubada de Cunha porque o vê como fósforo riscado. Ele já deu sua contribuição para o golpe, e agora está atrapalhando.

Outros analistas apostam na volta de Picciani à liderança da Câmara, o que seria uma derrota do golpe.

Em outra frente, a coluna da Monica Bergamo, na Folha, traz uma matéria perigosa:

*****

TCU pode inocentar Dilma de responsabilidade por pedaladas fiscais

15/12/2015 02h00

O TCU (Tribunal de Contas da União) pode inocentar a presidente Dilma Rousseff de responsabilidade direta pelas pedaladas fiscais.

ASSINATURA

De acordo com integrantes do TCU familiarizados com as investigações, o órgão pode estabelecer punições para o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e para o ex-secretário do Tesouro Arno Augustin. Eles teriam tomado as decisões sobre cada uma das pedaladas. As punições variam de multa a proibição de exercer cargos públicos.

DE LONGE
Traduzindo para linguagem familiar, os mesmos integrantes comparam a situação de Dilma à da dona de casa que dá dinheiro para que sua empregada faça compras e pague outras contas. Ela não seria obrigada a saber de cada detalhe da administração dos recursos, sob responsabilidade direta da funcionária.

OUTRA COISA
"É preciso diferenciar: o tribunal rejeitou as contas do governo da presidente Dilma, mas não estabeleceu ainda a responsabilidade direta pelas manobras fiscais", afirma funcionário do TCU.

*****

Essa matéria pode ser uma tremenda armadilha. Por que o entendimento da grande maioria dos juristas é que as pedaladas fiscais não constituem crime de responsabilidade, ou seja, mesmo que Dilma fosse a culpada, isso não seria razão para impeachment, até porque, se fosse o caso, todos os governadores e prefeitos teriam de ser impedidos. Sem contar que todos os presidentes anteriores também pedalaram. E os estudos divulgados até agora provam que o governo não perdeu dinheiro com as pedaladas.

A armadilha seria a seguinte: o TCU acena com a possibilidade de isentar Dilma de responsabilidade pelas pedaladas, faz o governo e a sociedade baixarem as armas, e aí aplica uma facada pelas costas, não isentando a presidenta.

Enfim, o jogo se embaralhou.

Uma coisa é certa. O golpismo conta hoje com uma assessoria de inteligência bastante sofisticada: seus movimentos são complexos, simultâneos, traiçoeiros, diversionistas, sempre fazendo um jogo duplo.

O governo, até o momento, não demonstrou um contra-ataque político à altura deste desafio.

A democracia cada vez mais depende da mobilização social, num momento ruim da economia, e com a presidenta com baixa aprovação popular.

Amanhã teremos manifestações antigolpe em todo país, as quais, mais que nunca, serão essenciais para a manutenção da democracia.

Atualização: A PF também foi à casa de Nelson Bornier, prefeito de Nova Iguaçu, aliadíssimo de Cunha e, portanto, agente do golpe. Bem, talvez o jogo esteja virando contra a ala golpista do PMDB... A ver.

0 comentários: